Como meu gato foi envenenado por um spray de banho a seco

Por volta do mês de setembro (não me lembro bem) de 2005, uma amiga muito querida me deu um presente que mudaria minha vida: um filhotinho de gato persa com quatro meses. Seu nome eu mesmo escolhi: Sebastian.

IMG_3625

Por nove anos o Sebastian foi minha companhia. Em diversos momentos meu único amigo e companheiro. Foi tema de trabalhos de faculdade, de fotos, de projetos artísticos. Esteve do meu lado em mais ou menos seis mudanças de endereço neste período e em outras mudanças “menos físicas”. Era um gato temperamental, acredito que mais do que o normal. Comia somente sua ração especial para persa e só bebia água. Não adiantava lhe oferecer outra coisa, não aceitava. Nem carne. Para alguns amigos, ele era como uma parte da minha personalidade, um pedacinho de mim, ou “eu em forma de gato”. Era saudável, nunca precisou ir ao veterinário por nenhum problema de saúde. Sempre ao meu lado, dormia na cama comigo (quando queria), me recebia quando chegava em casa e convivia amigavelmente com o yorkshire de menos de um ano que adquiri há pouco tempo. Castrado desde filhote, nunca saiu de casa e nem gostava: fazia um escândalo de me fazer passar vergonha na rua quando o colocava em sua cesta de transporte para levá-lo à petshop para o banho.

Justamente por este motivo, decidi comprar um spray de banho à seco, tão popular hoje em dia, em um site de produtos para pet. Pesquisei entre os produtos do gênero oferecidos pelo site e optei por um que não era nem o mais barato e nem o mais caro. Era a primeira vez que iria usar um produto do tipo.

Conforme as instruções do rótulo, o produto poderia ser usado tanto em cachorro quanto em gatos. Bastava borrifar um pouco, secar com uma toalha e escovar. Ok, segui as instruções. Ele ficou com aquele cheiro de bicho que volta da petshop. Dois dias depois notei que ele não estava comendo e que também tinha vomitado. Normal gato vomitar bolas de pelo, mas ele vomitou somente líquido, um líquido escuro, mais ou menos da cor da ração. Esperei, afinal poderia ser só um mal estar. No entanto ele continuou não comendo e vomitando. Decidi levá-lo ao veterinário, já desconfiando do que poderia ser. Ela confirmou: era alguma reação ao spray que eu tinha passado que estava lhe fazendo mal pro estômago, já que provavelmente e naturalmente ele havia se lambido após a aplicação. Examinou e constatou que ele não tinha mais nenhum problema, nem dor. Comprei os remédios e voltei pra casa. Antes de ir dormir o mediquei. Ele não acordou mais no dia seguinte.

Na mesma manhã entrei em contato com o fabricante do spray, perguntando porque uma reação daquele tipo não era especificada no rótulo ou no site na hora da venda. O fabricante me respondeu num longo email, afirmando que o produto era seguro, que tinham aprovação do “rígido Manual de Boas Práticas do Ministério da Agricultura” e que o composto principal do produto era o Cloreto de Benzalcônio, segundo eles “largamente utilizado em descongestionantes nasais e conservantes de alimentos”. Me pediram exames pós-mortem para que pudessem analisar o animal e o lote do produto. Como levaram quase dois dias para me responder, obviamente eu não tinha mais o corpo e seria impossível fazer tais exames. Respondi informando (entre outras coisas) o lote.

De posse desta informação do tal Cloreto de Benzalcônio, fui em busca de descobrir para que ele servia. Sim, ele é utilizado em descongestionantes nasais e anti-sépticos. Mas também em desinfetantes. Mas meu gato (saudável) se lambeu e ingeriu este spray cujo principal ativo é uma substância também encontrada em desinfetantes. Pois bem, qual o perigo da ingestão deste produto? O contato com o produto em concentrações maiores que 1% pode causar: irritação na pele e danos aos olhos; exposição ao vapor pode causar paralisia respiratória; se ingerido pode causar queimaduras em membranas mucosas, garganta, esôfago e estômago e levar à morte.

Não é difícil imaginar o que aconteceu. O animal teve sua rotina praticamente igual durante nove anos. Um dia você utiliza um spray que nunca usou e quatro dias depois ele morre. Não precisa ser nenhum Sherlock pra concluir.

Escrevo este texto não para criar confusão com o fabricante, já que jamais poderei provar que foi seu produto o responsável pela morte de meu gato, mas como um alerta: cuidado com o produto que você compra para o cuidado de seu animal de estimação. Você pode estar lhe dando um veneno sem saber e nuca mais tê-lo ao seu lado.

