Três perguntas que ‘Coringa’ deixa no ar ao final do filme

Depois de assistir a Coringa, o filme que pretende contar a história de um dos maiores vilões da cultura pop, três perguntas permanecem no ar.

LEIA AQUI nossa resenha de Coringa sem spoilers

ATENÇÃO: O TEXTO ABAIXO CONTÉM SPOILERS DO FILME

Tudo aquilo realmente aconteceu?

Pra muita gente o que acontece em cena durante todo o filme existe apenas na cabeça de seu protagonista. Arthur começa o filme conversando com uma assistente social que afirma que ele já esteve internado. No final, ele é mostrado internado novamente.

Diversos usuários apontaram evidências de que toda a história não passa de um delírio na mente de Arthur. O fato do próprio filme mostrar o relacionamento do protagonista com a vizinha Sophie como um delírio já é, para alguns, indício disso.

Outros apontam um relógio que aparece em algumas cenas como prova, já que ele marca sempre o mesmo horário: 11:11.

Quem são os pais de Arthur Fleck e quem está mentindo sobre a paternidade?

Um enigma que o próprio filme traz e nos deixa em dúvida: a mãe de Arthur diz que ele é filho de Thomas Wayne. Thomas diz que isso é uma mentira e que Arthur é filho de um relacionamento abusivo da mãe com um homem que batia nela e na criança.

Arthur encontra em Arkham documentos que “comprovam” a internação da mãe. Mas em se tratando de Thomas Wayne, o homem mais poderoso de Gotham, estes documentos podem muito bem ter sido forjados.

Trata-se de um filme sobre um “falso Coringa”?

Se a primeira pergunta deste texto foi levada em consideração e toda a história se passa na cabeça de Arthur, então o que temos no final das contas é um filme sobre um FALSO Coringa. Um filme sobre um Coringa que não existe. O que por si só já seria incrível: um filme sobre um personagem que na verdade não tem o personagem.

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s