Depois dos primeiros meses do ano onde a A-List do Oscar estreia por aqui e de alguns blockbusters que já estrearam (como Kingsman, Cinderela e O Destino de Júpiter), vamos dar uma olhada no que mais vem por aí que tem muita gente esperando (clique nos títulos para ver os trailers):
Jurassic World – O Mundo dos Dinossauros
O primeiro Jurassic Park mudou o jogo em matéria de efeitos visuais, numa época em que a tecnologia caminhava lentamente. Fora isso, o filme se sustentava pelo suspense e uma história interessante. A partir do segundo filme, a coisa não era mais novidade e foi apenas decaindo. Porém, quase quinze anos se passaram desde o terceiro episódio, o que é tempo suficiente para o mundo sentir falta da adrenalina causada por ataques de criaturas pré-históricas. Com a tecnologia atual não duvide que Jurassic World será massificado em 3D, por isso busque a melhor sala possível para assistir. Finalmente veremos o parque funcionando, um ótimo toque. Chris Pratt, o herói de Guardiões da Galáxia é o protagonista. O filme estreia no dia 11 de junho.
A morte do ator Paul Walker, parte essencial da família desta franquia, acabou adiando a estreia da superprodução, que ocorreria no ano passado. Por um tempo os produtores não sabiam o que fazer. Como tinham material suficiente gravado, seguiram para um lançamento em 2015. Mesmo que não seja o fim para a série, como deseja uma produtora, sem dúvida será o mais nostálgico e a despedida dos fãs de Walker. Apesar deste triste fator, o sétimo exemplar da série que começou como rachas de carro e se elevou até o que a ação insana tem de melhor a oferecer (que não ficou devendo nada a James Bond), promete não deixar a bola cair. A presença de Jason Statham como o vilão, quebrando o pau com Vin Diesel e Dwayne Johnson, três reis do gênero na atualidade, torna Velozes 7 indispensável para os fãs. O filme estreia no dia 2 de abril.
Mesmo quem tinha grande fé em Os Vingadores (2012) não esperava que o filme se tornasse a terceira maior bilheteria de todos os tempos. O filme é tido como a melhor produção da Marvel no cinema. Sem dúvida é admirável a forma como o diretor Joss Whedon conseguiu manipular seis personagens principais, dando devido tempo e importância para todos, além de criar interações extremamente satisfatórias entres eles. Em nível de quadrinhos, talvez seja a produção que mais se aproximou da verdadeira essência de tal mídia. Por esta descrição deu para perceber que a tarefa de qualquer sequência seria, no mínimo, árdua. Ajuda ter de volta todos os atores e parte da equipe, como o diretor Whedon. Um novo vilão, uma temática sobre tecnologia ao invés de magia, e novos membros da equipe. Todos esses fatores tendem a somar o que já era bom. Agora é esperar. O filme estreia no dia 23 de abril.
Star Wars – Episódio VII: O Despertar da Força
Qual será a trama do novo episódio da saga? Por que o protagonista John Boyega aparece no trailer — visto 58,2 milhões de vezes em apenas cinco dias — vestido como Stormtrooper? Quem é o portador daquele sabre de luz de três pontas que gerou dezenas de memes na internet? O diretor J.J. Abrams divulgou poucos detalhes sobre o Episódio VII, mas não importa: por se tratar de mais um capítulo de uma das franquias mais adoradas da história do cinema, a expectativa em torno de “O despertar da Força” é enorme. Segundo a revendedora de ingressos Fandango, o próximo “Star wars”, que estreia em 17 de dezembro, lidera a lista das produções mais aguardadas de 2015.
A série Mad Max é cult por excelência. Porém, seria fácil tentar lucrar em cima desta marca estabelecida com um projeto meia boca. O resultado final não poderia ser mais diferente do citado. A produção do quarto filme Mad Max foi conturbada, mas foi só colocarmos os olhos nos dois primeiros trailers do filme, que qualquer dúvida voou pela janela. A palavra correta para defini-los é insanos. Tom Hardy como o semi mudo novo Max, Charlize Theron com uma manopla de ferro e careca, um grupo de beldades do deserto, a volta de Hugh Keays-Byrne (vilão do filme original de 1979) e do diretor George Miller (de toda a trilogia) fazem o novo Mad Max ter poucos filmes mais esperados do que ele. A estreia é no dia 22 de maio.
Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 2
O desfecho de uma das sagas mais adoradas por jovens e adultos dos últimos anos. O fim parece negro para Katniss (Jennifer Lawrence) quando o governo ditatorial aperta o cerco aos rebeldes. Já não existem mais os jogos, agora a coisa é de verdade. E se muita gente reclamou da encheção de linguiça da primeira parte, que apenas preparou o terreno, é agora que a coisa realmente pegará fogo. O destino de Katniss, Peeta, Effie e outros será finalmente revelado. Além disso, teremos chance de conhecer as verdadeiras intenção da líder do submundo, Julianne Moore, e ver o que foi criado para o personagem do saudoso Philip Seymour Hoffman. O filme estreia no dia 20 de novembro.
Finalmente teremos a organização criminosa Spectre, famosa na série e que o reboot agora inclui. Por outro lado, ainda falta descobrir a verdadeira identidade de seu líder, Blofeld (o icônico careca com cicatriz no rosto que segura um gato branco, satirizado com o Dr. Evil). Christoph Waltz, o novo vilão, jura que não é o personagem. Alguns já especulam ser a voluptuosa Monica Bellucci, o que seria bem interessante. Léa Seydoux completa o novo elenco, que conta ainda com as votas de Daniel Craig, Naomie Harris, Ralph Fiennes e do diretor Sam Mendes. O filme estreia no dia 12 de novembro.
O Exterminador do Futuro: Gênesis
Em matéria de franquia querida, O Exterminador do Futuro serviu como formação para vários cinéfilos na infância. Depois de dois filmes que figuram na maioria das listas dos melhores do gênero, um terceiro episódio apareceu tardiamente, em 2003, sem o criador James Cameron e, obviamente, sem o mesmo impacto. Em 2009 as coisas só pioraram com o quarto exemplar da franquia, que não contou sequer com a figura símbolo da série, Arnold Schwarzenegger. Agora, o velho Arnold volta e a solução encontrada pelos produtores, que impressiona pela criatividade, é voltar no tempo e justamente homenagear com inúmeras referências os queridos dois primeiros filmes. Ao mesmo tempo, o quinto Exterminador é seu próprio filme, com a versão velha de Arnold enfrentando sua contraparte de 1984. John e Sarah Connor, e até mesmo o indestrutível T-1000 está de volta. O filme estreia no dia 2 de julho.
É interessante ver que ainda existem profissionais buscando originalidade em Hollywood. Um dos fortes nomes para isso é o do mexicano Guillermo del Toro, que tem no currículo obras como O Labirinto do Fauno e Círculo de Fogo. O cineasta volta à suas origens no cinema de terror gótico ao investir nesta história sobre fantasmas, mansões assombradas, e histórias de amor inusitadas. As primeiras fotos divulgadas já conseguem nos imergir no clima sombrio. O elenco é outro chamariz, com Jessica Chastain, Tom Hiddleston e Mia Wasikowska. O filme estreia no dia 16 de outubro nos EUA.
Tomorrowland: Um lugar Onde Nada é Impossível
Uma das produções mais misteriosas do ano. Trata-se de outro filme baseado numa atração dos parques da Disney. O que pode dar muito certo (Piratas do Caribe) ou errado (Mansão Mal-Assombrada). Tomorrowland camba mais para a primeira opção, pois tem no elenco o astro George Clooney, que dificilmente se mete em roubadas. Além disso, atrás das câmeras, temos o texto de Damon Lindelof (da série Lost) e a direção de Brad Bird (Os Incríveis e Missão: Impossível – Protocolo Fantasma). A trama de aventura e ficção científica fala sobre gênios, viagens no tempo e espaço, e parece ser diversão pura. O filme estreia no dia 28 de maio.
