O Oscar em 3D

Estava eu aqui pensando… nos últimos anos a categoria de melhor filme teve indicados em 3D. Desde 2010 na verdade, 4 anos já. Nenhum deles ganhou, é verdade, mas isso pode ser um sinal de que sim, a tecnologia chegou para ficar (quando bem aplicada, obviamente). Analisemos:

2010
Indicados em 3D: Avatar e Up
Avatar ganhou: direção de arte, fotografia e efeitos visuais
Up ganhou: trilha sonora e animação

2011
Toy Story 3
Ganhou: melhor canção e animação

2012
A Invenção de Hugo Cabret
Ganhou: direção de arte, fotografia, edição de som, mixagem de som e efeitos visuais

2013
As Aventuras de Pi

Indicados de efeitos visuais: As Aventuras de Pi, O Hobbit, Os Vingadores, Prometheus,  Branca de Neve e o Caçador

Como o Oscar acontece hoje a noite ainda não posso dizer que Pi já ganhou alguma coisa, mas analisando os anos anteriores, a não ser nos casos das animações, os prêmios de fotografia, direção de arte e efeitos visuais são praticamente certos. Os dois concorrentes anteriores (2010-Avatar, 2012-Hugo) levaram nas três categorias. Merecidamente, é claro.
Às vezes o filme não está indicado a categoria principal, mas seu 3D lhe rende prêmios (ou indicações) nas categorias técnicas:

2010 – Direção de arte
Alice no País das Maravilhas. Único indicado em 3D na categoria e ganhou. Também ganhou figurino.

2011 – Efeitos visuais
A Origem. Não é em 3D, mas passou no IMAX. Ou seja: nova tecnologia.

Mas daí ficam algumas conclusões: não basta ser em 3D para estar ali. Alguns filmes que usaram o 3D de maneira porca não passam nem perto do Oscar.
Tecnicamente, os indicados são nada menos que perfeitos. Este ano, Pi é simplesmente excepcional no uso do 3D e nos efeitos visuais (Richard Parker que o diga).
Então, além de estar torcendo, estou com quase certeza que levará. Vejamos seus concorrentes nestas 3 categorias:

Fotografia:
Anna Karenina
Django Livre
As Aventuras de Pi
Lincoln
Operação Skyfall

Direção de arte:
Anna Karenina
O Hobbit
Os Miseráveis
As Aventuras de Pi
Lincoln

Efeitos visuais:
O Hobbit
As Aventuras de Pi
Os Vingadores
Prometheus
Branca de Neve e o Caçador

Ou seja: nos últimos anos os filmes em 3D levaram. Além disso faz tempo que filmes históricos não levam de fotografia (com exceção de Hugo, que era em 3D). O último foi Sangue Negro em 2008; e filmes de ação nem se fala, o último foi em 2004 (Mestre dos Mares). Ponto para Pi em fotografia.
No caso de direção de arte, o último de época também foi em 2008 (Sweeney Todd) e 2007 a última fantasia (O Labirinto do Fauno). Ou seja, Pi novamente na frente.
E nos efeitos visuais? Aqui todos os indicados passaram nos cinemas em 3D. Os três Senhor dos Anéis já  ganharam em anos passados, o que pode ir contra Pi, já que O Hobbit está no páreo. Filmes de ação também têm tradição: A Origem (2011) foi o último a levar na categoria. Antes dele Piratas do Caribe 3, King Kong, Homem Aranha 2 e Matrix levaram na década de 2010. Essa talvez seja a categoria que Pi mais tem reais concorrentes, mas ainda assim em 2010 Avatar levou e ano passado Hugo, ambos em 3D. Acho que aqui, com exceção de Branca de Neve os demais merecem, mas acho que torço para O Hobbit, pra levar pelo menos uma estatueta. Se bem que daqui uns anos poderiam dar um Oscar honorário  pequenininho e de pés peludos pra saga toda, como fizeram com A Branca de Neve…

Deixe um comentário

Acima ↑