Criador de ‘Pânico’ e ‘A Hora do Pesadelo’, Wes Craven morre aos 76 anos

Wes Craven, o cultuado diretor conhecido pelos filmes da série PânicoA Hora do Pesadelo, morreu neste domingo aos 76 anos em consequência de um câncer no cérebro. Suas criações, Ghostface e Freddy Krueger são hoje ícones do cinema e da cultura pop. É seu o crédito de ter reinventado o terror adolescente no cinema.

wes_craven

Uma mistura de horror e humor mórbido, a série Pesadelo foi um fenômeno de público. Assim como a série de filmes Pânico, onde ele extrapolava o gênero de horror se auto-referenciando.

Em 1994, Craven referenciou a si novamente em O Novo Pesadelo: O Retorno de Freddy Krueger, trazendo o intérprete do personagem original, Robert Englund, novamente para o filme. Ao todo foram oito filmes da série A Hora do Pesaddelo, incluindo um cross-over com Jason. Embora ele seja considerado o autor da série, Craven dirigiu apenas dois dos filmes, o primeiro e o último.

Em 1989 Craven trocou de posição e passou a produzir uma série de TV centrada em um cartunista que lutava pela vida e abandonava o horror de vez: em 1999 dirigiu Meryl Streep em Música do Coração, um drama inspiracional sobre uma professora no Harlem Espanhol. Depois disso, dirigiu um thriller de suspense, o ótimo Voo Noturno.

Craven começou sua carreira no horror em 1972 com Aniversário Macabro (Last House on the Left, de 1972), um filme sobre vingança que acabou por arrecadar bastante nas bilheterias. Seus grandes trabalhos nos anos 70 e 80 incluem: Quadrilha de Sádicos (1977), Verão do Medo (1978) e O Monstro do Pântano (1982), seu maior orçamento até então.

Wesley Earl Craven nasceu em 2 de agosto de 1939 em Cleveland, Ohio. Criado em uma educação batista, Craven se formou em Inglês e Psicologia, além de filosofia e escrita. Ele ensinou inglês por um curto período de tempo.

Dirigiu vários outros filmes de terror, incluindo: As Criaturas Atrás das Paredes (1991), Nightmare Cafe (1992), Amaldiçoados (2005), Um Vampiro no Brooklin (1995) e um segmento de Paris, Te Amo (2006).

O diretor ganhou seu primeiro prêmio em 1977 por Quadrilha de Sádicos. Em 1997 foi indicado a melhor diretor pela Academia de Ficção Científica, Fantasia & Horror por Pânico. Craven se casou três vezes e deixa dois filhos e trabalhava atualmente na produção da série Scream, baseada na série de filmes criada por ele e transmitida pela MTV.

 

3 comentários

  1. […] Esta semana chegou ao fim nos EUA a primeira temporada de Scream, a série inspirada nos filmes Pânico transmitida pela MTV americana e o público finalmente descobriu quem era o assassino mascarado que aterrorizava a vida de Emma e seus amigos em Lakewood. Nada mais natural então que revisitar os quatro filmes que deram origem à série, também como uma homenagem ao seu criador Wes Craven, falecido esta semana. […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s