Uma boa opção para os homens não passarem tanto calor nesta época do ano são as sandálias, os primeiros calçados da história da humanidade. Elas apareceram por volta de 10 mil a.C; como explica o Dicionário de Moda, de Marcos Sabino. Desde o princípio, quando eram feitas com couro e tiras de papiro, elas evoluíram muito e atualmente podem ser combinadas com looks elegantes, versáteis e modernos. Com conforto e praticidade similar à de um chinelo, o calçado é apresentado com detalhes diferentes a cada nova coleção, não deixando o design estacionado no estilo franciscano.
De acordo com o designer de sapatos potiguar radicado em Pernambuco Jailson Marcos, que criou peças para desfiles como o de Ronaldo Fraga no São Paulo Fashion Week e de Melk Z-da no Fashion Rio “é preciso levar em conta duas coisas na hora de escolher uma sandália: o conforto e a originalidade – que pode ser com relação ao formato ou à construção”, diz.
Marcos acredita que antigas regras que restringiam o uso de sandálias e diziam que elas não combinavam com determinadas ocasiões se tornaram relativas. “Tem muito a ver com a atitude de quem as usa. Você pode combiná-la com um blazer e estar muito fashion. Minha dica é optar por uma sandália mais fechada, algo como uma alpargata”, diz. A estilista Edna Machado afirma que este preconceito com relação ao uso acaba no momento em que se valoriza o calçado com design e matéria-prima mais requintada. “Você encontra várias opções nas lojas. Os solados mais finos, independentemente de serem de couro ou de borracha, não formam visuais tão rústicos e por isso podem ser usadas em várias ocasiões”, explica Edna.
“Calcei o Wolf Maya na festa que ele deu ao final da Fina Estampa, novela em que atuou e dirigiu em 2011. Ele apareceu de smoking e sandália. Foi o máximo. Mas alerto que para fazer isso é preciso ter atitude!”, diz Marcos. Com relação à ousadia, Edna dá a dica: “Combine a peça com jeans, com alfaiataria. Não se prenda a fazer um look estilo verão na praia, as sandálias também são urbanas!”, explica. Ainda segundo ela, a peça precisa se adequar ao estilo do homem, porque não existe uma receita pronta de tendência para esse calçado. “Se estiver de acordo com o que você trabalha e você não precisa se apresentar com roupas tão formais, é permitido usar sandálias”, decreta. Mas nunca esqueça de um detalhe importante: sandálias e chinelos são coisas diferentes. Chinelos de dedo de borracha tipo Havaianas, só na praia.
Vi lá na Gazeta do Povo






Deixe um comentário