Grandphone Vancouver inova mais uma vez com ação para videoclipe

Em julho de 2012, Fernando Ventura postou no Youtube seu trabalho de TCC. O clipe da música Miss Me viralizou e o que era um simples trabalho de conclusão de curso resultou em um vídeo espetacular que reverenciava 25 clipes famosos do mundo pop, como Thriller de Michael Jackson, Coffee and TV do Blur ou Losing My Religion do REM.

Sua banda, o Grandphone Vancouver, apresentava não somente um clipe de cair o queixo, mas uma música sentimental e perfeita. A voz de Fernando se encaixava perfeitamente na melodia triste e a banda parecia promissora. Leia AQUI a história do clipe.

Depois do susto inicial, o GV lançou um EP e outra ótima música: Lonely Days. Dava pra perceber que não era apenas uma grande banda, mas que um poderoso cérebro marketeiro guiava as ações do grupo.

Em 16 de maio deste ano, “aparições” de um super herói na cidade de Campina Grande intrigaram a população. Postadas em uma página no facebook, as imagens em forma de fotos mal tiradas e vídeos de câmera de segurança mostravam um homem fantasiado com um uniforme com as cores da bandeira da cidade em ações como salvar mulheres de assaltos. Ligações para rádios e divulgações de imagens começaram a surgir:

“Uma senhora ligou para uma rádio local informando que um homem vestido de super-herói havia impedido que bandidos lhe roubassem no bairro do Zé Pinheiro. Caso à parte, hoje recebemos uma foto tirada de um celular no bairro do Alto Branco, onde um casal presenciou a passagem desta figura excêntrica pelo local por volta das 23h00 desta quinta-feira. Segundo o casal, o homem vestia uma calça amarela, botas e luvas, uma blusa e uma máscara verdes. Ao ser flagrado, o homem saiu correndo”, diz o post. 

Três dias depois, a mesma página publicou um vídeo da câmera de segurança de uma casa que mostrava o “herói” impedindo um assalto a uma mulher no bairro da Conceição. Segundo o administrador da página, Magno Formiga, o vídeo foi assistido quase 15 mil vezes e a foto vista 167 mil vezes até esta sexta-feira (23).

tropeiro video_grandman

A página ainda disse ter recebido uma carta aberta do herói campinense, em que ele afirmava que “numa cidade onde cresce a violência, o medo e o egoísmo, não podemos deixar que a paz, a esperança e o amor ao próximo morram,se não estaremos todos fadados a uma descrença sem fim em nós mesmos, seres humanos”.

No entanto, o herói que aparece nas imagens é apenas um ator. Todas as ações “flagradas” são performances arquitetadas com Fabiano Raposo (o herói, ou Grandman, como ficou conhecido), moradores e amigos da banda: “Todo mundo é ator. A gente tinha um amigo que tinha uma câmera de vigilância que já tinha postado um vídeo verídico nas redes sociais. A gente usou o gancho da verdade para divulgar esse vídeo. E Magno foi nosso braço direito nessa divulgação, foi nosso cúmplice”, explicou o líder do Grandphone Vancouver ao G1, Fernando Ventura, que é vocalista, compositor e pianista da banda.

O objetivo? Além de divulgar a banda, é claro, é angariar votos no Prêmio Multishow na categoria Experimenta, que mostra novidades da música nacional. O clipe de Life is Long Enough, lançado neste dia 23, conta a história de um super-herói aposentado: “A música fala que a vida é longa o suficiente. A gente trabalha com a questão da terceira idade, queria transmitir que é uma idade que você ainda pode fazer algo pela sua vida. O Grandman é um herói aposentado que tem a esposa morta por seu arqui-inimigo e vive uma situação de revanche”, relatou Ventura, e termina com um sugestivo “to be continued…”, demonstrando que a história não acabou ali. Segundo Ventura, o projeto vai continuar em formato de revista em quadrinhos e de jogo para celular. “O espectador vai ser o próprio Grandman no aplicativo”, explicou.

Com informações do G1

 

Deixe um comentário

Acima ↑