Resenha do site: Uma Aventura Lego

legomovieFilmes inspirados em brinquedos geralmente rendem boa diversão. Não exatamente filmes bons, mas filmes divertidos. Coisas como Transformers ou Battlefield passam longe de serem boas, mas é inegável que entretêm. Será que Uma Aventura LEGO pode mudar isso?

A  resposta é simples: sim. O brinquedo de montar existente há quase 100 anos nãos mãos dos roteiristas e diretores Phil Lord e Christopher Miller, gera um filme elétrico, engraçado e multicolorido. Se o histrionismo e a explosão de cores foram levadas ao extremo na animação anterior da dupla, Tá Chovendo Hamburger, entregando um filme exagerado, irritante e com poucas piadas, desta vez a dupla alcançou o objetivo que não conseguira. Uma Aventura LEGO consegue fazer rir sem emburrecer, consegue ser agitado e divertir várias idades.

A história gira em torno de Emmet: um operário padrão sem maiores traços de inteligência, que não se dá ao trabalho de questionar o sistema onde vive na cidade de Blocópolis. Quando Emmet encontra a “peça de resistência” é considerado o salvador do mundo que o presidente Negócios quer destruir. Bom, não exatamente destruir. A super arma “gluca” utilizada por ele é na verdade uma cola-tudo que Negócios usa como aliada para deixar todas as peças no lugar e impedir que coisas novas sejam criadas. Na jornada para salvar o mundo usando a peça encontrada por acidente, Emmet vai contar com diversos aliados: Mega Estilo, uma rebelde de cabelo com mechas coloridas; Vitruvius, um profeta cego; Benny, um astronauta dos anos 80; Unigata, uma gatinha-unicórnio que sempre está a procura do lado bom das coisas. E muitos outros: Batman, Mulher Maravilha, Gandalf, Dumbledore, Han Solo, Shakespeare…. e toda uma infinidade de personagens licenciados pela marca num balaio de referências e piadas ininterruptas.

Tudo em Blocópolis e no mundo do filme e em seus diversos universos, como o Velho Oeste ou a cidade de Cucolândia é feito do brinquedo. Levando isto em conta é impressionante como cenários, carros, prédios, navios, água, são “construídos” todos com peças de LEGO. Em segundos os personagens dos grandes construtores dão vida a naves, motos e armas apenas juntando peças. Exceto Emmet, que padece de uma falta de imaginação singular e constrangedora. A dificuldade está em transformar este joão ninguém no grande herói que salvará a todos.

Claro que em se tratando de uma animação não é necessário ser muito mais imaginativo que Emmet para saber o final desta história. Porém um ou outro fator inusitado acaba por dar ao desenho um ar mais original que de costume. Mas não se engane, ainda é um “desenho edificante para a família toda”.

Há alguns anos a LEGO entrou em uma crise grande e quase faliu. Porém a empresa fundada em 1932 se reestruturou, reabriu lojas no Brasil, fez novas parcerias e voltou à ativa. Com a estreia da animação que já vem sendo bem aceita pela crítica mundial, a gigante dos blocos de montar pode respirar mais aliviada: a Warner Bros já está trabalhando na sequência de Uma Aventura LEGO. Não existe nada confirmado ainda, afinal o filme ainda nem estreou nos cinemas mundiais. Mas o sucesso parece certo, a aventura divertida e hiperativa, uma metralhadora de personagens e piadas, tem todos os toques necessários para iniciar uma franquia. Não só de filmes, mas de brinquedos e tudo o mais que vem junto com uma marca deste tamanho.

7 comentários

  1. […] Melhor filme: Boyhood Melhor diretor: Richard Linklater, por Boyhood Melhor roteiro: O Grande Hotel Budapeste Melhor Atriz: Marion Cotillard, por Era uma Vez em Nova York e Dois Dias, Uma Noite Melhor Ator: Timothy Spall, por Mr. Turner Melhor Atriz Coadjuvante: Patricia Arquette, por Boyhood Melhor Ator Coadjuvante: J.K. Simmons, por Whiplash Melhor Fotografia: Darius Khondji, por Era uma Vez em Nova York Melhor Documentário: Citizenfour Melhor Filme Estrangeiro: Ida (Polônia) Melhor Animação: Uma Aventura Lego […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s