Outra ficção científica para ficarmos de olho, este é o novo filme do cineasta sul africano Neil Blomkamp (Distrito 9 e Elysium). Pela sinopse e trailer, Chappie se comporta quase como uma refilmagem de Um Robô em Curto Circuito (1986), mas em versão dramática e passada no futuro. Ao ser criado, o robô Chappie é capturado por criminosos, e com eles constrói uma família disfuncional. Assim como Johnny 5, o novo ser mecânico vive um processo constante de evolução. Temos inclusive uma figura paterna indiana, na pele de Dev Patel (Quem Quer Ser um Milionário?). Hugh Jackman, Sigourney Weaver e Sharlto Copley, emprestando os movimentos para a criatura, completam o elenco. O filme estreia no dia 16 de abril.
Contos de fada estão na moda, e se tornaram o novo filão como um subgênero dentro do cinema de fantasia. Em 2015 ganharemos alguns, mas o selecionado para figurar na lista é Pan, história de origem do menino aventureiro Peter Pan. O estreante Levi Miller vive Pan, mas o curioso é que esta se trata de uma história de origem para o infame Capitão James Gancho, aqui um novato e o verdadeiro protagonista, vivido por Garrett Hedlund (Tron: O Legado). O vilão é o pirata Barba Negra, papel de Hugh Jackman, e a ótima Rooney Mara (Millenium) é a nativa Tiger Lily. A direção é do competente Joe Wright (Anna Karenina e Orgulho & Preconceito). O filme estreia no dia 16 de julho.
O criador de Forrest Gump e Uma Cilada para Roger Rabbit, Robert Zemeckis investe no drama real do equilibrista francês Philippe Petit, cujo plano era atravessar as Torres Gêmeas se equilibrando por um fio, em 1974. O tema já foi assunto do documentário de 2008, O Equilibrista, e agora ganha a sua versão ficcional. Aceitando o desafio como o protagonista, o talentoso Joseph Gordon-Levitt. A jovem beldade francesa Charlotte Le Bon (A 100 Passos de um Sonho e Yves Saint Laurent) completa o elenco principal. Com o filme, Zemeckis promete revolucionar os efeitos visuais e em 3D, algo como Alfonso Cuarón fez com o seu Gravidade. Desta vez, os efeitos serão em torno da caminhada desprotegida na qual o homem desafia a altura e a… bem, a gravidade. O filme estreia no dia 2 de outubro nos EUA.
Após escapar do labirinto, Thomas (Dylan O’Brien) e os garotos que o acompanharam em sua fuga da Clareira precisam agora lidar com uma realidade bem diferente: a superfície da Terra foi queimada pelo sol e eles precisam lidar com criaturas disformes chamadas Cranks, que desejam devorá-los vivos.
ANIMAÇÕES
No que diz respeito às animações, teremos produção da Pixar e o aguardado spin-off de Meu Malvado Favorito.
Na maioria das vezes, uma animação da Pixar significa uma trama inteligente. Mas a de “Divertida Mente” parece particularmente promissora: o filme, dirigido por Ronaldo Del Carmen e Pete Docter (“Up: Altas aventuras”, “Monstros S.A.”) será contado do ponto de vista das emoções de uma garotinha, personificadas pelos personagens Alegria, Medo, Repulsa, Tristeza e Raiva. Os trailers já divulgados até agora mostram a complexidade da história que vai se passar dentro da cabeça de uma garotinha e o controle de suas emoções.
“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.” A famosa frase é do livro O Pequeno Príncipe, do francês Antoine de Sanint-Exupéry, uma das obras mais vendidas em todo o mundo e que, até o fim de 2015, será lançada em forma de animação. A adaptação será dirigida por Mark Osborne, diretor de do longa animado “Kung Fu Panda” e traz vozes de famosos como James Franco (raposa), Marion Corillard (a rosa) e Benicio Del Toro (a cobra). O trailer mostra a qualidade excepcional da animação e a canção Somewhere Only We Know do grupo Keane, na voz de de Lilly Allen. A data prevista de estreia no Brasil é 8 de outubro.
Os ajudantes amarelos de Gru ganharam seu próprio filme, e agora o público conhecerá sua história. Os minions sempre seguiram grandes vilões pela História, e agora estão em busca de um novo mestre, que encontram na perigosa Scarlett Overkill, dublada em inglês por Sandra Bullock e na versão brasileira por Adriana Esteves.













Deixe um comentário