Levantamento mostra que dois grandes estúdios de cinema não tiveram nenhum personagem LGBT em seus filmes em 2015

Um levantamento realizado pela GLAAD Media (Gays and Lesbian Alliance Agains Defamation) mostra de dentre os grandes estúdios de cinema de Hollywood existem dois que não apresentaram nenhum personagem LGBT em suas produções em 2015.

Nem a Paramount nem a Disney trouxeram em nenhum de seus filmes do ano passado algum personagem gay, lésbica ou transgênero. É a primeira vez em cinco anos, desde que o levantamento foi criado, que um estúdio alcança o número zerado.

danish girl

A Garota Dinamarquesa

No geral, somente 22 (ou 17,5%) dos 126 lançamentos dos grandes estúdios em 2015 incluíram algum membro LGBT. O número é semelhante ao de 2014. Nenhum dos estúdios recebeu uma classificação de “bom”, mas a Warner Bros., a Paramount e a Disney foram classificadas como “falha”.

Embora cinco dos 25 lançamentos da Warner em 2015 tivessem personagens LGBT, o retrato estereotipado e preconceituoso destes personagens (como na comédia O Durão, com Will Ferrell) valeram ao estúdio a classificação de falha.

freeheld-trailer

Amor por Direito

O Lionsgate foi considerado o estúdio mais inclusivo: oito de seus 24 filmes lançados em 2015 tinham personagens LGBT, mas o estúdio recebeu a classificação de “adequado” somente, baseado no teste Vito Russo, criado pelo GLAAD e inspirado na classificação do teste Bechdel, que examina a forma como personagens femininas são retratadas no cinema e na literatura.

Para passar no teste Vito Russo, as seguintes características devem estar presentes:

  • O filme apresenta um personagem que seja identificado como gay, lésbica, bi e/ou transgênero;
  • Este personagem não deve ser definido predominantemente por sua sexualidade ou orientação de gênero;
  • O personagem LGBT deve estar conectado à história de forma que sua remoção cause efeitos significativos. Ou seja: eles não estão lá para simplesmente dizer frases espirituosas ou dar “autenticidade”. O personagem deve realmente “importar” para a história.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s