A polêmica do momento: Ben Affleck é o novo Batman

Foi anunciada ontem a noite pela Warner Bros a escolha do ator que viverá o Batman no filme (ainda sem título) que reunirá Batman e Superman (veja o post AQUI). E o anuncio causou revolta.

batman8
Montagem do site Veja SP de Ben Affleck no figurino já usado por Batman

Enlouquecidos, nerds fãs de quadrinhos do mundo todo já assinam petições e fazem memes (eles adoram fazer memes) sobre a escolha. Até o momento da publicação deste texto mais de 6 mil assinaturas já tinham sido registradas na petição online contra a escolha do ator. Escolhas anteriores que agradavam mais os fãs, como Ryan Gosling, de Drive (2011) e Tudo Pelo Poder(2011), ou Josh Brolin, de Onde os Fracos Não Têm Vez (2007) foram deixadas de lado.

De acordo com o abaixo-assinado, “a capacidade de atuação (de Affleck) não chega perto de fazer um Bruce Wayne verossímil e ele não fará justiça ao papel. Ele não tem a forma física nem é intimidante o suficiente para o papel de Batman. A sua versão do Demolidor foi terrível e ele não é astro de ação. Por favor, encontrem outra pessoa”.

“Ben Affleck como Batman é a pior escolha desde Ben Affleck como Demolidor”, opiniou alguém no Twitter, lembrando sua primeira interpretação de um super-herói, em 2003 – Affleck vestiria depois o uniforme do Super-Homem em Hollywoodland, filme em que faz o papel do ator George Reeves, o rosto do homem de aço na série de TV da década de 50.

O diretor Kevin Smith, que dirigiu Affleck em filmes como Dogma, foi um dos famosos que comentaram a escalação: “Ben Affleck é o novo Batman! Sabe o que isso significa? Que eu já vi o Batman pelado”, comemorou. E vale lembrar que Val Kilmer e George Clooney já interpretaram o herói.

O que estes nerds fãs se esquecem é da evidente evolução de Affleck desde Demolidor. De lá pra cá o cara fez pelo menos 2 filmes que ganharam a crítica: Atração Perigosa (que ganhou 9 prêmios) e Argo (ganhador de SESSENTA E DOIS PRÊMIOS, incluindo 3 Oscars: de melhor filme de 2013, edição e roteiro adaptado). Vale sempre lembrar que Argo foi escrito, dirigido e estrelado por Affleck.

Então por quê a revolta? Ninguém sabe. A justificativa é que ele não é competente para ser Bruce Wayne porque ERA um ator ruim. Mas Affleck, contrariando todas as apostas já provou que evoluir é possível.

Pouca gente deve se lembrar, mas em 2006, quando Christopher Nolan anunciou que Heath Ledger seria o novo Coringa, uma enxurrada de protestos varreu a internet. Que ele era gay (por causa de seu filme anterior, Brockebak Mountain), que ele não tinha capacidade para o papel e muitas outras coisas. E afirmar que detestava filmes de super-herói não ajudou.

ledger
Publicação do site do Estadão de agosto de 2006

Mas a gente sabe qual foi o resultado: Ledger se tornou um ícone, transformou o personagem em clássico (ainda mais do que já tinha feito Jack Nicholson) e criou uma criatura tão real que teve gente dizendo que ele estava possuído ao atuar. E literalmente deu a vida pelo papel. Acabou ganhando um Oscar póstumo.

Mas os protestos continuam, mesmo com o anuncio ainda recente. Ainda bem que tem gente defendendo também: o Yahoo listou 5 motivos do porquê Ben Affleck é uma boa escolha (já citados neste texto) e no facebook também tem gente defendendo:

face

O fato é que isso tudo só aumenta o burburinho em cima de um filme que ainda vai levar dois anos pra estrear nos cinemas. A Warner Bros agradece e eu do lado de cá duvido muito que os nerds fãs deixarão de ir ao cinema pra conferir o encontro histórico entre o maior super herói de todos e o Superman 😛

MEMEBATMAN

Com informações do Yahoo, Estadão, Omelete, Veja e IMDB.

Deixe um comentário

Acima ↑