Pais gays no cinema e na TV – Feliz dia dos pais!

Nos últimos meses, vários países reconheceram legalmente o casamento entre pessoas do mesmo sexo, legitimando assim o direito dos homossexuais formarem uma família, e inclusive adotar filhos. Mas muito antes de o Estado fazer esse reconhecimento, a TV e o cinema já o faziam, mostrando em suas produções os pais gays e os seus rebentos.

Aproveitando este fim de semana do Dia dos Pais, vale relembrar exemplos marcantes de paternidade gay da ficção. Como é o caso Hal Field, papel de Christopher Plummer no filme “Toda Forma de Amor” (2010). A performance dele como simpaticíssimo pai do personagem de Ewan McGregor , que sai do armário tardiamente, mereceu Oscar de melhor ator coadjuvante.

Não menos divertido é o pai drag queen da inesquecível comédia “Priscila, a Rainha do Deserto” (1994). Na produção, o ator Hugo Weavinginterpreta uma performer, que ao lado de dois amigos, faz uma viagem louca de ônibus pelo deserto da Austrália. No fim da travessia, ele descobre que tem um filho.

Pais com um estilo mais escrachado também aparecem no longa “The Birdcage – A Gaiola das Loucas” (1996). Na trama, Robin Williams Nathan Lane dão vida, respectivamente, aos parceiros Armand e Albert. Na cena mais divertida da comédia, o primeiro se traveste de mãe para agradar o filho do casal, que tem medo de chocar a família conservadora de sua noiva.

Mas nem só de comédia vive a paternidade na ficção, que também tem cenas tocantes nos dramas. Com é o caso do filme “Baby Love” (2008), no qual o ator Lambert Wilson interpreta o pediatra Emmanuel Bernier, que encontra na jovem Josefina (Pilar López de Ayala) a oportunidade de ser pai, já que ela topa lhe ‘emprestar’ a barriga.

Da Suécia, o filme “Patrick, Idade 1,5” (2008), traz um história inusitada de paternidade. Por conta de um erro em documentação, o casal Göran ( Gustaf Skarsgård ) e Sven ( Torkel Petersson ) acaba adotando um adolescente homofóbico de 15 anos em vez de um bebê de 1 ano e meio.

1
No filme ‘Priscilla – A Rainha do Deserto’, uma drag queen atravessa o deserto da Austrália para encontrar o filho.
9
Em ‘Patrick, Idade 1,5’ Göran e Sven se veem as voltas com um filho adolescente homofobico.

2

Christopher Plummer interpreta um pai idoso que se assume para o filho já na meia idade em ‘Toda Forma de Amor’.
3
Em ‘The Birdcage – A Gaiola das Loucas’, Robin Williams e Nathan Lane são os pais gays de Dan Futterman.
4
Em ‘Glee’, a protagonista Rachel Berry foi adotada por dois pais gays. Um dos pais é interpretado por Jeff Goldblum, de Jurassic Park, que inclusive deu uma canja nas cenas.
10
Às vésperas de sua operação de mudança de sexo, Bree descobre que tem um filho de 17 anos que precisa de sua ajuda.
5
Jack MCFarland de “Will & Grace” tem um filho, Elliott. A paternidade foi um engano, mas os dois mantiveram a relação.
6
Lambert Wilson interpreta um pediatra gay que não ve a hora de se tornar pai em ‘Baby Love’.
7
Na série ‘Modern Family’, Cameron (Eric Stonestreet) e Mitchell (Jesse Tyler Ferguson) adotam a pequena Lily .
8
Em ‘The New Normal’, Bryan Collins e David Sawyer optam pela inseminação artificial para realizar o sonho de ser pais.

Vi no iGay.

Deixe um comentário

Acima ↑