Entendendo a cronologia de Atividade Paranormal – ATUALIZADO

Atividade-Paranormal-21

Para se entender bem Atividade Paranormal – Marcados Pelo Mal (especialmente seu final), é importante se lembrar da cronologia dos filmes. Mas quem consegue? São todos meio parecidos e o único que dá pra considerar bom mesmo é o primeiro.

Mas como sou bem querido, editei um post de “um site especializado” para resumir um pouco a cronologia da série e tentar deixar mais claro (até pra mim mesmo) o último filme.

Atividade Paranormal (2009)

Dirigido e produzido por Oren Peli, o filme conquistou o público ao explorar o medo do que está por acontecer ao invés de produzir sustos um atrás do outro (eles até acontecem, mas em doses homeopáticas). Foi também o filme que estabeleceu a estética das imagens através de câmeras de vídeo caseiras, o que dá a elas uma baixa qualidade mas, ao mesmo tempo, transmitem a sensação de realidade.

O primeiro filme situa a mitologia em torno da série, onde Katie (Katie Featherston) começa a ouvir ruídos estranhos e ter atitudes inesperadas, sem jamais se lembrar do que aconteceu. Trata-se da presença de um demônio, que possui fortes ligações com seu passado e que agora voltou a atormentá-la.

Atividade Paranormal 2 (2010)

O segundo filme amplia o universo da série, apresentando a irmã de Katie, Kristi (Sprague Grayden), e revelando o porquê do demônio ter voltado a atormentá-la. A história começa antes dos eventos mostrados no filme anterior, com Kristi vivendo ao lado do marido, da enteada e do filho recém-nascido.

Essencial para a mitologia da série, o filme explica a relação entre as duas irmãs e a ligação do demônio com suas vidas. Os eventos do primeiro filme acontecem durante a narrativa do segundo, sendo possível saber o que aconteceu com Katie após o término de Atividade Paranormal.

Atividade Paranormal em Tóquio (2010)

A estudante Haruka (Noriko Aoyama) volta a Tóquio, após um programa de intercâmbio nos Estados Unidos. Ela está com as duas pernas quebradas, devido a um acidente de carro. Já em seu país, é recebida pelo irmão Koichi (Aoi Nakamura), que insiste em ficar registrando o dia a dia dela na cadeira de rodas. Para a surpresa deles, fatos estranhos começam a acontecer no apartamento e ele decide então mudar o foco de suas lentes para tentar registrar o que estaria causando os fenômenos. Só que eles estão prestes a descobrir que Haruka trouxe de San Diego algo mais que seus pertences em sua “bagagem”.

O filme não faz parte da série “oficialmente”, mas foi anunciado se valendo dos números do primeiro Atividade Paranormal. Tampouco é da mesma equipe, produzido inteiramente no Japão e com direção e roteiro de Toshikazu Nagae. A relação se estabelece porque quem causou o acidente de Haruka e a atropelou foi Katie, após ter matado o marido Micah. Foi filmado paralelamente a Atividade Paranormal 2.

Atividade Paranormal 3 (2011)

Quando todos queriam saber sobre o paradeiro de Katie e o sobrinho Hunter, os produtores da série decidiram fazer um filme sobre o passado das irmãs. O longa-metragem acompanha a infância de Katie e Kristi, mostrando os primeiros contatos do demônio com as duas. É também revelado que há uma relação delas com um misterioso clã formado apenas por mulheres, que têm por objetivo dar a luz a um homem – o que justifica a obsessão do demônio em conseguir para si o pequeno Hunter.

Atividade Paranormal 4 (2012)

Cinco anos após os eventos do primeiro e do segundo filme, Katie está de volta. Entretanto, ela não é a personagem principal do filme, mas sim a adolescente Alice (Kathryn Newton). É ela quem acompanha os estranhos eventos na casa ao lado, onde a moradora enfrenta problemas de saúde que fazem com que o pequeno Robbie (Brady Allen) fique uns dias em sua casa.

O quarto filme da série responde a grande questão sobre o que teria acontecido a Katie, mas abre também novas perguntas a serem respondidas nos próximos filmes. O paradeiro de Hunter é também revelado.

