Conheça “Jarlos”, o primeiro casal de modelos gay que triunfa na moda

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Os estão chamando de os novos “Brangelina”, mas sua referencias favoritas são os casais homossexuais formados pelos  artistas franceses Pierre et Gilles. Eles mesmos juntaram seus nomes, John e Carlos, em Jarlos, um apelido que triunfa no Instagram e buscam romper o convencional no mundo da moda: John Tuite e Carlos Santolla são o primeiro casal abertamente gay a ser contratado juntos por uma agência de modelos.

Separados eles têm um estilo que os fazem se encaixar nas marcas e estilistas para quem trabalham, como “Nicola Formichetti  para a edição japonesa de Vogue homme”, no caso de Carlos, e na empresa Acne, no caso de John. Mas foi especialmente seu magnetismo e cumplicidade que os estão colocando no centro das atenções. Desde que se conheceram num teste em 2011 suas carreiras e relações são quase inseparáveis.

Agora desfrutam de um contrato com a agencia de Nova York Fusion  e deixaram suas agências anteriores como explicam em uma entrevista para a The Cut. Um dos motivos que alegam  é que chegaram a  conseguir mais trabalhos através do instagram . Mas há uma razão mais forte e tem a ver com a sexualidade deles: “As agencias de modelos americanas não estão abertas à ideia de um modelo assumidamente gay”, declararam a S. Moda.

Território hostil

A relação entre moda e homossexualidade sempre foi muito estreita, mas no mundo dos modelos, John e Carlos  enfrentaram situações muito hostis . John Tuite descreve como uma agência em particular queria contratá-lo, mas sempre tinha que “excluir sua conta do Instagram e não sair com seu namorado”. As razões que a agência alegava? Por que era melhor para o negócio.

A experiência com Calos era parecida. Santolla disse passar por varias agências e vivenciou posturas parecidas por parte de agentes e diretores de casting, Obrigado a atuar como heterossexuais e dizendo para falar sobre garotas com os outros modelos nos castings, são duas das experiências que relata o modelo: “Um sinal de homofobia internalizada”, declara”.

É difícil acreditar que precisamente na moda,  um cenário com reconhecidos casais gays como Yves Saint Laurrent, Pierre Bergé e Valentino e Giancarlo Giametti, existam ainda bloqueios para poder manifestar livremente a  sexualidade. “Jarlos” explica que a maioria dos modelos não saem do armário e “mantêm sua sexualidade em sua privacidade por que têm medo de perder trabalhos”.

Intagram, a plataforma das oportunidades.

No caso de ‘Jarlos’ é um exemplo das oportunidades que o Instagram oferece na hora de recrutar modelos.  Uma das últimas conquistas foi estar numa das campanhas da #WeareNYC  da DKNY, para qual colaborou Rita Ora e Soo Joo também. Um trabalho que conseguiram graças a um diretor de casting que os descobriu através da rede social: “Foi uma experiência genial e ficamos muito  contentes de trabalhar com todo o mundo “. Recordam.

Além de conseguir trabalhos como modelos, o casal utiliza a rede social para se lançar em outros ares. Assim descobriram que o Instagram permitiu mostrar seus outros talentos e como ampliar seu alcance”. Quando não estão trabalhando com moda, também se dedicam a fotografia, a arte, escrevem e a música como DJ’s.

Mas seu propósito na rede social vai mais além de utilizá-la para se promoverem profissionalmente. Sua intenção é mais importante por que enxergam como uma oportunidade de serem ‘modelos exemplos’ dos que estão lutando por sua sexualidade. Se eles cresceram sem nenhuma referência gay, esperam ser ao menos para as próximas gerações. “É genial ver garotos inspirados por nosso Instagram”, declaram. Desde a agencia Fusion, suas expectativas são bem claras: “A agencia viu potencial em nós e esperamos quebrar estereótipos no mundo da moda.

Do site do El País, tradução de Renato Teixeira

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