O Som ao Redor é o escolhido brasileiro para disputar uma vaga no Oscar 2014

Saiu o escolhido para representar o Brasil na corrida por uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro no ano que vem! E a responsabilidade caiu sobre O Som ao Redor. O premiado filme de Kleber Mendonça Filho foi selecionado pela comissão formada por: Leopoldo Nunes, secretário do Audiovisual; George Torquato Firmeza, ministro do Departamento Cultural do Itamaraty; Renata de Almeida, diretora da Mostra de São Paulo; Vânia Catani, produtora cinematográfica; e Sylvia Bahiense Naves, também da Secretaria do Audiovisual.

O-som-ao-redor

“O Som ao Redor” é o primeiro longa de ficção do crítico e cineasta pernambucano Kléber Mendonça Filho. Na obra, são retratadas as tensões e contradições sociais do Brasil. A trama se passa na cidade do Recife. O filme foi foi incluído na lista de dez melhores do ano de 2012 do crítico A. O. Scott, do jornal “New York Times”, publicada em dezembro do ano passado. Na lista do crítico, o filme brasileiro ficou em nono lugar.

“O Som ao Redor” já foi premiado nos festivais do Rio (Melhor Filme e Roteiro), Gramado (Melhor Som, Filme da Crítica, Filme do Público e Diretor), e 36ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (Melhor Filme), além de festivais internacionais como Copenhage e Roterdã.

Critérios de escolha
Segundo o secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, Leopoldo Nunes, a comissão especial de seleção encarregada de selecionar o candidato brasileiro ao Oscar filtrou dois dos 14 filmes inscritos. O colegiado, no entanto, optou pelo longa-metragem de Kléber Mendonça. O secretário não quis revelar o título do filme que chegou à etapa final com “O Som ao Redor”.

Nunes se limitou a dizer que a outra película finalista na seleção também era de um diretor estreante. “A gente tinha dois filmes igualmente valorosos e originais e acabamos optando por um título. Chegamos a dois títulos superoriginais, bem autorais, dois filmes de estreia”, ressaltou.

Som redor

Indagado sobre o motivo de a comissão ter escolhido um filme que não havia obtido tanto sucesso nas bilheterias, em comparação a títulos como “Gonzaga de Pai para Filho” e “Faroeste Caboclo”, o secretário do Audiovisual justificou que a opção levou em conta os critérios que são utilizados pela academia de Hollywood.

Temos lá [nos Estados Unidos] uma festa do cinema americano, que seleciona filmes americanos. São diversos países que indicam filmes […] Tem de ser um filme de excelência, de originalidade. É levado em conta muito mais a criatividade e originalidade do que orçamento e sucesso que obteve nas bilheterias de seu país”, enfatizou Nunes.

Produtora do filme “O Palhaço”, que foi indicado pelo Brasil para disputar a estatueta de melhor filme estrangeiro de 2013, Vânia Catani foi uma dos cinco integrantes da comissão que selecionou nesta sexta o filme pernambucano.

Na entrevista na qual foi divulgado o candidato brasileiro ao Oscar de 2014, a produtora observou que há várias dificuldades financeiras e logísticas para divulgar um filme estrangeiro nos Estados Unidos. “Espero que o Kléber [diretor de ‘O Som ao Redor’] esteja com disposição, porque o bagulho é doido”, brincou.

Aproximadamente 70 filmes do mundo inteiro serão indicados para a comissão do Oscar, em Los Angeles, para disputar a categoria de melhor filme estrangeiro. Desses, somente cinco  serão selecionados para disputar a estatueta do Oscar 2014.  Os finalistas ao prêmio devem ser anunciados em janeiro do ano que vem.

Confira a lista dos 14 filmes que disputaram na seleção nacional:
1) Cine Holliúdy
2) Colegas
3) Cores
4) Elena
5) Faroeste Caboclo
6) Gonzaga de Pai para Filho
7) Meu Pé de Laranja Lima
8) O dia que durou 21 anos
9) O que se move
10) O som ao redor
11) O tempo e o vento
12) Porto dos mortos
13) Uma história de amor e fúria
14) Xico Stokinger

Como já se viu, a maioria dos países já está indicando seus filmes para a pré seleção. No ano passado as inscrições bateram o recorde, com 71 países inscritos. Entre os deste ano já estão França, Chile, Japão e Arábia Saudita e agora Brasil.

Promovido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, o Oscar 2014 acontece no dia 2 de março do ano que vem. A lista completa dos indicados será anunciada no dia 16 de janeiro.

Com informações do Adoro Cinema, G1 e IndieWire

3 comentários em “O Som ao Redor é o escolhido brasileiro para disputar uma vaga no Oscar 2014

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: