As semelhanças entre ‘Toy Story 4’ e ‘Vingadores: Ultimato’ e Woody e Capitão América

ATENÇÃO: ESTE POST CONTÉM SPOILERS DE TOY STORY 4 E DE VINGADORES: ULTIMATO – e pode te fazer chorar novamente

Depois de anos ajudando os amigos, um personagem amado pelo público, reconhecido por sua honra, sua bravura e sua capacidade de liderança decide se afastar de tudo o que conhece e recomeçar uma vida definida pelo que ele quer e não pelo que o mundo espera dele. Ele deixa suas responsabilidades antigas para trás, com a bênção de seus amigos mais queridos, para ficar com a mulher que sempre amou.

É uma mensagem poderosa. Que pode ser encontrada tanto em Toy Story 4 quanto em Vingadores: Ultimato, enquanto ambos dão aos seus respectivos heróis (Woody e Capitão América) o mesmo final emocionante e merecido.

Steve Rogers e Woody têm muito em comum. Ambos são líderes natos de grupos de “desajustados”. Os companheiros esperam deles esta liderança, especialmente nos momentos mais difíceis. Os dois são leais e comprometidos com seu trabalho por uma causa maios, constantemente colocando as necessidades de outros entas das suas. E ambos são relíquias de um passado que não reconhecem seu lugar exato no mundo moderno.

Estas semelhanças são o motivo de ambos enfrentarem sozinhos seus inimigos em sua última aventura (Woody na loja de antiguidades e Cap contra Thanos), inspirando outros a juntarem-se a eles. E é a razão de ambos terminarem no mesmo lugar no final desta aventura. Em Vingadores, Steve decide que é hora de experimentar a vida pra ele mesmo, ao invés de continuar em uma… “guerra infinita” (perdoem o trocadilho). Ele fica no passado para viver uma vida ao lado de Peggy que o papel de herói tirou dele anos atrás.

E Woody, que a estas alturas já perdera Andy e Bonnie, faz o mesmo ao final de Toy Story 4 quando decide ficar para trás ao lado de Betty para experimentar a liberdade de ser um “brinquedo sem dono”. Como descobrimos no início do filme, o cowboy deixou esta chance passar no passado para descobrir que ser o objeto de afeição de uma criança é uma alegria passageira, não importa quanto a ame ou a proteja.

Os dois personagens percebem que, em algum ponto, você não tem mais nada para oferecer porque já ofereceu demais. E ambos percebem isso por conta de seus amigos. Se Steve não tivesse visto Tony se sacrificar em Ultimato, talvez ele nunca tivesse a coragem de se afastar. Tony morreu tendo amado e tendo sido amado. Se Steve nunca tivesse parado de lutar, é possível que tivesse morrido no campo de batalha sem ter tido esta experiência verdadeira.

E sem Betty, que muito antes já havia aceitado a verdade do que era realmente ser um brinquedo, Woody nunca teria visto que uma vida para si mesmo era possível. Betty foi forte o bastante para fazer algo que Woody nunca fez. E foi na força dela que ele viu que tudo bem dizer adeus para Bonnie, porque o mundo está cheio de Bonnies e Andys e alegrias, mas somente se você tiver coragem de arriscar.

Pode ser difícil pensar que o mundo não terá mais o Capitão América para protegê-lo ou que não haverá mais um xerife cuidando de Bonnie quando ela ficar com medo, mas tudo bem. O mundo sempre será perigoso não importa quantos capitães ou xerifes existam, e é preciso saber permiti-los parar. Seus amigos sabiam disso. Os amigos de Steve permitiram que ele se afastasse. Buzz, Jessie e os outros brinquedos permitiram que Woody fosse embora com um abraço. Eles sabiam que ambos mereceram ir embora.

Por mais que Toy Story 4 e Ultimato tenham nos deixado chorando no cinema com seus momentos de amor e sacrifício, os dois encerraram com lindos momentos de seus heróis. Ao deixar que Steve e Woddy fossem embora, ambos os filmes nos dizem “está tudo bem ser feliz e cuidar de você mesmo. Às vezes a melhor coisa que podemos fazer pelas pessoas que amamos é deixá-las ir embora antes que se percam”.

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s