Se existe algum risco para a saúde do animal, por menor que seja, ele deveria ser informado pelo fabricante.

Os sites que encontrei as informações sobre o Cloreto de Benzalcônio são ESTE e ESTE.

Anúncios

51 comentários

  1. :/ acabei de encontrar seu post pelo google, pois eu queria dar banho à seco no meu gato persa, estou com ele há exatos 1 mês, e ele odeia banhar, achei que a opção de sprays seria boa, mas, depois disso nem vou tentar.
    espero que você arranje outro gatinho, eles são fofos demais da conta e super carinhosos (o meu é um doce até demais).

  2. há exatos 1 mês comprei meu gatinho persa, e como ele odeia tomar banho eu pensei em dar banho à seco, mas depois dessa vou evitar pois nunca se sabe quais produtos são realmente confiáveis. Melhor banhar mesmo ele odiando rs e depois secar ele certinho

  3. Estou me sentindo muito culpada, minha gatinha morreu hoje e ontem eu passei spray de banho seco nela. Hoje ela teve muita falta de ar e morreu. Estou muito triste e culpada.

    • Oi Eliane, no meu caso o fabricante insiste que não foi o produto, mas eu sei que foi. Porém sem uma autópsia (que não é mais possível) nunca terei como provar. A não ser que mande para uma análise laboratorial o spray que ainda tenho guardado.

  4. Estou arrasado, inconformado, revoltado. O meu gatinho, melhor amigo, companheiro, morreu faz dois dias tomando banho no petshop. Teve uma parada cardíaca. As imagens do banho são cenas de terror. Nunca levem os seus gatinhos para tomar banho em petshop. Eles são extremamente despreparados. A sensação que dá é que o meu coração nunca mais ficará em paz.

  5. Meus gatos não são persas, mas estava pensando em dar banho a seco neles e justamente procurando referências de produtos. Já desisti depois de ler isso. Achei uma receita natural para banho a seco, que leva água, álcool de cereais e vinagre. Talvez tente essa.
    De qualquer maneira, lamento muito pela sua perda.

  6. Puxa guri, que coisa triste! Fiquei chocada! Estava no google agora em busca de produtos para banhar meus gatos em casa mesmo. Como vi o banho seco numa pet resolvi pesquisar no google par ver qual era e me deparei com a tua situação. Fiquei triste por ti. Espero que você já esteja melhor!

  7. Nossa Flávio, meus sentimentos, estava na mesma situação que as pessoas acima descreveram, à procura de informações sobre o banho a seco, apesar de ter conversado hoje com a veterinária e ela ter dito que não há problema nenhum, mas fiquei chocada com a sua história …
    Qual foi a marca do spray que vc usou ?
    Sinto muito pela sua perda …

  8. Meu deus! Que dó! Achei seu post justamente porque meus gatos detestam banho (sendo que sempre dei em casa, com baldinho para o barulho do chuveiro não assustar, com água morna… e mesmo assim fazem um escândalo), e pensei em usar spray de banho seco. Não vou mais! Obrigada por compartilhar, e mais uma vez sinto muito pelo Sebastian 😦

  9. Poxa, fiquei emocionada com sua história Flávio. Sei que nada pode mudar essa perda, mas espero que as memórias de Sebastian confortem seu coração. Como vejo nos comentários seu relato tem ajudado muitos a evitarem colocar seu amigo pet em risco, como acabou de fazer comigo, essa MSG sua foi uma luz, com certeza meu Chico, um srd mas com pelagem de tuxedo rsrs, vai ficar bem longe desse tipo de produto. Obrigada pela conscientização!! Muito conforto pro seu coração, sinta-se abraçado!!

  10. Ainda bem que fiz essa pesquisa, ia comprar um produto de banho a seco hoje, não vou mais! muito obrigada por compartilhar conosco o acontecido e meus sentimentos pelo seu gato.

      • flávio, perdi meu príncipe (um gatinho que peguei bebê na rua todo pretinho era meu xodó), não sei se foi o xandog ou se foi o stress, dizem que eles morrem de stress, mas o meu gato não babou nem vomitou, tombou uns 5 minutos depois mortinho, já tentei até suicídio. Já o seu com certeza foi o produto pois ele espumou e vomitou como vc informa… se eu fosse vc nõ perdia tempo, processava empresa…

  11. Nem tudo que reluz é ouro… fabricantes só visam lucro e só! felinos, normalmente, são limpos, é só mantê-los dentro de casa. levar em pet ou para passear é pura maldade de humanos incenssíveis… vc. faz questão de ter um animal de raça(?) existem sites de doam animais resgatados de maus tratos e de raça, afinal amigo não se compra, conquista-se. Portanto faça um gigolô trabalhar: Não compre animais!

