Nada melhor que, no dia de hoje em plena movimentação eleitoral por aqui, lembrarmos de alguns filmes que falam justamente sobre eleições:
Eleição
Uma estudante ambiciosa – Reese Whiterspoon – encara a disputa pela presidência do grêmio estudantil como o primeiro passo de sua carreira e faz de tudo para vencer, incluindo um confronto direto com seu professor – Matthew Broderick. bom filme de Alexander Payne, que chegou a ser indicado para o Oscar de roteiro original
Politicamente Incorreto
Warren Beaty é um senador desencantado com a política que planeja seu próprio assassinato durante a campanha eleitoral, arruma uma apólice de seguro milionária e começa a falar o que relamente pensa aos eleitores. uma boa comédia, dirigida pelo próprio Beaty.
Milk
Biografia de Harvey Milk, o primeiro político abertamente gay eleito nos Estados Unidos. um interpretação sobrenatural de Sean Penn num grande filme de Gus Van Sant.
Mera Coincidência
O presidente americano se vê envolvido num escândalo sexual dias antes da eleição e vê sua campanha na iminência da derrota. para desviar a atenção dos eleitores, seus assessores contratam um produtor de Hollywood para simular uma guerra na Albânia e colocar o presidente como herói. Ótima ideia, num filme mal dirigido por Barry Levinson.
Todos os Homens do Presidente
Dois repórteres do Washington Post – Dustin Hoffman e Robert Redford – investigam a invasão do comitê do partido democrata durante a eleição de 1972, que levaram à renúncia do presidente Nixon reeleito. um dos grandes momentos do cinema e do jornalismo.
Candidato Aloprado
Embora tenha recebido um nome desses no Brasil (no original se chama Man of The Year), o filme é uma excelente comédia política sobre um humorista e apresentador de TV que decide concorrer à presidência dos Estados Unidos.
Dirigido por George Clooney, o filme traz Ryan Gosling na história do idealista Stephen Myers, que trabalha na campanha de um candidato à presidência, mostra até que ponto as pessoas estão dispostas para conquistar o poder.
Segredos do Poder
A campanha de Jack Stanton para ser o candidato democrata à presidência dos EUA é abalada por acusações de infidelidade.
Leões e Cordeiros
Dirigido por Robert Redford, o filme conta a história de um Senador que tenta convencer uma jornalista a apoiar sua campanha para a Guerra do Afeganistão. Ao mesmo tempo, um aluno idealista é incentivado a mudar de vida e soldados lutam no próprio Afeganistão.
A Mulher Faz o Homem
Grande filme do final da década de 1930, estrelado por James Stewart (que anos depois faria “Um Corpo que Cai”), ele conta a história de um homem simples do interior que é convidado a ser um Senador, e após chegar em Washington percebe toda a sujeira que ocorre nos meandros do poder.










Deixe um comentário