Por Flávio St Jayme
Ok, ok, eu sei que faz só um mês que o Oscar 2014 foi entregue. Mas convenhamos, a Academia não tem sido lá muito inovadora. Todos os prêmios deste ano eram certezas. Todos sabíamos quem ia ganhar antes mesmo da cerimônia começar.
Enfim, alguns sites especializados como o Collider e o Cinema Blend já estão falando em alguns títulos. Vários deles se repetem nas duas listas que vi, alguns outros não. Aqui vai o melhor das duas listas:
The Grand Budapest Hotel
Elenco: Ralph Fiennes, Tony Revolori, Saoirse Ronan, Adrien Brody, Willem Dafoe, Jeff Goldblum, Harvey Keitel, Bill Murray, Edward Norton, Jude Law and Tilda Swinton.
Direção: Wes Anderson
Porque pode ser indicado: Anderson já foi indicado três vezes ao Oscar: duas por melhor roteiro original (Moonrise Kingdom e Os Excêntricos Tenenbaums) e uma por melhor animação (O Fantástico Sr. Raposo). The Grand Budapest Hotel é sua maior e mais ambiciosa produção até agora e vem fazendo bonito em festivais. Tem um elenco estelar, uma nostalgia pela velha Hollywood e uma história de romance e arrependimento. O que pode atrapalhar é sua data de estreia, cedo demais pras premiações.
Devil’s Knot
Elenco: Reese Witherspoon, Colin Firth, Amy Ryan, Mireille Enos and Alessandro Nivola
Direção: Atom Egoyan
Por que pode ser indicado: Egoyan tem duas indicações anteriores ao Oscar, em 1997, por O Doce Amanhã (melhor roteiro adaptado e direção). Desde então sua mistura de drama e crime tem sido ignorada pela Academia. mas desta vez ele finca o pé numa história de crime baseada em fatos reais que estampo jornais por décadas. É certo que um elenco de vencedores e indicados ao Oscar pode chamar a atenção (Witherspoon, Ryan e Firth). Pelo menos deve conseguir alguma coisa entre as indicações a atores.
Foxcatcher
Elenco: Channing Tatum, Anthony Michael Hall, Steve Carell and Mark Ruffalo
Direção: Bennett Miller
Por que pode ser indicado: Bennet Miller só dirigiu dois filmes até hoje: Capote e O Homem Que Mudou o Jogo. Ambos indicados ao Oscar de melhor filme. Aqui o diretor repete a história centrada em esportes contando a história do atleta olímpico Mark Schultz e sua relação com John duPont que o levou à sua destruição. O filme promete atuações marcantes de Tatum e Carell.
Interstellar
Elenco: Matthew McConaughey, Anne Hathaway, Jessica Chastain, Michael Caine and John Lithgow
Direção: Christopher Nolan
Por que pode ser indicado: O último filme “original” de Nolan conseguiu sete indicações ao Oscar, incluindo melhor filme, e saiu da festa com quatro prêmios. Então as expectativas são altas. Outro ponto positivo é que a Academia parece ter deixado de lado o preconceito com ficções científicas, visto que Gravidade saiu com sete prêmios este ano, dentre 10 indicações. Claro que um elenco recheado de nomes vencedores e indicados ao Oscar ajuda também, mas se tem alguém que parece apto para um grande prêmio destes, este alguém é Nolan.
Inherent Vice
Elenco: Sasha Pieterse, Jena Malone, Joaquin Phoenix, Benicio Del Toro, Josh Brolin, Reese Witherspoon, Owen Wilson and Maya Rudolph
Direção: Paul Thomas Anderson
Por que pode ser indicado: Paul Thomas Anderson é conhecido da Academia: Boogie Nights, Magnólia, Sangue Negro, O Mestre… todos tiveram passagens pelo Oscar. Passado na Los Angeles dos anos 70, o herói de Inherent Vice é viciado em drogas e a história é inspirada no livro de mesmo nome. As presenças de Phoenix, Del Toro, Brolin e Witherspoon podem facilitar a disputa.
Exodus
Elenco: Christian Bale, Joel Edgerton, Aaron Paul, John Turturro, Sigourney Weaver and Ben Kingsley
Direção: Ridley Scott
Por que pode ser indicado: Dois fatores queridos da Academia: tema bíblico e Ridley Scott. O diretor já indicado por Thelma & Louise, Gladiador e Falcão Negro em Perigo parte para os épicos bíblicos ao contar a história de Moisés, evocando os prêmios anteriores de Ben Hur, Os 10 Mandamentos e O Manto Sagrado. Claro que Bale, que vem frequentando as premiações há alguns anos, também ajuda.
Into the Woods
Elenco: Meryl Streep, Johnny Depp, James Corden, Anna Kendrick, Chris Pine and Emily Blunt
Direção: Rob Marshall
Por que pode ser indicado: O Oscar adora musicais, e este ano ficou sentindo falta deles. Junte a isso um diretor indicado ao Oscar por um musical (Chicago, que levou seis prêmios ao todo, incluindo melhor filme). Junte à habilidade do diretor um elenco que soma 22 indicações ao Oscar em 3 pessoas. O temor é porque Marshall também dirigiu Nine e Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas, e também pelo fato de que, sendo uma produção da Disney, o filme se torne apenas um entretenimento para a família, e não um candidato sério.
Gone Girl
Elenco: Rosamund Pike, Ben Affleck, Neil Patrick Harris
Direção: David Fincher
Por que pode ser indicado: É difícil pensar em Fincher como um cineasta que a Academia goste, mas seus últimos três filmes somaram 26 indicações e sete prêmios (Os Homens Que Não Amavam as Mulheres, A Rede Social e O Curioso Caso de Benjamin Button). Além disso a volta de Ben Affleck pode significar algo também. A adaptação do livro de Gillian Flynn pode parecer mais um thriller policial de que um filme “de Oscar”, mas o tom parece ter sido atenuado para lhe dar essa chance.
Unbroken
Elenco: Jack O’Connell, Domhall Gleeson, Jai Courtney
Direção: Angelina Jolie
Por que pode ser indicado: História real? Sim. Baseado num best seller? Sim. Diretor respeitado? Sim. Roteiristas oscarizados? Sim. Unbroken parece desde já um dos maiores concorrentes do ano. A tarefa de contar a história real do herói olímpico Louis Zamperini que sobreviveu a um acidente de avião na segunda guerra em um campo de concentração japonês coube à Angelina Jolie. Joel e Ethan Cohen reescreveram o roteiro e contrataram o que talvez seja o melhor fotógrafo de cinema hoje em dia para dar vida ao filme: Roger Deakins (11 indicações ao Oscar, a última este ano por Os Suspeitos). O primeiro trailer divulgado pareceu promissor e a história de Zamperini é tudo o que a Academia gosta de premiar.
The Imitation Game
Elenco: Benedict Cumberbatch, Keira Knightley, Matthew Goode
Direção: Morten Tyldum
Por que pode ser indicado: Outra cinebiografia. The Imitation Game conta a história do matemático Alan Turing, um homem que desvendou um enigma durante a segunda guerra mas foi condenado por “indecência” em virtude de sua homossexualidade e sentenciado à castração química pelo governo britânico. O filme é perfeito para o talento exorbitante de Cumberbatch e, embora Morten Tydlum não seja lá um nome muito conhecido da Academia, o filme certamente se beneficiará do poder da Weinstein Company durante a temporada de premiações.
Big Eyes
Elenco: Amy Adams, Christoph Waltz, Krysten Ritter, Jason Schwartzman, Terence Stamp
Direção: Tim Burton
Por que pode ser indicado: Tim Burton nunca foi um favorito da Academia, mas seus últimos filmes simulam um retorno aos dramas mais intimistas, semelhantes a seus primeiros trabalhos. Big Eyes conta a história real do casal de artistas Margaret e Walter Keane e de sua relação tempestuosa, com Adams e Waltz nos papéis principais. O burburinho sobre a performance de Adams já começou e como ela vem sendo presença frequente no Oscar nos últimos anos, pode ser que apareça novamente. Pode ser outra indicação para Waltz também, enquanto Burton re reúne novamente com os roteiristas de Ed Wood, Scott Alexander e Larry Karaszewski, que venceu dois Oscars: melhor ator coadjuvante (Martin Landau) e melhor maquiagem.










