Nossa relação com a fotografia mudou muito desde sua invenção. Hoje ela não apenas registra aquele momento especial, mas nos ajuda a compartilhar com amigos nossos gostos, o lugar onde estamos, nossas impressões do mundo e nossa liberdade artística. Então, inspirado no projeto Instagramopolis, a iniciativa Curitagram propõe uma exposição colaborativa e interativa de fotos.
Sob a coordenação do empresário e artista plástico Flávio St Jayme e da fotógrafa Mariana Lima e a partir da colaboração de internautas de Curitiba, será realizada uma exposição virtual e física de fotografias tiradas e compartilhadas com o aplicativo Instagram, com aparelhos de celular com o sistema operacional Android e iPhones.
Qualquer um poderá enviar sua foto, de qualquer tema. Então serão selecionadas, por uma comissão julgadora, 50 fotos para a exposição e impressão de mini-catálogos com distribuição gratuita.
O projeto Instagramopolis surgiu em Florianópolis inicialmente com o intuito de divertir, de reunir pessoas amantes de fotografia e foi crescendo até tomar a proporção de uma exposição fotográfica e ação coletiva. Tendo-o como fonte, pretendemos criar em Curitiba um movimento semelhante, onde as pessoas sejam levadas a participar pelo simples amor à fotografia e onde o maior prêmio seja a colaboração, interatividade e socialização.
Procurando desvendar o artista presente em cada um de nós e como numa brincadeira de criança, onde brincar é coisa séria, o projeto visa principalmente a expressão artística e a liberdade de criação baseando-se somente em único pré-requisito: todas as fotos deverão ser feitas com o aplicativo Instagram.
Como o projeto Curitagram será realizado?
Por intermédio das redes sociais serão criados perfis e grupos para o compartilhamento das fotos. Todos poderão enviar sua foto e compartilhar links com amigos. Nestes grupos as fotos ficarão expostas para apreciação e avaliação de todos.
Num segundo momento 50 fotos serão selecionadas por uma comissão avaliativa para fazer parte da exposição e do mii-catálogo que conterá uma foto por página com o nome do artista responsável. Este catálogo será distribuído gratuitamente aos selecionados e nos pontos dos patrocinadores e apoiadores.
Qual seu objetivo?
O objetivo primordial do projeto é o incentivo à expressão artística de cada um. Valendo-se de seus equipamentos, todos poderão participar expressando-se em uma das formas mais conhecidas e acessíveis de arte.
Clique na imagem no início para ir para a página do projeto no Facebook.

Deixe um comentário