#listadefilmes: sete filmes com o número sete

O sete é um número “cabalístico”, cheio de significado. Presente em diversas religiões e em nosso dia a dia. Vai dizer que você nunca reparou? Sete dias da semana, sete vidas dos gatos, sete cores do arco-íris, sete pecados capitais, sete maravilhas do mundo antigo, sete anões da Branca de Neve…. e por aí vai.

Por isso resolvemos homenageá-lo. Aqui vai uma lista com sete filmes que tem sete no título.

Branca de Neve e Os Sete Anões (1937)

Talvez a obra mais clássica e mais importante dos Estúdios Disney, Branca de Neve foi o primeiro desenho animado de longa metragem da história. Inteiro feito à mão, contava a história da princesa expulsa pela madrasta do castelo e deixada para morrer na floresta, onde ela encontra sete anões que a ajudarão. O filme custou 1,4 milhões de dólares (valor astronômico para a época) e demorou três anos para ser concluído. Na época, Walt Disney ganhou um Oscar especial pela produção: uma estatueta grande com sete mini estatuetas, entregues por Shirley Temple.

Sete Noivas Para Sete Irmãos (1954)

Dirigido por Stanley Donen (mesmo diretor de Cantando na Chuva), é considerado um dos musicais mais viris da história do cinema e um dos clássicos do gênero. Conta a história de sete irmãos solteiros vivendo e trabalhando juntos em seu rancho nas montanhas. Quando o mais velho deles arranja uma noiva, inicia uma reação nos outros irmãos que não querem ficar para trás e resolvem também arrumar uma companheira. A história tem por base a clássica passagem da mitologia grega do rapto das Sabinas. As danças são coreografadas por Michael Kidd e a trilha sonoracomposta pela dupla Gene dePaul e Johnny Mercer, ganhadora de um Oscar.

Adam, o mais velho de sete irmãos, vai para a cidade, depois do final do inverno, para comprar milho, utensílios para a fazenda e para arrumar uma esposa. Ele convence Milly, que trabalha no bar local, a casar-se com ele no mesmo dia. Depois Adam leva a noiva para seu lar, nas montanhas que circundam a cidade. Só então Milly decobre que Adam tem seis irmãos, todos eles vivendo na cabana. Milly precisa de muito tempo e paciência para “domar” os cunhados rústicos e brutalhões, que querem, a todo custo, seguir os passos do irmão e conseguir uma mulher para si próprios. Então, após ler sobre o mito do Rapto das Sabinas pelos romanos, Adam desenvolve uma solução criativa para a solidão dos irmãos: raptar as mulheres que desejarem.

Sete Homens e Um Destino (1960)

O filme conta a história de um grupo de mexicanos, residentes em um pequeno vilarejo, e que vivem aterrorizados pelo bandido Calvera e sua gangue, que invade o local com frequência para roubarem mantimentos. Dirigido por John Sturges.

Os mexicanos não têm armas, dinheiro e nem tampouco temperamento violento. Visando obter ajuda, três deles deslocam-se até a fronteira, onde encontram Chris e Vin, dois pistoleiros norte-americanos desempregados e que arregimentam mais cinco companheiros, para juntos defenderem o vilarejo.

Se7en: Os Sete Crimes Capitais (1995)

Um dos mais importantes da filmografia do seu diretor David Fincher (hoje popular por filmes tão bons quanto, como Garota Exemplar, A Rede Social, O Cube da Luta ou O Quarto do Pânico) conta a história de dois policias – o jovem e impetuoso David Mills (Brad Pitt), que passou cinco anos na divisão de homicídios, e o maduro, culto e prestes a reformar-se William “Smiley” Somerset (Morgan Freeman) – que são encarregados de uma perigosa e intrigante investigação: um serial killer que baseia os seus assassinatos nos sete pecados capitais.

A cena final é ainda hoje uma das mais impactantes do cinema moderno. Diz-se que a New Line queria mudar o final do longa, mas o ator Brad Pitt ameaçou abandonar o filme se isso fosse feito. Há 20 anos Se7en é um marco no cinema de suspense.

