Meia Noite em Paris

Escrever sobre Meia Noite em Paris só faz de mim mais um. Milhões de pessoas ao redor do mundo desde o Festival de Cannes estão enlouquecidas para ver o novo filme de Woody Allen em sua fase volta ao mundo. Então não reclame se eu estiver repetindo opiniões, ok?
É impossível captar o todo do filme sem se conhecer as referências. Algumas delas pelo menos. Se você não sabe quem são Scott Fitzgerald, Ernest Hemingway, Cole Porter, Luis Buñuel, Matisse ou Gertrude Stein, verá o filme como um romance surrealista (Dalí também está lá), onde um cara com uma noiva mala vai parar na Paris dos anos 20 e se apaixona por uma linda garota. Se você conhece estas figuras, vai ser um dos poucos a rir no cinema em momentos como quando o personagem é apresentado a Scott Fitzgerald ao som de Cole Porter ao piano cantando “let’s do it…. let’s fall in love….”.
Ok, confesso que eu mesmo não conheço a fundo estes ícones culturais e boêmios. Tentei ler Hemingway e detestei. Adoro as musicas de Cole Porter (e o filme De-Lovely), nunca vi nada do Buñuel e acho o Dalí um louco, mas criativo. Mesmo assim consegui me divertir com as piadas internas do filme.
O mais marcante pra mim, no entanto, foi o fato de Woody Allen conseguir transformar Owen Wilson em… Woody Allen! Em alguns momentos, Wilson chega a falar com a mesma voz do diretor, chega a ser assustador até.
Mas Meia Noite em Paris não supera a maravilha que foi Match Point, o primeiro filme da fase turista e ainda o melhor. Sua verborragia incessante (marca registrada de Allen), seu personagem-espelho, fazem dele um legítimo Woody Allen, mas nada impressionante. Acho que ainda gosto mais do fraco Vicky Cristina Barcelona, ainda que nele Allen diga “queria ser Almodóvar”…, mas assim como em Barcelona, Paris é linda sob os olhos do americano (e sob os olhos de quem não seria???).
Um texto bem bacana e explicativo sobre as referências do filme pode ser lido aqui.

PS: este filme será resenhado por mim no Guia da Semana em breve, num texto mais complexo, informativo e talvez com uma outra opinião…. nunca se sabe…
PS2: Como Michael Sheen é bom, não????

Deixe um comentário

Acima ↑