Atividade Paranormal: Marcados pelo Mal (2014)

Situado em uma comunidade latina na Califórnia, o filme tem como protagonista o jovem Jesse (Andrew Jacobs), que acaba de completar 18 anos. Assim como aconteceu com Atividade Paranormal 3, o filme é mais focado no clã das parteiras e traz revelações importantes sobre seus objetivos. Jesse acaba sendo peça importante na cronologia e o final revela uma ligação surpreendente com Katie.

***ATUALIZADO OUT-2015

Atividade Paranormal 5 – Dimensão Fantasma (2015)

De forma direta, o roteiro do dito último filme da franquia, escrito por cinco autores, revela finalmente o que está por trás da possessão de Katie (Katie Featherston), do sequestro de Hunter, das presenças das bruxas na infância das irmãs Katie e Kristi e, claro, o que pretende o demônio. E tudo está ligado à família Fleege, que nada sabe de todas essas barbaridades.

Veja abaixo uma animação que resume os eventos dos filmes “oficiais” da franquia:

Anúncios

27 comentários sobre “Entendendo a cronologia de Atividade Paranormal – ATUALIZADO

  1. Nadhine Rio disse:

    Olá….pode me esclarecer uma dúvida? Eu nao consegui entender como Hector do Atividade Paranormal: Marcados pelo mal, pode encontrar com a Katie na cena onde ela mata o Micah no primeiro filme, já que os dois filme ocorrem em anos diferentes? E outra coisa nesse ultimo filme, quando eles chegam na casa la pra salvar o Jess achei muito parecida com a casa dá avoh das meninas que mostrou no terceiro filme, mas depois ele esta na cozinha da Katie…..fiquei meio perdida em relação ao ano e lugar! Se puder me ajudar…. Mto obrigada

    • nagato1234 disse:

      Esclarecendo, sim Hector está em uma época diferente , Mais ele abre o portal do tempo e aparece na casa de Katie, , e sobre a casa é sim a casa da vó da Katie pois é ela que ocorrem os rituais .

    • William Ailton disse:

      ele foi para cozinha da Katie pq vc pode ver no filme que ele fala de um portal que pode ir para o futuro ou msm para passado int quando apareceu aquilo la minha irma tbm fico com duvida ai foi quando eu percebi isso espero te ajudado. Mais para me esse filme ai só falto um pouco mais de medo kkkkkkkkkkk.

    • Rafael disse:

      O ano em que os filmes foram feito é totalmente distinto da historia, mas na historia o ultimo filme “Marcados pelo mal” se passa no mesmo tempo, que interliga os dois filme explicando os barulhos.
      Hector aparece repentinamente na casa de Katie, pelo simples fato que no meio do filme eles falam sobre um portal que essas bruxam fazem, que Hector até ironiza e diz viajaria pra um lugar tropical.
      Se reparar bem no final do ultimo filme, após entrar numa porta marrom com marcas estranhas, a câmera da um pifada e depois ele aparece numa casa estranha, e vê a Katie, aquilo foi a passagem pelo portal que as bruxas fizeram pra ligar uma a casa a de outra, e por analise minha, acho que o demônio deixa ela sóbria por um tempo, que faz tomar um susto ao ver um estranho (Hector) e começa a gritar o nome do Micah (só da pra ver ela chamar claramente com o áudio em inglês, dublado ela apenas grita) e acontece todo o final que ambos aparentemente morrem.

      • Eduardo disse:

        Na verdade Kaie nunca foi possuida peço demônio, a verdade é que Katie é uma bruxa, tanto que ela já ficava maneira antes do demônio atacála, já ficava com o rosto desconfigurado quando criança e depois até entra pra ceita! Ela é a bruxa encarregada de finalizar o pacto do Hunter e aquilo que aconteceu no primeiro filme era só pra despertar o lado bruxa dela.

    • Ricardo disse:

      Aquela porta no final quando eles foram salvar o Jess, que Hector ficou olhando cheia de símbolos antes de Jess sair arrebentando a outra porta branca, era o portal do tempo para a epoca do primeiro filme. La no começo do filme eles viram no diário de magia negra da Anna algo relacionado.

