#listadefilmes – 10 animações que você provavelmente não viu

A PEQUENA LOJA DE SUICÍDIOS

the-suicide-shop-le-magasin-des-suicides-2012-snoutypig-010

O tema já deixa claro: este não é um desenho comum. Em uma pequena cidade francesa, uma família gerencia uma loja onde os clientes podem encontrar tudo o que quiserem para cometer suicídio. Tudo vai muito bem nos negócios, todo mundo na cidade é triste e deprimido, até que nasce um bebê na família que… sorri. E não bastasse, faz todos à sua volta felizes. Já falamos dele AQUI e até imaginamos uma versão em carne e osso AQUI.

A VIAGEM DE CHIHIROa viagem de chihiro

Talvez o filme que tenha alçado o animador japonês Hayao Myiazaki ao panteão cult (depois do ainda menos conhecido Meu Amigo Totoro), a animação conta a história da pequena Chihiro de dez anos, que um dia se vê em um mundo dominado por deuses, bruxas e monstros, onde humanos são transformados em bestas. Venceu Lilo & Stitch e Planeta do Tesouro da Disney e levou o Oscar de melhor animação em 2003.

O PRÍNCIPE DO EGITOtheprinceofegypt.63737.bt

A animação em estilo tradicional conta a história do Êxodo da bíblia: de como Moisés passou de príncipe do Egito a salvador do povo hebreu. Com vozes de atores como Sandra Bullock, Michelle Pfeifer, Ralph Fiennes, Steve Martin, Jeff Goldblum e Michael Keaton, o filme impressiona pelo visual e também pela trilha sonora. Venceu o Oscar de melhor canção em 1999 (When You Believe).

9 – A SALVAÇÃO9 animation

Passado num período pós apocalíptico, o filme conta a história de 9, um boneco de pano que após acordar neste mundo percebe que possui a chave para a salvação do que ainda resta. O visual é simplesmente espetacular. Atores como Elijah Wood, John C. Reilly, Martin Landau e Christopher Plummer fazem parte do elenco.

O GIGANTE DE FERRO

Por conta do teor pouco infantil o filme de Brad Bird (Os Incríveis, Ratatouille) não fez muito sucesso, mas foi redescoberto pouco tempo depois e virou cult entre os adultos. A história do robô alienígena gigante, e desmemoriado, que vem parar na Terra no momento em que os americanos estão histéricos por conta do satélite russo Sputnik, tem boas doses de drama e um final tocante. Jennifer Aniston e Vin Diesel estão no elenco de vozes. A ambientação nos anos 1950 é tão perfeita que passa por cima da era do politicamente correto mostrando crianças portando armas em casa.
VALSA COM BASHIR

Passou pelo Brasil modestamente, mas conseguiu ser lançado em dvd por aqui, isso por conta da indicação que recebeu ao Oscar de melhor filme estrangeiro, embora seja uma animação. O visual é impressionante, o making of te deixa de queixo caído. Na trama um homem tenta relembrar seu passado visitando pessoas que fizeram parte dele, mas os flashbacks se misturam à cenas surreais e a coisa fica parecendo um “sonho acordado”.
PERSEPOLIS

Animação clássica e em preto e branco, baseada numa história real. Foi exibido em poucos cinemas brasileiros mas ganhou um dvd nacional juntamente com uma versão em português do livro, em quadrinhos, no qual o filme foi baseado.
MARY & MAX

Uma das melhores animações de 2009, mas completamente ignorada pelo Oscar. Em stop motion, com bonecos de massinha, levemente baseado numa história real, mostrando uma menina australiana e um homem adulto norte americano que se correspondem por cartas por 20 anos. Outra animação para adultos only. Ganhou um dvd e um bluray brasileiro.
AS BICICLETAS DE BELLEVILLE

Mais uma animação não-Disney (como todas da lista) que precisou ser descoberta através do dvd porque pouca gente a viu nos cinemas devido ao número pequeno de salas que a exibiu. Recebeu duas indicações ao Oscar e tem um visual único. Conheça a vovó Souza que atravessa o oceano para resgatar seu neto sequestrado, o filme tem poucos diálogos e um final que emociona.
CORALINE E O MUNDO SECRETO

Foi exibido no Brasil em cópias 3D, mostrando que animações em stop motion se dão bem melhor nesse formato que animações em CGI. O visual é bem sombrio e a dublagem está ótima, a vilã do filme pode entrar para o hall da fama das vilãs do cinema deixando certas vilãs da Disney no chinelo.
*bonus
O CAMINHO PARA ELDORADO
route-d-eldorado-2000-01-g
Kevin Kline e Kennneth Brannagh dublam Miguel e Túlio, dois amigos que sem querer acabam com o mapa para a mítica civilização de Eldorado em mãos. Excelente animação, ágil, com muito humor, músicas de Elton John e aquele ar de bromance que alguns filmes tanto gostam.

Um comentário em “#listadefilmes – 10 animações que você provavelmente não viu

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: