Em maio de 2012 teve início em Curitiba o projeto Curitagram. O jornalista Flávio St Jayme trouxe a ideia de Florianópolis e convidou a fotógrafa Mariana Lima para, junto com ele, organizar a coisa em Curitiba. Era simples: qualquer pessoa poderia fotografar a cidade e postar sua foto no Instagram. Estas fotos seriam julgadas por uma comissão feita por jornalistas, fotógrafos e designers e 50 delas seriam eleitas para uma exposição física.
Duas edições do Curitagram aconteceram entre 2012 e 2013 com 100 fotos expostas, bate papos, sorteios e uma ótima participação. No último fim de semana aconteceu na cidade a Corrente Curtural: diversos shows e atividades culturais espalhados por diversos pontos de Curitiba. Então o Curitagram resolveu fazer parte disso. De posse das 100 fotos expostas, os organizadores e alguns amigos saíram espalhando as fotos pelo centro da cidade. O resultado: em diversos pontos importantes de Curitiba como Praça da Espanha, Praça Osório, Rua XV, Largo da Ordem, as fotos do Curitagram foram coladas em postes, bancos, orelhões, muros e árvores. Sempre tomando o cuidado de não danificar nenhum local.
Na segunda feira muitas das fotos já não estavam mais onde foram coladas e poucos foram os registros feitos da ação. Mas ficou a realização de ver um projeto que começou pequeno e sem muitas pretensões literalmente ir da tela do celular pras ruas, render reportagens em jornais e TV e ser copiado (sem autorização).
Veja aqui alguns registros das fotos espalhadas por Curitiba:







Clique AQUI ou AQUI (segunda edição) para saber mais sobre o Curitagram
Deixe um comentário