#listadefilmes – 10 filmes no estilo found footage

Hoje em dia ninguém aguenta mais, mas quando A Bruxa de Blair surgiu, 17 anos atrás, foi um fenômeno sem igual. E até hoje é o melhor filme do estilo  found footage: aqueles filmes com “fitas encontradas” depois de uma tragédia ou um acontecimento, como se tudo tivesse sido real e filmado pelos atores.

Vamos listar aqui 10 dos melhores filmes do gênero. A maioria é de terror, mas existem outros que são boas surpresas em aventuras também.

A Bruxa de Blair

Blair_witch_l

O filme que deu início à moda dos filmes Found Footage, A Bruxa de Blair não foi só um fenômeno nas bilheterias, mas também foi uma febre  mundial jamais vista. Milhares de pessoas iam até a floresta de Burttkisville, onde o filme foi rodado, e todos queriam descobrir sobre o segredo da bruxa que vagava lá. Muitos acreditavam que tudo era real, mas logo tudo foi desmentido. A história acompanha três estudantes que resolvem fazer um documentário sobre uma falecida bruxa que vivia na floresta de Burttksville, na cidade de Maryland. Eles entram na floresta, e acabam se perdendo, e não demora para coisas muito estranhas e assustadoras acontecerem. As filmagens são encontradas um ano depois. Em nenhum momento do filme a bruxa aparece, nem ninguém; apenas ruídos, vozes e barulhos estranhos o suficientes para assustar todo mundo.

REC

03_EverettCollection_Rec-141223

Uma repórter e um cinegrafista de TV documentam o dia-a-dia do corpo de bombeiros, o objetivo deles é captar todos os momentos dos profissionais, incluindo situações mais arriscadas. Em um dado momento, um dos bombeiros recebe um chamado para resgatar uma senhora presa em seu apartamento por motivos desconhecidos. Com a câmera ligada, os dois registram os eventos mais assustadores já vistos por eles.

Atividade Paranormal

Atividade-Paranormal-21

O primeiro filme da franquia fez um enorme sucesso em 2009. Inicialmente lançado em apenas 12 cinemas nos EUA e em poucos lugares pelo mundo, Atividade Paranormal foi ganhando fama, além da intensa campanha de marketing, dizendo para o espectador pedir a exibição em sua cidade; e com isso, rapidamente se tornou um fenômeno mundial. Com um orçamento inferior a U$ 1 milhão, o filme se tornou um sucesso de bilheteria, alcançando quase a arrecadação do pioneiro dos filmes found foutage: A Bruxa de Blair. A história acompanha o casal Micah e Katie, que são assombrados por uma estranha força paranormal e têm tudo registrado pelas câmeras de segurança de sua casa.

Entenda a cronologia da série Atividade Paranormal

Cloverfield

Film Title: Cloverfield

Cloverfield – Monstro foi o primeiro filme do estilo lançado mundialmente, depois de A Bruxa de Blair. O longa, produzido por J.J. Abrahns, foi anunciado como uma mistura de A Bruxa de Blair com Godzilla, de Roland Emmerich, tendo uma ótima divulgação mundialmente. Na história um grupo de amigos prepara uma festa para seu amigo que está se mudando para um outro país. Um cara está filmando a festa, e logo a luz se apaga e acabam ouvindo explosões. Eles tentam fugir do local, e acabam descobrindo que um monstro invadiu a cidade. Nova York começa a ser evacuada, e eles tem que fugir da cidade o mais rápido possível, e claro, documentando tudo o que acontecer. É impossível não ficar aflito com tudo o que acontece, e as cenas tensas e impressionantes, com excelentes efeitos especiais. Realmente o diretor conseguiu fazer um filme assustador e muito tenso.

Leia a resenha de Rua Cloverfield, 10

A Forca

gallows

Um acidente durante uma peça de teatro acaba vitimando o garotinho Charlie diante de centenas de pessoas. Vinte anos após o ocorrido, um grupo de alunos resolve reencenar a peça em sua homenagem e logo percebem que Charlie etá mais próximo do que eles imaginam. Leia nossa resenha

No Olho do Tornado

olhotornado

Ao longo de um único dia, pequena cidade americana é devastada por um ataque sem precedentes de tornados, enquanto os caçadores de tempestades preveem que o pior ainda está por vir. A maioria das pessoas procura abrigo, enquanto outros correm em direção ao vórtice, vendo até que ponto um caçador de tempestades irá para aproveitar aquela oportunidade única. Leia nossa resenha

Projeto Almanaque

project-almanac-02

Brilhante estudante e seus amigos descobrem os projetos de uma máquina que consegue fazê-los voltar no tempo. Logo eles reescrevem a história para ganhar na loteria, passar nos exames e se divertirem a valer. No entanto, os efeitos são muito diferentes do que esperavam e ao mudar o passado, eles ameaçam o futuro do mundo em um efeito dominó.

Infectado

afflicted

Dois amigos partem em uma viagem internacional até que um deles começa a se comportar de maneira estranha. O roteiro é bem simples, p filme gira mais em torno do clima de tensão que se estabelece entre os amigos e as transformações que um deles vai passando naquele lugar que eles não conhecem.

Assim na Terra Como no Inferno

as above so below

O filme conta a história de Scarlett Marlowe e seu grupo, que desbravam as catacumbas de Paris em busca da Pedra Filosofal. O filme conta com várias referências à Divina Comédia. Um dos personagens diz que as portas da catacumba estão em cima e também embaixo (o que dá o nome ao filme) e que, assim como a saída do inferno de Dante, o caminho é descendo.

Jerusalém

jeruzalem

Duas amigas partem em viagem e conhecem um estranho no aeroporto que as convence a ir para Jerusalém para conhecer parte da terra santa. Elas acabam se hospedando em um hostel e de repente alertas soam no lugar e o exército invade por conta de uma ameaça que ninguém explica bem o que é. Todo o filme é visto pelas lentes de um “smart glass” da protagonista.

 

Anúncios

3 comentários sobre “#listadefilmes – 10 filmes no estilo found footage

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s