Você está lá, super tranquilo vendo aquele filme bacana e de repente…. PÁ! Descobre que estava sendo enganado o tempo todo!!
Dá uma raivinha, principalmente pelo fato de você não ter percebido antes. Mas geralmente a coisa é tão legal que você nem se importa. Vou me ater aqui a filmes recentes pra não ter que incluir coisas demais como Psicose ou Um Corpo Que Cai.
ATENÇÃO: ESTE POST CONTÉM SPOILERS! ENTÃO SE VOCÊ NÃO VIU OS FILMES E NÃO QUER SABER OS FINAIS, NÃO LEIA!!
O Vidente
O personagem principal (Nicolas Cage) é um vidente que prevê o futuro de muitas ocasiões. Então não devíamos nos surpreender que depois da metade do filme tudo o que se desenvolve na tela não está realmente acontecendo, mas é uma visão do protagonista do que pode acontecer.
A Saga Crepúsculo: Amanhecer parte 2
Assim como em O Vidente, uma personagem do filme prevê o futuro. Numa cena de batalha, cabeças rolam, vampiros morrem, o chão se abre e… a gente descobre que nada daquilo aconteceu! Ela só estava tendo uma visão do futuro. Humpf!
A Cabana
Filmes de jovens presos em uma cabana e sendo atacados por monstros ou espíritos existem às pencas. Mas A Cabana vai além: os jovens estão na verdade presos em uma espécie de reality show do diabo, onde somente um irá sobreviver e as ameaças são escolhidas por uma ordem lógica.
A Órfã
Uma família adota uma menina problemática. Pouco a pouco a menina vai fazendo maldades e envolvendo e seduzindo o pai. No final a gente descobre que na verdade a menina é uma mulher de 3o anos com problemas de crescimento.
Os Outros
Um dos melhores do gênero. Uma mulher mora com os dois filhos e um casal de velhos como empregados em uma casa enorme. As crianças não podem ser expostas à luz. Muito suspense paira no ar. As crianças começam a ver vultos estranhos. Daí a gente descobre que na verdade quem estava morto e assombrando os outros eram os protagonistas. Ou seja: eles são fantasmas e estão mortos desde o começo do filme.
O Sexto Sentido
Um psiquiatra cuida de crianças problemáticas. Um dia ele é atacado e a partir daí ele passa a atender somente um menino que “vê gente morta”. Não é tão difícil de perceber a pegadinha, mas a gente não percebe até o final do filme que o psiquiatra na verdade morreu no ataque e a partir dali é mais um fantasma que assombra o menino.
Vidas em Jogo
Do mesmo diretor de Seven, Vidas em Jogo conta a história de um cara que de repente começa a ver sua vida virar de cabeça pra baixo. Coisas estranhas, golpes, perseguições, tiroteios. Sua vidinha pacata vira uma loucura. Daí no final a quente descobre que… era tudo um jogo!!
Identidade
Várias pessoas aparentemente desconhecidas entre si se encontram presas em um hotel de beira de estrada durante uma tempestade. Uma a uma elas vão morrendo assassinadas por um assassino misterioso. No final o que a gente descobre? Que essas pessoas são na verdade múltiplas personalidades de uma delas, que as está eliminando aos poucos num tratamento mental.
Ilha do Medo
Um oficial do exercito vai até um hospital psiquiátrico para investigar um assassinato e um desparecimento de um assassino que possivelmente fugiu dali e pode estar pelas redondezas. No fim a gente descobre que tudo isso não passa de fantasia da cabeça dele e que na verdade ele é um dos loucos internados no hospital.
Clube da Luta
Esse todo mundo conhece né? Um cara com uma vidinha pacata e sem graça conhece um estranho que lhe apresenta o famoso “Clube da Luta”, um lugar onde os homens vão para extravasar suas frustrações e brigar. Mas que todo mundo ficou pasmo quando descobriu que o tal estranho era na verdade uma personalidade inventada pelo protagonista, isso com certeza!
Uma Mente Brilhante
Nash é m matemático brilhante e esquizofrênico com problemas de relacionamento. Ele tem apenas um amigo, que o ajuda nas horas mais difíceis, mas que parece ser completamente diferente dele. Este amigo possui uma sobrinha pequena. O filme se desenrola nas décadas de 50, 60 e 70 e quando Nash percebe, no final do filme, que a sobrinha do amigo não envelheceu durante as três décadas é também quando a gente percebe que na verdade os dois são criações da mente do matemático e nunca existiram de verdade.
O Terceiro Olho
Um jovem acorda em uma cama de hospital e é informado que morreu e foi ressuscitado, porém que apresentará perda de memória para alguns fatos recentes. Ele se lembra de estar em 2000, porém o médico lhe informa que está em 2002. Durante o filme o protagonista vai lembrando de fatos e informações aleatórios, aparentemente sobre estes dois anos. Só que na verdade ele não foi ressuscitado e está sim, morto, revendo fatos importantes de sua vida em looping eterno. E isso a gente só descobre no final.
A Vila
A Vila é do mesmo diretor de O Sexto Sentido. E talvez o outro único filme realmente bom em seu currículo. Uma vila perdida no tempo habita diversas famílias. Dentre eles há uma jovem cega, um rapaz com problemas mentais e um outro autista. A vila possui suas próprias regras e diz-se que numa floresta próxima existe um monstro e por isso ninguém deve entrar na mata. Este eu matei o final no comecinho já, mas pra muita gente, descobrir que a tal vila está nos dias de hoje escondida dentro de uma reserva ambiental foi um choque e tanto.
** Agradecimentos a Wemerson Damasio e Waldir Segundo por algumas das sugestões da lista













Eu assisti boa parte destes filmes e o que me encantou em todos foi exatamente este fator surpresa… adorei!