Exposição fotográfica

A partir do dia 3/12 na novíssima loja Heroína, estarão expostas minhas foto feitas no ateliê/casa de André Malinksi.

Flávio St Jayme expõe seu Tetris Sagrado

Trabalho insere peças do jogo Tetris em fotografias

Esta é a primeira vez que o empresário curitibano Flávio St Jayme expõe seus trabalhos fotográficos ao público. Nela ele mostra nas fotos o ateliê/casa e os trabalhos de André Malinski: artista plástico que transita entre os resquícios da Pop Art e referências ao kitsch. Incluindo lantejoulas, purpurina, papel alumínio e embalagens em suas obras, o artista apresenta sempre uma referência ao sagrado, mesmo que este esteja sendo “profanado”. Recortes de detalhes, silhuetas, sombras e ausências mostram as imagens religiosas em seus trabalhos, que trazem elementos contemporâneos de cultura e de massa às figuras clássicas e reconhecíveis.

Após uma conversa de algumas horas com o artista, Flávio trabalhou nas fotos captando o ambiente em que ele vive e trabalha. Onde armazena suas obras e onde tem suas idéias. Todos os seus trabalhos surgem antes no computador e alguns ainda estão ali, em fase de finalização. Nas fotos, assim como Malinski, Flávio se aproprio de outras imagens (as fotografias foram feitas por ele mesmo), inserindo nelas elementos atuais como as peças do jogo Tetris. Representadas cada uma em sua cor por algum elemento que carregue em si um significado, santos e imagens sagradas são colocadas junto de peças que trazem fogo, céu, pimenta e outros elementos com interpretações distintas. O fogo representa o inferno; o céu, o sagrado; a pimenta, a crença no mal olhado; as flores, o romance e amor; a grama, a terra, o chão; a noite, a escuridão, as trevas; as uvas, o vinho, a bebida do pecado.

Os significados das peças trazem em si a mesma mensagem que o artista passa de forma mais explícita em algumas obras: o sincretismo religioso brasileiro, a busca pela redenção e a possibilidade iminente da condenação. Ao colocar uma peça representando o fogo na altura da mão de uma imagem de Jesus, as interpretações podem fluir livres e ir desde um Cristo ameaçador, prestes a atirar seu condenado às chamas, até uma insinuação de que a imagem em si está prestes a pegar fogo. Ou simplesmente uma peça de um jogo de vídeo game colocada sobre uma foto de um Cristo azul e florido.

A exposição acontecerá a partir do dia 3 no novo espaço da grife Heroína: Al. Prudente de Moraes, 445, e fica à mostra por tempo indeterminado.



Um comentário em “Exposição fotográfica

Adicione o seu

Deixe um comentário

Acima ↑