Hedwig em Curitiba

É, caro leitor, um dos meus filmes preferidos virou montagem teatral no Brasil. Depois de fazer muito sucesso no circuito off-Broadway, Hedwig tomou os palcos brasileiros pelas mãos habilidosas de Evandro Mesquita.
Numa montagem ao mesmo tempo simples e espetacular, com um texto ágil, brilhante, humorado e com sacadas de tradução inimagináveis, a história do transexual (ou o que quer que Hedwig seja), da “estilista musical mundialmente ignorada” e astro de rock emociona no palco tanto ou mais que no cinema.
O filme eu já conhecia há tempos, graças a um amigo que me apresentara uns oito anos atrás. Foi amor a primeira vista e a partir dali musicas da trilha sonora passaram a fazer parte de minhas playlists permanentemente.
Ao entrar no pequeno Teatro da Caixa em Curitiba, o cenário da peça era simples. Os instrumentos da banda ao fundo, umas “pichações”, uma mesa imitando espelho de camarim, outra mesa do outro lado e microfones. Eu já tinha a informação de que Hedwig era interpretado por dois atores ao mesmo tempo: Pierre Baitelli e Felipe Carvalhido. Também sabia que, como no filme, um dos integrantes da banda, o backing vocal Ytzak, era interpretado por uma mulher. Neste caso, Eline Porto.
Não existem palavras para descrever a interpretação de Pierre Baitelli como Hedwig e depois como Tommy Gnosis. É simplesmente surreal. Com uma força incrível num corpo pequeno, sua interpretação agiganta o personagem de maneira arrebatadora e ver aquilo ali na segunda fileira do teatro me provocou arrepios. Chorei na versão em português da minha musica preferida (Origin of Love), gritei, aplaudi, cantei junto.
Se pudesse teria a montagem em video em casa e a trilha sonora que em português ficou tão boa quanto em inglês. Parabéns especiais a Evandro Mesquita e Pierre Baitelli. Ficou simplesmente apaixonante!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: