Tem animação brasileira na lista dos pré selecionados para o Oscar 2014

Esta semana foram anunciados os 19 títulos que competem para uma vaga entre os 5 concorrentes ao Oscar de melhor animação no ano que vem. Dois fatos chamaram a atenção: a presença do brasileiro Uma História de Amor e Fúria e de Smurfs 2.

Uma-História-de-Amor-e-Fúria
Uma História de Amor e Fúria

Caso passe pela peneira e vá para a lista dos 5 indicados, será a primeira vez que uma animação brasileira concorrerá ao Oscar. O filme que recebeu em junho o prêmio de melhor filme no Festival de Annecy (o maior prêmio de animação do mundo) com a primeira indicação de um filme brasileiro em 53 anos de evento, pode ser uma boa chance para o Brasil.

Uma História de Amor e Fúria narra o amor entre Janaína e um guerreiro indígena que, ao morrer, assume a forma de um pássaro. Durante seis séculos, a história do casal sobrevive, atravessando quatro fases da história do Brasil: a colonização, a escravidão, o regime militar e o futuro, em 2096, quando haverá uma guerra pela água. Em todos estes períodos, os dois lutam contra a opressão em um tom bem político. Com traço e linguagem de HQ, o filme conta com participação de Camila Pitanga, Selton Mello e Rodrigo Santoro dublando os personagens principais e é destinado a jovens e adultos. O filme tem direção e roteiro de Luiz Bolognesi e produção da Buriti Filmes e Gullane.

anim3
Tá Chovendo Hamburguer 2, Smurfs 2 e Bons de Bico

Já a presença de Smurfs 2 chama a atenção porque não se trata exatamente de um filme de animação. Mas as regras da Academia estabelecem que o filme precisa ter mais de 40 minutos de duração, uma parcela significante de seus personagens deve ser criada através de animação e pelo menos 75% de seu tempo de projeção precisa conter animação.

Frozen, Aviões e Universidade Monstro
Frozen, Aviões e Universidade Monstro

Para se tornarem elegíveis, os filmes precisam ter exibição em Los Angeles de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2013. Se 16 ou mais dos longas atenderem a esses requisitos, a categoria contará com 5 indicados, caso contrário, apenas 3 longas irão concorrer. Os indicados ao Oscar serão divulgados no dia 16 de janeiro de 2014.

Os Croods, Meu malvado Favorito 2, Reino Escondido e Turbo
Os Croods, Meu malvado Favorito 2, Reino Escondido e Turbo

Dez produções vieram dos EUA. Os principais estúdios na disputa são a DreamWorks, que concorre com ‘Turbo’ e ‘Os Croods’, e a Disney, com ‘Frozen: Uma Aventura Congelante’ e ‘Aviões’.

O segundo colocado em número de candidatos é o Japão, que tem três longas na lista. Os outros países representados na categoria são a França (‘Ernest and Celestine’), a Coréia do Sul (‘The Fake’), a Espanha (‘O Apóstolo’), África do Sul (‘Khumba’) e Canadá (‘The Legend of Sarila’).

anim4
The Legend of Sarila, A Letter to Momo, Ernest and Celestine e The Wind Rises

Veja aqui a lista das animações pré-selecionadas para concorrer a uma vaga entre os 5 finalistas:

‘O Apóstolo’
‘Aviões’
‘Bons de Bico’
‘Os Croods’
‘Ernest and Celestine’ (Ernest et Célestine)
‘The Fake’ (Saibi)
‘Frozen: Uma Aventura Congelante’
‘Uma História de Amor e Fúria’
‘The Legend of Sarila’ (La Légende de Sarila)
‘A Letter to Momo’ (Momo e no Tegami)
‘Meu Malvado Favorito 2’
‘Puella Magi Madoka Magica The Movie Part III: The Rebellion Story’ (Gekijôban Mahou Shojo Madoka Magica Shippen: Hangyaku no Monogatari)
‘Reino Escondido’
‘Os Smurfs 2’
‘Tá Chovendo Hambúrguer 2’
‘Turbo’
‘Universidade Monstros’
‘The Wind Rises’

Veja o trailer de Uma História de Amor e Fúria, que já pode ser encontrado nas lojas e locadoras do país:

PS: podemos dar como certos pelo menos 3 desta lista entre os 5 finalistas: Frozen, Universidade Monstros e Os Croods. Os outros dois indicados provavelmente serão de língua não-americana, e é nesta leva que o Brasil pode entrar…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: