5 roteiros e tramas que Hollywood usou até a exaustão (tradução do site da Empire)

(post original do site da Empire traduzido/adaptado por Flávio St Jayme)
1. O Executivo modelo
A trama: executivo cansado de sua própria vida descobre a duras penas o que é realmente importante.
Exemplos: Um Homem de Família (foto), O Mentiroso, Minhas adoráveis Ex-Namoradas, Uma Linda Mulher, Hook, A Verdade Nua e Crua, Um Bom Ano, Recém Chegada.
Caso típico: nosso herói é um competente e trabalhador executivo que passa cada minuto do seu dia no escritório. Pode até ter um interesse amoroso, mas não lhe dá atenção. Até que um dia uma fada madrinha / misterioso acidente vem e muda tudo isso. Antes que a gente perceba, nosso herói joga seu BlackBarry longe para passar o dia com seu novo(a) amigo(a) filosofando sobre a vida e conhecendo suas adoráveis crianças. Vem com abraços carinhosos, bichinhos e promessa de felicidade futura.
A exceção: A Christmas Carol (Os Fantasmas de Scrooge, original de 1951)
2. O wannabe
A trama: personagem deslocado aprende a se enturmar e ao mesmo tempo aprende a importância de ser ele mesmo.
Exemplos: Nunca Fui Beijada (foto), High School Musical, Camp Rock, Diários da Princesa, Madagascar 2, Monstros Vs. Alienígenas, O Espanta Tubarões.
Caso típico: é provável que nosso herói seja um adolescente que acabou de se mudar para uma nova cidade ou escola. Verá que o importante não é agir como um grupo inicial age, mas respeitar seus amigos de verdade. A mensagem é “seja você mesmo”.
A exceção: Meninas Malvadas e O Diabo Veste Prada (não é exatamente diferente, mas termina de forma diferente dos demais).
3. O grande mentiroso
A trama: personagem mente sobre alguma coisa para conseguir um cara ou uma garota. Se apaixona, é descoberto e imediatamente largado. No fim, ganha o cara ou a garota de novo.
Exemplos: Penetras Bons de Bico, Como Perder um Cara em Dez Dias, Encontro de Amor, O Segredo do Meu Sucesso, Ela é Demais, 10 Coisas Que eu Odeio em Você (foto).
Caso típico: começa com um mal entendido engraçado. Logo, nosso herói vê as vantagens da confusão e resolve manter a mentira. Eventualmente a verdade vem a tona e o(a) companheiro(a) cai fora. O herói sofre um pouco e, ou a cara metade descobre que a mentira não era tão feia assim ou nosso herói batalha para ganhar a cara metade de volta. Moral da história: a mentira vai te levar ao amor da sua vida, mas em algum momento você vai ter que dizer a verdade.
A exceção: Quanto Mais Quente Melhor
4. O Peixe-fora d’água
A trama: personagem deslocado ensina sua nova comunidade a respeitá-lo como ele verdadeiramente é.
Exemplos: Crocodilo Dundee, Lilo & Stitch, Carros, O Que uma Garota Quer, Encantada, Quero Ser Grande, Legalmente Loira, Kate & Leopold (foto), Babe, Miss Simpatia, Mudança de Hábito.
Caso típico: nosso herói é apresentado a um novo universo. Depois de anos em Las Vegas / século XIX / um chiqueiro, eles se vêem em um convento / no século XXI / um celeiro e vêem como as coisas por lá são diferentes. Ele faz algumas ofertas para se enturmar e conhece as maravilhas do novo modo de vida.
A exceção: Edward Mãos de Tesoura
5. Os rejeitados
A trama: grupo de “rejeitados” acaba descobrindo no final das contas que é melhor que o grupo de favoritos.
Exemplos: A Vingança dos Nerds, Mudança de Hábito 2, Golpe Baixo, As Apimentadas, Ela e os Caras, Garra de Campeões, A Casa das Coelhinhas.
Caso típico: não é a história dos rejeitados que realmente conseguem fazer algo bem feito (como em Vida de Inseto), mas o caso específico em que os rejeitados triunfam sobre uma equipe realmente melhor e mais bem treinada. É extremamente comum em filmes de esporte. Nosso herói é geralmente um treinador ou professor inspirados que vê na turma de rebeldes futuras estrelas. A turma de rejeitados se une então para formar um time campeão.
A exceção: Dodgeball – Com a Bola Toda
6. A corrida pelo amor
A trama: a corrida pelo amor
Exemplos: Simplesmente Amor, Um Lugar Chamado Notting Hill, A Proposta, Uma Linda Mulher, Hary e Sally – Feitos Um Para o Outro, O Diário de Bridget Jones, Kate & Leopold, Splash – Uma Sereia em Minha Vida, Doce Lar, Sintonia de Amor, O Melhor Amigo da Noiva (foto), O Casamento do Meu Melhor Amigo.
Caso típico: não se trata de uma história para um filme todo, mas de uma cena repetida milhares de vezes. É assim: nosso herói finalmente percebe que é perdidamente apaixonado por aquela(o) garota(o). Mas o tempo está se esgotando! Nosso herói deve cruzar a cidade/país antes que seu amor se vá para sempre.Ou talvez não, já que muitas vezes o amor não está indo a lugar algum… Existe uma boa chance de nosso herói estar vestido inapropriadamente para a ocasião e 100% de chances dele estar muito suado quando chegar, não que suas caras-metades se importem.
A exceção: A Primeira Noite de um Homem.

Um comentário em “5 roteiros e tramas que Hollywood usou até a exaustão (tradução do site da Empire)

Adicione o seu

Deixe um comentário

Acima ↑