Sete Anos no Tibet (1997)

Com direção de Jean-Jacques Annaud e também com Brad Pitt no elenco, o filme conta a história real de Heinrich Harrer (Brad Pitt), o mais famoso alpinista austríaco, que tentou algo quase impossível: escalar o Nanga Parbat, o 9º pico mais alto do mundo. Onze pessoas de quatro equipes alemãs morreram tentando esta façanha e em virtude disto alcançar o Nanga Parbat se tinha tornado uma obsessão nacional. Heinrich era egocêntrico e, visando somente a glória pessoal, viajou para o outro lado do mundo deixando sua mulher grávida e um casamento em crise. Ele não conseguiu o feito, mas quando a Inglaterra declarou guerra à Alemanha absurdamente foi considerado inimigo, por estar em domínio inglês. Heinrich é feito prisioneiro de guerra, mas fugiu após várias tentativas. Através destes e outros fatos ele e Peter Aufschnaiter (David Thewlis), outro alpinista, se tornaram os únicos estrangeiros na sagrada cidade de Lhasa,Tibete. Lá a vida de Heinrich mudaria radicalmente, pois no tempo em que passou no Tibet se tornou uma pessoa generosa além de se tornar confidente do Dalai Lama.

Sete Vidas (2008)

Drama dirigido por Gabriele Muccino (também diretor de À Procura da FelicidadeBeije-me Outra Vez) e coproduzido e estrelado pelo ator Will Smith. Conta a história de Ben Thomas (Will Smith): um homem que passa a sofrer de depressão após um acidente automobilístico do qual ele se julga único culpado e que causa a morte de sete pessoas, incluindo sua noiva, Sarah Jenson (Robinne Lee). Para se redimir e retirar de si todo peso que esse fato lhe proporciona e que o persegue em constantes lembranças, ele toma a decisão salvar sete pessoas, o mesmo número de pessoas mortas no acidente. Faz-se, então, passar por Ben Thomas, seu irmão, e usa suas credenciais de agente do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, no intuito de localizar as pessoas que serão alvo de sua cuidadosa e premeditada redenção. Seus planos mudam ao conhecer Emily (Rosario Dawson), uma linda mulher que sofre de um problema de coração, por quem se apaixona perdidamente. Ben, então resolve que uma dessas sete vidas que ele irá salvar é a vida de Emily. Após uma noite de amor com a moça, ele resolve cumprir seus planos.

Sete Psicopatas e Um Shih Tzu (2012)

Co-produzido e dirigido por Martin McDonagh e estrelado por Colin Farrell, Sam Rockwell, Woody Harrelson, Tom Waits e Christopher Walken. Sete Psicopatas e Um Shih Tzu é uma comédia de ação deliciosa. É o segundo filme consecutivo do diretor Martin McDonagh com o ator Colin Farrell no papel do protagonista, depois de Na Mira do Chefe. Foi exibido pela primeira vez no Festival de Toronto em 7 de setembro de 2012, no festival venceu o prêmio Midnight Madness. Em 12 de outubro de 2012 foi lançado nos Estados Unidos e em 4 de janeiro de 2013 no Brasil.

Mickey Rourke desistiu de The Expendables 2 para estrelar o filme. Mais tarde ele saiu de Sete Psicopatas e Um Shih Tzu após ter desentendimentos com o diretor McDonagh, chamando-o de um “babaca” e foi substituído por Woody Harrelson. O título original do filme é apenas Seven Psychopats, mas por algum motivo, no Brasil decidiu-se incluir o Shih Tzu da história no nome do filme também.

Na história, Marty Faranan (Colin Farrell) é um escritor que tem o sonho de terminar o seu livro chamado Sete Psicopatas. Seu melhor amigo é Billy (Sam Rockwell), um ator desempregado que ganha a vida sequestrando cachorros e recolhendo a recompensa de seus donos ao entregar os cachorros a salvo. Billy tem um parceiro de crime chamado Hans (Christopher Walken), um homem religioso que possui uma esposa com câncer terminal, Myra. Marty entra na trama quando Billy sequestra um Shih Tzu de um mafioso chamado Charlie Costello (Woody Harrelson).

 

Deixe um comentário

Acima ↑