  12. Sinto pela sua perda… Estava procurando uma marca para dar esse tipo de banhoxna minha gatinha e desisti. E fica a dica: Fiquem de olho também na substância chamada Triclosan. Verifiquei que faz mal para os felinos tambem, inclusive é uma substância que esta sob investigaçao. Fiquem de olho! Muito obrigada. Perdi a Jadde, minha gata de 10 anos em Dezembro de 2014 e aos 7 meses quase morreu intoxicada por uma coleira antipulgas. Agora tenho a Isis e quero que ela viva bem e feliz como Jadde viveu. Beijos.

  13. Que triste Flávio! Agradeço por você compartilhar essa experiência, pois eu também pensava em dar banho seco nas minhas gatas.
    Agora sabendo disso, eu jamais o farei…
    Obrigada!

  14. Infelizmente sempre estamos a mercê de armadilhas achando que é algo bom para nossos bichos. E sinceramente, no mercado existem muitas coisas que são inúteis para os pets, pq querendo ou não é da natureza deles serem simples, não precisam de perfumes nem de enfeites bobos.
    Perder um bicho assim deve abrir uma dor de culpa enorme, lamento muito pela sua perda.

  15. Muito revoltante!!!!
    Seu post está salvando a vida de outros felinos! Estava na mesma situação dos outros, procurando banho à seco pro meu persa!
    Sempre dei banho seco com talco de bebê (o talco não pode ter cheiro forte), nunca aconteceu nada de ruim, o gato sempre ficou super limpo no inverno!
    li algumas matérias avisando que o uso de talco para banho seco é nocivo para o gato (inalação do pó)!!!!! Estou procurando uma alternativa correta.
    Tem gente que indica vinagre, testei só no pescoço do gato, foi horrível, mesmo diluído, o vinagre tem cheiro fortíssimo, o gato espirra muito!
    Muito obrigada pelo Post.

  16. Meu pai se eu fosse você destruía essa empresa! Meu gatinho é saudável nunca saiu de casa mas eu nunca dei banho nele! Morro de pena ele odeia água! Ia comprar um banho seco mas depois dessa não vou mais! Vou tentar arranjar algo caseiro pois tbm morro de medo de maltratarem ele no pet! Você me daria alguma dica?

  17. Estou muito nervosa. Acabei de dar um banho a seco com spray que tem triclosan na minha gatinha. O que posso fazer pra não correr o risco de ela se intoxicar? Passar um pano com água será que remove o produto ou é pior? Já estou arrependida demais por ter dado o banho sem antes ler na internet sovre o assunto.

  18. Ufa, ainda bem que você postou! Tb ia comprar e resolvi pesquisar…vou deixar a minha gatinha de 18 anos sujinha mesmo, já que não posso mais dar banho e ela já não dá conta de manter a sua pelagem limpa. Obrigada pelo post!

  19. Graças a Deus que li seu relato ia comprar o shampoo banho seco, desisti fiquei com muito medo, minha Ysis tem 8 meses, é meu xodo
    Ela é uma persa himalaio…
    Nem posso imaginar acontecendo com ela o que aconteceu com o sebastian,
    Muito triste…

  20. Estou chocada e horrorizada!
    Hoje navegando por um site de pet shop, vi o “banho a seco” e achei o máximo.
    Busquei informação e estou aqui em sua página, sem palavras, imaginando a sua dor… Sinto muito pela perda, nada no mundo jamais irá substituir ou indenizar essa vida.
    Agradeço o alerta, pois estava decidida a comprar esse produto para minha Meg, filhote persa de apenas 5 meses, e graças ao seu texto desisti de usar esse produto tóxico contra ela.
    Muito obrigada!

  21. Um absurdo o que acabei de ler. O fabricante ainda pede o corpo do animal para fazerem analise? Para mim seu relato de convivencia com o pet e o parecer da veterinaria ja seria mais do que Suficiente. Sabe…. Para mim mesmo ainda tendo o corpo do pet eu nao entregaria para analise alguma! Faz a gente sofrer mais ainda. Lamento o acontecido! Sei o q esta a passar, ja passei algo parecido. Forca!!!

  22. Fiquei muito triste pelo o que aconteceu com você!

    Também estava procurando banho á seco na internet e entrei nesse link, agora, com certeza, não vou usar esses produtos na minha gata!
    Vou continuar dando banho em casa mesmo quando estiver calor!

