Oscar pra mim sempre foi mais que um prêmio para os melhores do cinema. Um filme, para ganhar o Oscar (na minha cabeça) deveria ser mais que um bom filme, ele deveria TER CARA de Oscar. Ser grandioso, visualmente bonito, com uma boa história, bons atores. Mas acima de tudo ser grande, imponente e ter conquistado o público, como um Titanic ou um Shakespeare Apaixonado (ambos ganhadores de 1998 e 1999 respectivamente).
Não sei se eu sempre estive muito errado ou se a concepção mudou, mas há 10 anos que isso não acontece. São premiados filmes bons sim, mas que não preenchem essas categorias. Olha só: na minha opinião o último ganhador com cara de cinemão foi Gladiador (em 2001). De lá pra cá os vencedores foram filmes mais, digamos, apagadinhos, que por melhor que sejam, no mês seguinte já tinham saído da mente do público. Com exceções, claro. Vou listar aqui abaixo o ano, o ganhador e o que mais tinha cara de cinemão de cada ano, olha só:
Não estou falando dos meus preferidos, ou necessariamente que os que considero “cinemão” são bons. Por exemplo no caso a parte citado acima: o filme com cara de grande era O Curioso Caso de Benjamin Button, mas perdeu por merecer. Um filme que não transmite emoção alguma, perdeu para um com menos panca que era infinitamente melhor (Quem Quer Ser Um Milionário?). O mesmo aconteceu com Avatar. Não que Guerra ao Terror seja melhor, mas haviam indicados bem melhores que o grande na categoria.
Você pode dizer ‘mas o Oscar premia os melhores‘. Ok, pode ser, mas todos sabem que o Oscar é um prêmio da indústria, do mercado. Quem faz o mercado funcionar? O público. Se um filme não conquista o público ele pode até chamar mais atenção depois de um Oscar de melhor filme, mas será logo esquecido.
Seria o mesmo que Ou Tudo Ou Nada, Melhor é Impossível, Gênio Indomável ou Los Angeles Cidade Proibida terem ganhado o Oscar de melhor filme no lugar de Titanic. Qual destes você já viu ou mesmo conhece?
Avatar (novamente) bateu recordes de bilheteria mundo(s) afora e é o filme mais visto da história (seguido de Titanic, ambos do diretor James Cameron e que guardam suas semelhanças). Quantas pessoas viram Guerra ao Terror? O mesmo com as duas primeiras partes de O Senhor dos Anéis, Moulin Rouge, O Segredo de Brokeback Mountain, Bastardos Inglórios, A Origem, Cisne Negro e Hugo Cabret. Agora responda: quantos dos ganhadores você viu (ou sequer conhece)? Você, leitor comum que não é aficionado por cinema, assistiu O Discurso do Rei, O Artista, Guerra ao Terror, Onde Os Fracos Não Têm Vez ou Os Infiltrados? Só pra saber.


Deixe um comentário