    • alan tales disse:

      No filme atividade paranormal marcados pelo mal, fala de um ritual que pode viajar no espaço e tempo, quando Hector aparece na casa da Katie ele entra em um portal.. O portal so leva para lugares profanos!

    • William Lopes Pereira disse:

      Simples o portal negro o Transportou no tempo. Os portais Negro da História tem como objetivo transportar as parteiras em varias épocas e tempos diferentes para conseguirem concluir os planos do demônio.

    • Beatriz disse:

      Existe uma passagem que as bruxas usam para se transportarem de um lugar para o outro, como o Hector estava no lugar onde provavelmente acontecia “rituais” ele conseguia ir para os outros lugar apenas passando por uma porta. Espero que tenha ajudade

  2. Adilson disse:

    Otimo artigo. Poderiam esclarecer uma duvida minha por favor.na atividade 4 tem a cena que ele desce da escada pois estava dormindo. e desce o que parece um vulto transparente atraz dele, captado pelo kinect..seguindo a sequencia ele fica olhando meio que para cima como se o tobby seja bem maior que ele. um adulto velho, retratado pela Kristie no filme anterior. nesta cena ele fica de frente pra camera mais levemente inclinado para a esquerda de nossa TV e fica falando que ele não é o hunter, que o nome dele não é hunter. e da pra ver que esse vulto está um pouco atras tipo quase no meio da sala e ele é do tamanho do hunter. Agora a pergunta é quem é esse vulto. Já que vemos que existem dois seres na casa. Outra coisa isso no filme 3…a babá que fica com Katie e Kristi quando os pais deles saem para jantar, aparece um ser embaixo de um lençol branco nas costas da babá e desaparece quando ela olha. o que me intriga é que me parece que o vulto não é maior do que ela sentada na cadeira.. o que da a intender que ele seria do tamanho de uma criança…que no maximo era do tamanho da Katie. Seria a mesma figura nos 2 filmes. Obrigado pelos esclarecimentos.

  3. Dudy disse:

    Me responda uma coisa por favor em Marcados pelo mál quem realmente é a ana e como ela sabe da história de katie e kristi e tb quando o hector e a marisol vão falar com a ali lá a ali não é a irmã do hunter no filme 2??? Se puder me esclarecer agradeço muito

    • Bruna disse:

      Pelo que eu entendi sim, nesse a gente pode ver que quando ela gritou no filme um só mostrou o micah saindo correndo atras dela, nesse mostrou ela la embaixo gritando. Eu não tinha me ligado nesse lance do portal, agora tudo faz sentido.

  4. Nati disse:

    A enteada da Kristi, Aly aparece no AP-Marcados Pelo Mal, se as coisas aconteceram em tempos diferentes e pelo que pude notar, aconteceram antes da Kate matar a irmã e levar o Hunter, então acho que eles deram uma vacilada.

  5. Eujacio disse:

    Todos os atividades paranormal tem passagem de tempo principalmente no último então se você assistir o último grandes respostas aparecem como por exemplo pra que o Tobby precisa das crianças e para consegui-las eles precisam de um portal do tempo pois as crianças precisam nascer em uma certa data espesifica. Mas a grande pergunta de oq aconteceu com Hunter ainda não foi totalmente respondida.

  6. Rodrigo Aires disse:

    eu só queria saber pq diabos lá no primeiro filme, dormem no 2º andar com a porta aberta, sendo que tem barulhos estranhos na casa. Eu fechava a porta, chaveava, botava um armário na frente hehehe

  7. Eduardo Kaname Snider Bastos disse:

    estranho mesmo o fato de ter 2 vultos no atividade paranormal 4 o.0 kkkkkk também notei isso. E marcados pelo mal está cheio de perguntas mais do que respostas. Passagem pelo tempo espaço buraco de minhocas??? kkkkk atividade paranormal dimensão fantasma não explicou muitas coisas não u.u kkkk
    e afinal, aonde está as parteiras do 4??? eram milhares de mulheres. Para onde elas foram? o.0

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s