Imagens de documentário mostram diário de Heath Ledger enquanto se preparava para viver o Coringa

joker clapping

Um documentário alemão sobre a vida de Heath Ledger está mostrando aos fãs um pouco de como o ator criou a icônica encarnação do Coringa em O Cavaleiro das Trevas. Uma cena do filme mostra o pai de Heath, Kim Ledger, folheando um diário que seu filho manteve enquanto se preparava para o papel:

Ele basicamente se trancou em um hotel por um mês para realizar em sua mente o que seria aquele personagem. Isso era típico do Heath em qualquer filme. Ele certamente ficaria imerso no personagem. Mas acho que desta vez chegou a um novo nível.”

heath ledger diary 4

O diário é repleto de imagens e anotações. Cenas dos quadrinhos do Batman, fotos de animais como hienas, testes de maquiagem e imagens de Alex DeLearge, personagem de Laranja Mecânica. A palavra “caos” aparece escrita em letras maiúsculas e destacada.

Antes de sua morte, o ator conversou com a revista Empire sobre as circunstâncias envolvendo o diário e como isso o ajudou a criar o personagem e coisas como voz, linguagem e a imagem de sociopata:

heath ledger diary 1

Eu fiquei em um hotel em Londres por mais ou menos um mês, excluído do mundo lá fora e fui criando o diário e experimentando vozes. Era importante encontrar uma voz e uma risada icônicas. Então acabei pendendo mais pro lado do psicopata, alguém sem muita consciência sobre as consequências de seus atos.

Ele é um absoluto sociopata, um palhaço assassino de massas à sangue frio. E Chris (Christopher Nolan, o diretor) me deu liberdade total. O que foi muito divertido, porque não havia limites pra o que o Coringa poderia dizer ou fazer. Nada o intimida e tudo é uma grande piada.”

heath ledger diary 2

No final do diário, Heath escreveu as palavras “BYE BYE” sobre o texto com uma caneta prateada e, embora ele estivesse apenas se despedindo de um papel complicado, é difícil não interpretar de forma diferente. Nas palavras de seu pai “Ao final das filmagens ele escreveu adeus na última página do diário. Foi difícil ler aquilo.”

heath ledger diary 3

Ledger faleceu em janeiro de 2008 aos 28 anos, no auge do sucesso de Cavaleiro das Trevas. No ano seguinte, venceu um Oscar póstumo de melhor ator coadjuvante pelo desempenho como Coringa. A estatueta é vista no vídeo ao lado do diário sendo folheado por seu pai.

No link original do trailer do documentário no Youtube há um outro link para a versão integral do documentário que, no entanto, não está mais disponível online.

 

Deixe um comentário

Acima ↑