  23. Nossa, que história triste! É assustador ler histórias de mais pessoas que passaram pelo mesmo ou parecido (como o gatinho que morreu no pet shop). Bom, meus gatos de 10 anos tomaram apenas UM banho na vida – no dia que os peguei na rua. Depois disso, como vivem em apartamento, nunca tomaram banho – com recomendação do veterinário – e são limpíssimos.
    Eu sei que isso não é para todos – os meus vivem em apartamento, onde não tem terra, não tem quintal, não tem barata, eles não mechem no lixo… Mas é bom para muitos donos ficarem atentos que muitas vezes GATOS NÃO PRECISAM DE BANHO. Inclusive meu vet falou que muitos gatos tem problemas de pele por causa de muitos banhos – diminui a resistência natural da pele deles.

    Uma boa opção também é usar lenços umedecidos (daqueles que tenham só água mesmo), para limpar as patinhas, bumbum e alguma parte que suje mais. Ou aldogão\gaze com água filtrada mesmo. Imagino que no caso de gatos que tenham acesso a terra, pode usar essa opção em qualquer parte do corpo que esteja suja. É o antipulgas e vermífugo em dia que vão deixar o animal realmente limpo e saudável.

    Gato se lambe muito, e engole tudo que vc passar no corpo dele, não é como o cachorro. Mellhor desconfiar sempre desses banhos secos “para gatos e cachorros”.

    Não sou vet, to só falando da minha experiência, mas vale a pena pensar duas vezes se vc realmente precisa dar banho no seu gato – seja pelo estresse da água, o estresse e maus tratos de um pet ou os riscos de banho seco .

  24. Fico feliz de ter encontrado esse post, em nosso país, com os políticos corruptos e empresas que visam lucros acima de tudo. Sempre bom duvidar de tudo. Li alguns textos falando de intoxicação porque o gato lambe. Alguém fez aquela mistura caseira de água, vinagre de cereais e álcool pra ver se funciona:?

    • Flávio nem acreditei qquando li seu post. Que a sensação de estar ajudando tanta gente possa amenizar um pouco sua dor. Agradeço por sua generosidade. Você salvou o meu e outros gatinhos dessa armadilha chamada banho sseco. Alias, divulgo informações em grupos de gatinhos e tenho falado do mal do banho pra os gatos. Vou falar também do banho seco. Um abraço.

  25. Eu como os outros tb fui atraz de informações sobre banho a seco tenho um casal mae e filho de cat fish ela ate tolera banho mas ele e outro que faz escandálo que parece que estou matando na hora do banho entao fui me informar sobre o banho a seco mas ja desisti so de ler o seu depoimento e muito triste mesmo e pior ainda é saber que o fabricante nao te deu a minima para o seu sentimento pelo animalzinho ….Mas vc ira com cereza encontrar outo existem muitos precisando de um lar

  26. Olá, Flávio! Achei seu post casualmente,ao procurar sobre banho seco para gatos. Lamentável o seu caso. Mas embora já façam alguns anos do ocorrido ficou uma pergunta martelando na minha cabeça. Qual foi o procedimento do veterinário? No minimo deveria ter dado banho com sabão neutro e muuuuita água para tirar o produto da pele e pelo do bichano. Inclusive uma lavagem estomacal! Uma grande pena perder animal sadio assim. E vou aproveitar para também dizer que gatos não precisam de tanto banho, muito pelo contrário. Fazem sua própria higiene o tempo todo e às vezes é melhor deixá-los assim do que submetê-los a excessos. Tudo de bom!

  27. Sinto muito pelo o que ocorreu! Nem aconteceu comigo mas já estou revoltada por você só pela situação da empresa se posicionar desse jeito, muita falta de respeito mesmo. De qualquer forma, espero que você esteja bem! Já tive a experiência de perder um companheiro e é bem traumatizante. De qualquer forma, muito obrigada por compartilhar essa informação sobre sprays de banho a seco!

  28. Poxa, comprei esses dias um produto para banho seco para o meu persa e hoje, vendo vídeos de como banhá-lo, achei um vídeo seu relatando o ocorrido. Fiquei muito preocupada e fui ver a fórmula do meu produto, foi quando me deparei com o composto “Carbarila”, que é o mesmo carbamato, usado em venenos (“chumbinho”), altamente tóxico para gatos e cães. Poxa, como fabricam produtos assim???? E acho que foi Deus que me fez ver seu relato e evitar fazer isso. Sinto muito por ter perdido seu gatinho, mas agradeço imensamente seu alerta, tenho certeza que evitou muitas tragédias assim.

  29. Acabei de comprar,testei no meu cabelo achei o cheiro muito forte também provei pq gatos se lambem o tempo inteiro e amarga.Se me senti mal imagina ele?por último vendo está postagem perco o dinheiro que paguei mas não perco meu companheirinho,

    continuarei dando banho de pano úmido só com água.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s