#listadefilmes – filmes com comida – milésimo post do site

No início de novembro foi ao ar a milésima postagem do site. Publicada em 13 de abril de 2008 a postagem numero 1 era uma pequena lista que resumia bem duas coisas que eu gosto muito: cinema e comida.

Resolvi, como uma comemoraçãozinha, requentar a lista, dando uma pequena sinopse de cada um e adicionando mais alguns que vieram depois…

É fácil assistir alguns filmes e ficar com a boca cheia d’água. Estes citados aqui embaixo, em sua maioria são deliciosos (em vários sentidos) e dão muita vontade de comer várias das iguarias mostradas na tela…

Estômagoestomago_2

O foco central de Estômago não é a comida, mas a saga de Nonato, da prisão a uma cozinha de bar. ou vice-versa. Cru, divertido, triste, real e intenso, o filme em momento nenhum parece falso ou artificial. Com tons mais pesados às vezes é mais um belo exemplar da relação entre cinema e gastronomia, tão bem representada.

A Festa de BabeteBabete4

Um filme dinamarquês que conta a história de uma estranha que chega a um pequeno vilarejo da Dinamarca fugindo da repressão francesa. Após morar anos ali na casa de duas solteironas filhas do pastor, ela descobre que ganhou uma fortuna e decide preparar um jantar para todos em homenagem ao centenário do pastor. Vendedor do Oscar de melhor filme estrangeiro.

Chocolatechocolate

A história de uma mulher que chega com a filha a uma pequena cidade e luta para se adaptar enquanto abre uma chocolateria e se envolve romanticamente com um cigano. Indicado a 5 Oscars, incluindo melhor filme e atriz (Juliette Binoche).

O cozinheiro, o ladrão, a mulher e o amantecozinheiro

A história se passa em um restaurante, onde a mulher do dono do restaurante e seu amante se entregam aos prazeres do sexo, paralelamente ao que todos entregam-se aos prazeres do paladar. Por fim, a mulher vinga-se do marido dono do restaurante (o ladrão) fazendo o cozinheiro preparar um banquete com o corpo do seu amante, morto a mando do ladrão.

Delicatessendelicatessen

Uma comédia de humor negro que retrata um futuro onde a comida é tão escassa que acaba sendo usada como moeda de troca. O enredo do filme concentra-se em um prédio em que o proprietário assassina seus inquilinos para que possa vender sua carne e garantir sua sobrevivência.

Tomates Verdes Fritostomatesjovens

Um filme delicado e sentimental que fala da forte amizade entre duas mulheres na década de 20, contado pelo perspectiva de uma senhora idosa residente em um asilo. Recebeu duas indicações ao Oscar.

O ultimo jantarúltimo jantar

Outro exemplar de humor negro, O Último Jantar conta a história de um grupo de amigos que convida estranhos para jantar e durante a refeição decidem se a pessoa deve viver ou morrer.

Como água para chocolatecomoagua

Tita nasceu na cozinha da casa da família, quando sua mãe estava cortando cebolas. Logo em seguida, seu pai morreu de um ataque cardíacoao ter sua paternidade questionada. Por essa razão, Tita tornou-se vítima de uma tradição local, que dizia que a filha mais nova não poderia casar para cuidar da mãe até a sua morte. Ao crescer, Tita se apaixona por Pedro Muzquiz, que corresponde e quer casar com ela, mas a mãe da moça proíbe o casamento, e sugere que ele se case com Rosaura, a irmã dois anos mais velha de Tita. O rapaz aceita, para se manter perto de Tita.

Banquete de Casamentobanquetre

A história de um jovem americano gay que se dispõe a casar com uma chinesa para agradar os pais e poder dar a ela um green card. Primeira incursão do diretor Ang Lee pelo universo gay, que visitaria anos depois no premiado Brokeback Mountain.

A fantástica fabrica de chocolatecharlie-and-the-chocolate-factory-4

As duas versões do filme são fábulas multicoloridas e ligeiramente doentias. Na versão mais recente, dirigida por Tim Burton, Jhonny Depp interpreta o enlouquecido Willy Wonka numa eufórica fantasia. Indicado ao Oscar de melhor figurino.

Sabor da Paixãosabordapaixao

Considerado um dos piores filmes de todos os tempos, a comédia romântica com Penelope Cruz e Murilo Benício nem é tão ruim quanto pintam. Quando Isabella (Cruz), uma baiana dona de um restaurante decide ir embora do Brasil quando descobre que seu marido (Benício) a traiu. Nos Estados Unidos ela é convidada para apresentar um programa de TV. Ele não demora a ir atrás dela.

Simplesmente irresistívelsimplesmente

Outra comédia romântica, desta vez com Sarah “Buffy” Michelle Gellar no elenco. Amanda é a proprietária de um restaurante e é completamente apaixonada por um executivo chamado Tom Bartlett, mas ele está muito ocupado para perceber que ela é a garota dos seus sonhos, até que Amanda tem que fazer todo o possível para fazer Tom cair loucamente rendido a seus pés. Apesar de seus esforços, como proprietária e, como um chef, a falta de sucesso com os clientes pode forçar Amanda a ter que fechar seu pequeno restaurante de Nova York. Mas o destino a leva a descobrir que é capaz de colocar seus sentimentos sobre o que cozinha e cativar seus clientes também. Assim, com um caranguejo mágico dado por um anjo da guarda misterioso e mágico que se apresenta como Gene O’Reilly, é como Tom entra na sua vida. Juntos, eles vivem um romance apaixonado, mas a magia acabará por sobrecarregar sua cozinha.

RatatouilleRATATOUILLE movie image PIXAR

Remy é um ratinho que tem um dom especial para culinária. O problema é que ele é um rato e rato e cozinha não combinam. Um dos melhores desenhos da Pixar, venceu o Oscar de melhor animação e até hoje é uma das histórias mais encantadoras de “corra atrás do que você quer”.

Amarelo Mangaamarelomanga

Lígia é uma mulher desencantada que trabalha num bar, num subúrbio de Recife e, quando o dia termina, só lhe resta voltar ao seu quarto, em um anexo do bar. Ao mesmo tempo, Kika, que é muito religiosa, está freqüentando um culto enquanto seu marido Wellington, que é umaçougueiro, elogia as virtudes da sua mulher enquanto usa uma machadinha para fazer seu serviço. Apesar de elogiar a mulher, Wellington tem uma amante, que quer que ele tome uma decisão. No Hotel Texas, que também fica na periferia da cidade, trabalha Dunga, um gay que é apaixonado por Wellington. Um hóspede do Hotel Texas, Isaac, sente um grande prazer em atirar em cadáveres, que lhe são fornecidos por Rabecão, um funcionário do IML. Isaac conhece Lígia no bar e se interessa por ela.

Sem Reservassem-reservas03

Kate Armstrong (Catherine Zeta-Jones) é a chef de um sofisticado restaurante de Manhattan. Ela leva seu trabalho com muita seriedade, o que faz com que as pessoas ao seu redor se intimidem com seu jeito. Sua natureza perfeccionista é colocada à prova quando é contratado Nick (Aaron Eckhart), um animado subchef que tenta alegrar a todos na cozinha e gosta de ouvir ópera enquanto trabalha. Ao mesmo tempo Kate precisa lidar com a súbita chegada de Zoe (Abigail Breslin), sua sobrinha de 9 anos, que se sente deslocada na rotina da tia.

O Fabuloso Destino de Amelie Poulainamelie

Um dos filmes mais encantadores de todos os tempos, num festival de cores fortes e marcantes, a gente acompanha a história de Amelie: uma jovem apaixonada e apaixonante. Com seus olhos grandes e curiosos, a moça se dedica a fazer a felicidade das pessoas a sua volta em pequenos gestos, até que se apaixona por um estranho e decide ir atrás de sua felicidade seja como for. Teve cinco indicações ao Oscar, incluindo melhor filme estrangeiro.

Garçonetegarconete_2007_g

Jenna, é uma garçonete que está presa a um casamento infeliz com o troglodita Earl Hunterson (Jeremy Sisto). Ela trabalha no Pie Joe’s Diner, onde o seu trabalho inclui a criação de tortas com títulos inspirados em sua vida, como a torta “Baby Bad”, inventada após confirmação de sua gravidez indesejada.A vida de Jenna dá uma “virada”, após iniciar seu pré-natal com um lindo e jovem médico, Jim Pomatter (Nathan Fillion), recém chegado a cidade. Durante o pré-natal atração um pelo outro cresce e iniciam um apaixonado e secreto caso.

Sweeney ToddSweeney Todd

Um musical trágico mas ao mesmo tempo uma comédia de humor negro. Sweeney Todd é um barbeiro que volta para Londres depois de anos de ter sido condenado injustamente buscando vingança. Lá ele conhece a dona de uma loja de tortas praticamente falida e com ela inicia uma parceria: ele mata seus clientes e ela os utiliza para rechear suas tortas. O filme quase em preto e branco foi indicado a três Oscars, venceu na categoria de melhor direção de arte.

Comer, Rezar, Amarcomer-rezar-amar

Liz Gilbert (Julia Roberts) tinha tudo o que uma mulher moderna deve sonhar em ter – um marido, uma casa, uma carreira bem-sucedida – ainda sim, como muitas outras pessoas, ela está perdida, confusa e em busca do que ela realmente deseja na vida. Recentemente divorciada e num momento decisivo, Gilbert sai da zona de conforto, arriscando tudo para mudar sua vida, embarcando em uma jornada ao redor do mundo que se transforma em uma busca por auto-conhecimento. Em suas viagens, ela descobre o verdadeiro prazer da gastronomia na Itália; o poder da oração na Índia, e, finalmente e inesperadamente, a paz interior e equilíbrio de um verdadeiro amor em Bali. Um dos filmes que mais me dá fome até hoje.

Julie & Juliajuliejulia

Último filme dirigido por Nora Ephron (mesma diretora de Sintonia de Amor e Mens@gem Pra Você), é adaptação de cartas que a apresentadora de TV Julia Child enviava à sua irmã. Julia Child foi uma conhecida apresentadora de programas de culinária e lançou diversos livros. Sua história inspirou a também real história de Julie Powell: uma entediada dona de casa que se dispôs a cozinhar todas as receitas do livro mais famoso de Julia durante um ano e transformar isso em um blog, que teve enorme repercussão e sucesso. Indicado ao Oscar de melhor atriz (Meryl Streep como Julia Child).

4 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s