As bilheterias do verão americano registraram neste ano as maiores arrecadações da história, superiores a U$ 4,6 bilhões. Esse marco se deveu a excelentes performances de‘Homem de Ferro 3′, ‘Meu Malvado Favorito 2′ e outros arrasa-quarteirões garantidos, assim como algumas surpresas.
Comparando com o mesmo período de 2012, houve um aumento de 8%. O recorde anterior, de U$ 4,4 bilhões, pertencia a 2011, que contou com pesos-pesados como ‘Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1′, ‘Transformers: O Lado Oculto da Lua’ e ‘A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 1′. Nenhum destes, no entanto, alcançou os U$ 400 milhões.
Vale apontar que, nos primeiros meses, as bilheterias estavam muito inferiores às do ano passado. Atualmente, a renda total nos cinemas americanos é de U$ 7,6 bilhões. O recorde anual é de 2009, que foi encabeçado pelo inigualável fenômeno de ‘Avatar’ e totalizou quase U$ 10,6 bilhões.
Em 2013, ‘Homem de Ferro 3′ liderou, com U$ 408,8 milhões. ‘Meu Malvado Favorito 2′ não ficou muito atrás, rendendo U$ 355,6 milhões até o fim da temporada de verão, marcado pelo feriado do Dia do Trabalho – neste ano, a data foi 2/9.
O Top 5 ainda incluiu ‘O Homem de Aço’, com U$ 290,3 milhões, ‘Universidade Monstros’, com U$ 263,4 milhões, e ‘Velozes % Furiosos 6′, com U$ 238,6 milhões.
Entre os filmes que tiveram performances surpreendentes, três deles figuraram na lista das dez maiores bilheterias do ano.
Apesar de sua produção conturbada e de um orçamento estourado que chegou a U$ 190 milhões (mais de U$ 200 milhões, segundo algumas fontes), ‘Guerra Mundial Z’ superou todas as expectativas e alcançou U$ 200,2 milhões, tornando-se o maior sucesso da carreira do astro Brad Pitt.
Em 9º lugar, ‘O Grande Gatsby’ arrecadou U$ 144,8 milhões, de longe a maior bilheteria da carreira do diretor Baz Luhrmann.
Logo em seguida, ‘Invocação do Mal’ rendeu U$ 134,1 milhões após registrar a maior estreia para um filme de terror original e seguir com vários ótimos fins de semana. Sua bilheteria garantiu um lugar no Top 5 do gênero. E proporcionalmente foi o filme mais lucrativo do ano, já que oficialmente custou 20 milhões de dólares.
Confira o Top 10 das bilheterias do verão de 2013 (valores em milhões de dólares):
Vi lá no CinePop


Deixe um comentário