Se você se incomoda de perder conteúdo no facebook por não estar assinando os canais certos, o site veio em sua ajuda: o Paper é um leitor de notícias que trará conteúdo de diversas fontes na tela do facebook. O leitor que funcionará em dispositivos iOS, vai trazer fotos, artigos e notícias de categorias selecionadas pelo usuário, como tecnologia, cultura pop ou economia. O Paper será lançado para o público no dia 3 de fevereiro nos Estados Unidos, o dia seguinte ao aniversário de 10 anos do facebook.
O aplicativo é parte da estratégia da marca de se tornar o “portal inicial” de seus usuários na internet. É do facebook que todos partirão. Seja para conversar, procurar um restaurante ou ler notícias. A rede social já deixou de ser apenas um compartilhamento de fotos e informações pessoais faz algum tempo. O Paper é o primeiro aplicativo saído do Facebook Creative Labs, uma iniciativa para permitir que pequenas empresas trabalhem em conjunto com o facebook, para melhorar cada vez mais a experiência em dispositivos móveis. Segundo Zuckerberg (criador do facebook), a ideia é que estas empresas criem aplicativos que adicionem funções ao aplicativo oficial do facebook, não internamente mas como novas ferramentas. O facebook já lançou o aplicativo depois de algum tempo de experimentações, apresentando o video abaixo:
Como ler no Paper
Quando você faz o download, percebe uma interface nova e reimaginada para o feed de notícias. A parte de cima da tela mostra grandes fotos e vídeos, enquanto a parte de baixo mostra updates de status e links de postagens. Você pode mover para a esquerda para navegar entre as postagens. Clicando em uma delas, a imagem se desdobra em uma animação para tomar a tela toda onde os vídeos iniciam automaticamente. “Pince” outra história e a tela se dobra novamente e você volta ao feed de notícias.
Você pode adicionar seções como “Score” (esportes), “Headlines” (notícias do mundo), “Planet” (natureza), “Enterprise” (negócios), “Exposure” (fotografia), “Flavor” (comida), e “Ideas” (um tema diferente todo dia).
Cada seção combina histórias escolhidas pelos editores do facebook e encontradas pelos algoritmos do Paper que tenham sido postadas publicamente no facebook por um portal, blog, figura pública ou uma pessoa comum. O objetivo não é só compartilhar artigos do New York Times, mas também posts de bloggers competentes e desconhecidos, comentários de marcas e opiniões relevantes. Por enquanto, todos que adicionarem uma seção ao seu Paper verão as mesmas histórias, mas o facebook já considera personalizar as seções para que você possa ver mais sobre assuntos de seu interesse.
O Paper ainda permite que você compartilhe suas próprias histórias. O aprimorado visual do aplicativo dá uma representação quase exata de como ela aparecerá para os outros usuários, para que você não precise se preocupar com que foto será a principal de sua postagem quando ela aparecer para outros usuários.
Conteúdos-surpresa
Normalmente no facebook você só vê posts de seus amigos e páginas que curtiu. Mas num jornal tradicional, existem artigos e notícias que o editor acha que todos podem gostar, mas que você não iria buscar para ler. Você confia no gosto dos editores e dá uma chance para estes artigos e notícias, mesmo que a primeira vista eles não tenham chamado sua atenção. O Paper cria essa opção dentro do facebook: a de surpreender como um jornal impresso, mas na tela de seu celular. Ele pode mostrar conteúdo que você deixou passar e foi “soterrado” em sua tela por outros com muito mais likes. Claro que você se interessa pelo que os seus amigos compartilham, mas nem todos os amigos compartilham coisas da área de seu interesse, não é?
Na página oficial do facebook no… facebook, algumas informações a mais sobre o Paper foram divulgadas, afirmando que o aplicativo torna o ato de contar histórias ainda melhor depois de reimaginado:
- Tudo responde ao seu toque, então você pode pegar ou mover-se entre histórias com movimentos simples e naturais
- Você pode girar seu telefone para explorar fotos em alta resolução e ver detalhes como rostos e closes
- Os vídeos são em tela cheia e com autoplay (rodam automaticamente quando clicados)
- Belas e detalhadas capas tonam fácil escolher entre os artigos e decidir o que você vai ler ou assistir
- Quando você quiser poderá contar sua própria história, e neste momento você saberá exatamente como o seu post vai aparecer para os demais leitores, pois pode ver um preview ao vivo antes de compartilhar
Com informações do TechCrunch




Deixe um comentário