Os 15 vampiros mais famosos do cinema e da TV

*Este post foi escrito há alguns dias para comentar a estreia de The Strain, o seriado de vampiros de Guillermo del Toro, que estreou neste domingo, 13/07. No entanto, um acontecimento de ontem tornou-se diretamente ligado a ele, acidentalmente: a morte da cantora Vange Leonel, intérprete do tema de abertura da novela Vamp. Então, dá o play aqui embaixo antes de ver a lista 😉

Os vampiros são criaturas presentes na mitologia humana praticamente desde que o mundo é mundo. Por conta de diversas doenças inexplicáveis nos tempos mais antigos, os povos acreditavam que “criaturas” sugavam as energias vitais (leia-se sangue) dos enfermos. Mas a concepção de vampiro como conhecemos hoje foi estabelecida por Bram Stoker em 1987 com o livro Drácula. De lá pra cá os vampiros já sofreram toda sorte (ou azar) de modificações, culminando em brilhar como diamante à luz do dia.

Para bem ou para mal, vamos listar aqui os 15 vampiros mais famosos do cinema e da TV.

Conde Drácula – Drácula de Bram Stoker

dracula

Encarnado por Gary Oldman na versão cinematográfica de 1992, Dracula é o vampiro clássico, a origem do mito como conhecemos hoje.

Lestat de Lioncourt – Entrevista Com o Vampiro

lestat2

Lestat na pele de Tom Cruise no filme de 1994 adaptado do romance de Anne Rice, era um vampiro sedutor que contava sua história através dos séculos.

Conde Vladimir Polanski – Vamp

neylatorraca_f_012

Ney Latorraca brindou a TV brasileira nos anos de 1991 com o vilão da novela Vamp. Suas tiradas hilárias e sua perseguição à “mocinha” Natasha (uma cantora que vendia a alma ao vampirão para fazer sucesso) elevaram a novela à uma das melhores da década.

Angel – Buffy, A Caça Vampiros e Angel

vampiros_angel

Angel (Davod Boreanaz) surgiu no seriado Buffy, A Caça Vampiros, como o antagonista da trama. Ao se apaixonar pela mocinha, acabou ganhando seu próprio seriado, que durou de 1999 a 2004.

Jerry Dandridge – A Hora do Espanto

jerry dandridge

Em suas duas encarnações no cinema (em 1985 na pele de Chris Sarandon e em 2011 com a cara de Collin Farrel), Jerry Dandridge é sedutor e canastrão. Aterrorizando um bairro próximo a Las Vegas, o vampiro pôs medo em um adolescente da casa vizinha e em meio à risadas e sustos, criou um dos clássicos do gênero.

Blade – Blade, O Caçador de Vampiros

Blade081111

Blade é um vampiro meio torto: sua mãe foi mordida por um vampiro quando estava grávida e assim ele nasceu meio vampiro e meio humano. Vindo dos quadrinhos, Blade ganhou a persona de Wesley Snipes nos cinemas no ano de 1998.

Damon – The Vampire Diaries

Bring it On

Os atraentes olhos de Ian Somerhalder pertencem ao vampiro Damon no seriado The Vampire Diaries, que estreou na TV na cola da saga Crepúsculo e está agora na sua sexta temporada.

Edward Cullen – A Saga Crepúsculo

edward_cullen_988

O vampiro que fez as adolescentes do século XXI suspirarem no cinema, Edward surgiu nas telonas adaptado dos best sellers de Stephenie Meyer na pele de Robert Pattinson. A falta de atitude e características que fugiam completamente à mitologia tradicional dos vampiros fez com que Edward fosse odiado por muitos fãs dos dentões, mas isso não impediu que os filmes e livros carregassem uma imensa leva de fãs.

Barnabas Collins – Sombras da Noite

15-Sombras-da-Noite-Barnabas-Collins

Adaptado de um seriado dos anos 60, o filme de Tim Burton em 2012 trouxe de volta o vampiro kitsch Barnabas Collins para as telonas. Com Johnny Depp interpretando o grande vilão, o filme é colorido e se mantém no humor de sua inspiração.

Eli – Deixa Ela Entrar

deixe-ela-entrarf

Em 2008 um filme pequeno sueco causou horror no mundo todo ao apresentar a pequena Eli (Lina Leandersson) como uma menina vampira solitária mas nem por isso menos sanguinária. O filme acabou dando origem a um remake norteamericano, protagonizado por Chöle Grace Moretz dois anos depois.

Bill Compton – True Blood

trueblood-bill-WIDE

Stephen Moyer ganhou o coração da mocinha Sookie Stackhouse (na vida real inclusive) e estrelou sete temporadas de True Blood, o seriado de vampiros da HBO. Este ano em sua última temporada, True Blood traz uma série imensa de vampiros e outras criaturas que acabaram por se juntar ao grupo, como bruxas, fadas e lobisomens.

Satanico Pandemonium – Um Drink no Inferno

um-drink-para-o-inferno-3

Em 1996 Robert Rodrigues e Quentin Tarantino apresentaram um dos novos clássicos de vampiro ao mundo com Um Drink no Inferno. Na história, dois irmãos assaltantes acabavam em um bar na fronteira do México com os Estados Unidos tomado por vampiros. Satanico Pandemonium (Salma Hayek) era a grande atração. No seriado inspirado no filme que foi ao ar em 2014, Santanico era muito mais que uma mera vampira…

Nosferatu

630x44.fitwithoffset

Talvez o primeiro filme de vampiros da história, esta obra de 1922 traz Nosferatu como o ser aterrorizante que sempre mereceu ser.

David – Os Garotos Perdidos

david

Muito antes de 24 Horas, em 1987, Kiefer Sutherland encarnou um vampiro que aterrorizava um grupo de garotos em uma aventura hoje clássica das sessões da tarde da vida.

Bento Carneiro

06_bento

Na década de 80 Chico Anysio criou Bento Carneiro, O Vampiro Brasileiro. Bento era simplório e desacreditado. Chico se valia do personagem para ridicularizar a precariedade do país. E criou um de seus personagens mais conhecidos.

 

 

2 comentários em “Os 15 vampiros mais famosos do cinema e da TV

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: