Steven Spielberg, Stanley Kubrick e HBO. Três nomes conhecidos e brilhantes do entretenimento. Junte-se a eles um diretor de visão única como Baz Luhrmann e você pode ter um projeto que dificilmente dará errado.
O diretor de filmes visualmente espetaculares como Romeu + Julieta, Moulin Rouge e O Grande Gatsby pode assumir a direção de uma das maiores incertezas do cinema americano: uma cinebiografia de Napoleão escrita por Stanley Kubrick (mente por trás de clássicos como O Iluminado e 2001). O cineasta planejava um épico sobre a vida do imperador francês, mas o projeto foi considerado muito ambicioso e caro pelos estúdios na época e ninguém se propôs a levá-lo adiante, mesmo com o diretor dizendo que poderia ser “o melhor filme já feito”. O projeto permaneceu incompleto quando Kubrick morreu, mas seu amigo Steven Spielberg anunciou no inicio deste ano que transformaria o script em uma minissérie para a HBO. É bom lembrar q Spielberg já assumiu outro projeto inacabado de Kubrick, quando terminou e realizou Inteligência Artificial (adicionando um final choroso e desnecessário à obra, é verdade). Agora parece que tanto Spielberg quanto HBO estão contando com Baz Luhrman para dirigir esta adaptação.
O site Deadline divulgou que existe o convite mas um acordo oficial ainda não foi feito, no entanto a ideia de Luhrmann assumindo a direção de uma biografia de Napoleão escrita por Stanley Kubrick e produzida por Steven Spielberg é no minimo fascinante. O canal pode se dar ao luxo de arriscar, dado o gigantesco sucesso de Game of Thrones (e parece disposto a isso no ano que vem, com a já anunciada Looking) e eles sem dúvida colocarão uma boa quantia de dinheiro no projeto se Luhrmann aceitar o comando. O diretor parece ainda não ter projeto para seguir depois da adaptação de O Grande Gatsby, então conclui-se que ele tem tempo de encaixar este Napoleão na sua agenda.

A minissérie da HBO não é o único projeto sobre Napoleão em desenvolvimento, já que a Warner Bros já anunciou um filme sobre o imperador a ser dirigido por Rupert Sanders (o mesmo de Branca de Neve e o Caçador). Ironicamente, esta não é a primeira vez que Luhrmann se vê numa situação semelhante: alguns anos atrás ele anunciou uma cinebiografia de Alexandre o Grande estrelada por Leonardo di Caprio, mas o filme de Oliver Stone estrelado por Colin Farrell saiu na frente e o projeto de Luhrmann morreu na praia por causa do fracasso do filme de Stone. No entanto, o projeto da Warner e da HBO são coisas completamente diferentes desta vez. E como a HBO está acostumada a trabalhar bem rápido, se Luhrmann assinar logo, a minissérie pode sair ainda no ano que vem.
Com informações do Collider