Mudanças no Facebook para priorizar qualidade e destacar o que você quer

O Facebook anunciou nesta sexta-feira (23) que uma nova abordagem, baseada em algoritmos que interpretam melhor a relevância de alguma determinada publicação para o usuário, está sendo desenvolvida em seu feed de notícias. Em comunicado oficial, a empresa detalhou as novidades que afetam principalmente as páginas de fãs e seus posts populares.

Facebook quer melhorar exibição de conteúdo no feed (Foto: Divulgação)
Facebook quer melhorar exibição de conteúdo no feed (Foto: Divulgação)

Os principais afetados pelo novo algoritmo são as marcas e os administradores de páginas de fãs. Com o novo método de categorização de posts, será possível garantir que o conteúdo das páginas que os usuários curtem seja o mais interessante para eles. O processo ainda está sendo moldado pelo Facebook, mas os primeiros passos já foram dados pela rede.

“Embora o objetivo do Feed de Notícias seja mostrar publicações de alta qualidade para as pessoas, nós queríamos entender melhor o significado de alta qualidade. Para isso, decidimos desenvolver um novo algoritmo para atuar dentro do Feed de Notícias. Para desenvolvê-lo, consultamos primeiramente milhares de usuários a fim de entender os fatores que tornam um post de uma Página um conteúdo de alta qualidade”, explicou a rede social.

Levando em conta os resultados do estudo, o Facebook iniciou o desenvolvimento do novo sistema de identificação de conteúdo. A ferramenta utiliza, ao todo, mais de mil fatores diferentes, como frequência de classificação de qualidade, nível de informações do perfil da página, tamanho da base de fãs e de suas interações, entre outras comparações.

Artigos de qualidade no topo do feed no Facebook

A grande ideia é filtrar posts que são exibidos nos feeds de cada usuário e colocar no topo dos feeds os chamados artigos “de qualidade”. Para ajudar nisso, o Facebook criou uma ferramenta de classificação de conteúdo. Os resultados nas avaliações foram muito positivos e isso animou os diretores da rede social. Porém, o conceito de qualidade ainda é confuso.

“Ao mostrar um conteúdo considerado de alta qualidade na parte superior do Feed, vimos um aumento significativo nas interações (comentários, curtidas e compartilhamentos) por esses usuários em teste. Essas pessoas do grupo de teste também ocultaram menos histórias de maneira geral. Estes resultados mostram que essa mudança apresenta mais qualidade a mais pessoas, além de histórias mais interessantes das páginas que eles estão conectados”, diz a nota oficial.

Segundo a própria rede social, mudanças no algoritmo serão constantes, sempre com o intuito de tornar a filtragem de conteúdo mais eficiente. As novidades desta nova atualização serão oferecidas para todos os usuários do Facebook no mundo já nas próximas semanas.

Sobre a interface

A nova interface traz mudanças significativas no que diz respeito à organização do conteúdo compartilhado, com a unificação do layout de todas as plataformas. A experiência do usuário ao navegar na página usando o browser ou através do aplicativo deverá ser a mesma.

Confira abaixo as principais mudanças e compare o visual do Facebook novo com o antigo:

Feed de notícias

As atualizações no 'feed de notícias' foram agrupadas por categoria. (Foto: Reprodução) (Foto: Reprodução)
As atualizações no ‘feed de notícias’ foram agrupadas por categoria. (Foto: Reprodução) (Foto: Reprodução)

Entre as novidades, o Feed de notícias recebeu uma atenção especial pela equipe de desenvolvimento do Facebook. Agora ficou mais fácil de acompanhar as atualizações de conteúdo que realmente interessam ao usuário.

O 'feed de notícias' anterior do Facebook. (Foto: Reprodução)
O ‘feed de notícias’ anterior do Facebook. (Foto: Reprodução)

O conteúdo definido que é filtrado e organizado em categorias agora também possui uma contagem de novas postagens, sendo exibido no lugar do espaço que era destinado a exibição das últimas atualizações.

Reposicionamento do chat

Agora o chat está no lado esquerdo da página. (Foto: Reprodução)
Agora o chat está no lado esquerdo da página. (Foto: Reprodução)

O chat (messenger), que antes era exibido no canto direto, logo abaixo das atualizações do Feed de notícias, agora está posicionado no canto esquerdo, juntamente com os Favoritos. A exibição de contatos que estiverem conectados será logo abaixo. Ao que parece, o objetivo foi  simplificar o acesso aos recursos da página, concentrando-os num um único local e destacá-los numa barra com uma cor totalmente diferente do tema em azul do Facebook e destinar uma área maior no lado direito para a exibição de publicidade.

Destaque para fotos e vídeos
Com a atualização, as fotos e vídeos postadas no mural receberão uma posição de destaque, as suas dimensões também aumentaram, se disponíveis, as informações de baseadas em geolocalização também serão exibidas com a legenda e comentários.

Conforme as postagens forem se destacando através de “curtidas” e compartilhamento, a miniatura da imagens dos amigos será exibida ao lado da foto ou vídeo publicado. Na versão anterior, havia apenas uma contagem e para que o autor do post pudesse conferir que interagiu, era preciso um clique a mais sobre o indicador da contagem.

Melhorias nas mensagens de notificação

[notificacoes.jpg 620X307]As notificações na página se parecem muito com as exibidas em aplicativos nos dispositivos móveis. (Foto: Reprodução)
As notificações na página se parecem muito com as exibidas em aplicativos nos dispositivos móveis. (Foto: Reprodução)

As notificações na página agora receberam comportamento idêntico ao do aplicativo para dispositivos móveis, o que reforça o objetivo já mencionado de unificar a experiência de navegação na página.

Notificações do Facebook no formato antigo. (Foto: Reprodução)
Notificações do Facebook no formato antigo. (Foto: Reprodução)

Busca

Novo campo de buscas do facebook dá espaço para a 'busca social'. (Foto: Reprodução)
Novo campo de buscas do facebook dá espaço para a ‘busca social’. (Foto: Reprodução)

A busca padrão agora dá mais espaço para a busca social anunciada anteriormente.

Área de busca anterior do facebook. (Foto: Reprodução)
Área de busca anterior do facebook. (Foto: Reprodução)

Eventos
Após as mudanças anunciadas pelo Facebook, um grupo de estudantes da Áustria revelou que todos os eventos que usuário participou no passado agora começaram a aparecer no seu perfil.

Novo formato do Facebook lista eventos antigos dos quais o usuário participou. (Foto: Reprodução)
Novo formato do Facebook lista eventos antigos dos quais o usuário participou. (Foto: Reprodução)

Segundo testes do grupo, chamado “europe-v-facebook”, mesmo eventos dos quais os usuários participaram no passado começaram a aparecer no perfil. “Por exemplo, participar de uma demonstração de partidos políticos, que pode levar a conclusões sobre a orientação sexual ou política do usuário, podem ser acessada centralmente”, disse Max Schrems, porta-voz do grupo.

Conforme Schrems, o Facebook já começou a revisar o problema. “Enviamos as imagens para o Facebook. Por telefone, eles pareceram surpresos que os dados estavam acessíveis, mas destacaram que esses dados se referem apenas a eventos públicos como festas ou manifestações, não eventos privados”.

Formato anterior da área 'Eventos' no Facebook. (Foto: Reprodução)
Formato anterior da área ‘Eventos’ no Facebook. (Foto: Reprodução)

De acordo com os testes, agora é possível acessar como público eventos marcados apenas para que “amigos de amigos” vejam, independentemente das configurações de privacidade.

O grupo explica que, antes, esses dados já eram acessíveis publicamente, mas não eram fáceis de serem recuperados. “Até agora, eu tinha que olhar cada evento no Facebook para saber se um funcionário tinha ido. Agora, isso está centralizado e você consegue descobrir em um clique. O Facebook provavelmente irá dizer que isso já era público antes, mas o problema agora é que isso pode ser usado”, explicou Schrems.

Procurado pelo G1, o Facebook esclareceu que “o novo design da Timeline simplesmente permite que as pessoas vejam informações sobre eventos públicos para os quais foram convidadas em seu círculo social. E quem quer esconder essa informação pode facilmente fazê-lo alterando as configurações de sua linha do tempo ou em seu registro de atividades”.

Siga o Pausa Dramática no Facebook.

Com informações do G1 e Techtudo

Deixe um comentário

Acima ↑