Bepantol, essa pomadinha mágica que serve pra quase tudo

Quando comecei a fazer tatuagens não me lembro se já usava a Bepantol (não sei nem se ela já existia). Mas de uns tempos pra cá ela é tipo minha melhor amiga pós tattoo. Com o passar dos anos (sim, faz anos que eu faço tatuagens) fui descobrindo outros usos para ela, e acabei concluindo que ela é mais milagrosa que a Minâncora, com a vantagem de não ter aquele cheiro pavoroso (e eu nunca achei Minâncora boa, aliás).

Fato que para cicatrização de tatuagens ela é simplesmente a melhor coisa que existe. E por mais que os fabricantes tenham mudado o nome para desvincular a pomada do meio dos tatuados (pra quê??), não adiantou muito. A gente segue fã dela incondicional.

bepantolderma

Há um tempo, só existia um tipo de Bepantol em pomada. Há alguns meses, o produto virou dois: o Baby (tubo de 30 g) e o Derma (tubo de 20 g). O Baby é recomendado para prevenir assaduras em bebês, enquanto o Derma é indicado para hidratar e proteger a pele. Na teoria, talvez até exista alguma diferença na fórmula das duas mas, na prática, eu não reparei em nenhuma diferença significativa. Eu continuo usando as duas, geralmente a que estiver mais barata na hora que vou comprar.

bepan

O Bepantol em pomada não passa de um hidratante potente (MUITO POTENTE), então pode ser usado para hidratar partes do corpo que estejam ressecadas (cotovelos, joelhos, cantinhos do nariz que costumam ressecar no inverno, etc) ou queimadas pelo sol, os lábios (como ele é meio esbranquiçado, melhor passar uma camada à noite, antes de dormir – de manhã os lábios estão super hidratados), as cutículas… Tem gente que usa até ao redor dos olhos, como hidratante noturno, mas eu acho meio melequento para isso. Essa é a função da pomada, hidratar e reparar a pele. Ele não tem função clareadora e não protege do sol. Ambas as versões são vendidas em farmácias e custam cerca de R$ 10. Existe também o Bepantol Derma Solução, que é um vidrinho com a pomada em forma líquida, também indicado para passar na pele (esse nunca usei) e que aparentemente a mulherada usa para hidratar o cabelo.

Bepantol1

Existe ainda uma outra versão, o Bepanthol Lippencreme. Esse é com H e serve especificamente para os lábios. É milagroso! Infelizmente o tubinho não existe para venda no Brasil, parece que só na Europa. Mas eu consegui com um amigo muito prestativo que foi pra lá e já me trouxe 5. Custa uns 6 euros e dura muito. Você passa um pouquinho nos lábios e espalha com o tubinho mesmo. O gosto é meio ruim, verdade, mas nos dias frios ele protege e hidrata os lábios ressecados. Eu sempre tive muito problema com isso e sempre carreguei manteiga de cacau comigo. Troquei pela Bepanthol Lippencreme.

bepanthollipcreme2

A despeito do fator melequento do Bepantol (ele tem tipo consistência de Hipoglós, também sem o cheiro horrível), eu uso pra praticamente tudo. Já conversei com meu tatuador (Rogério Rock) sobre isso e ele concorda com os mil usos. Uma vez ele me deu um treco tipo um bálsamo natural” pós tatuagem, mas que não fez muito sucesso eu acho, porque logo depois ele voltou pro a indicar o Bepantol. A impressão que a gente tem logo depois que passa é que a pomada acalma a pele instantaneamente.

O site GlamBox entrevistou a gerente de produto da Bepantol, Daniela Crunivel, que deu algumas informações mais específicas sobre a pomada:

Bepantol Derma foi criado com base nas necessidades dos consumidores adultos que queriam um produto específico para reparar a pele e cuidar do cabelo ressecado. A marca Bepantol, comercializada pela Bayer, tem especialidade em pele, por isso, em 2012 foi lançada a linha Bepantol Derma, que possui esse foco. A fórmula de Bepantol Derma foi especialmente formulada e lançada para a pele do adulto. Quando em contato com a pele, Bepantol Derma reduz a perda de água fundamental para a pele, o que evita o seu ressecamento e descamação. Funciona também atraindo a água para as camadas mais superficiais da pele, contribuindo para sua ação hidratante.

E por quê a Bepantol serve pra um monte de coisa?

O principal ingrediente é o dexpantenol, também conhecido como pró-vitamina B5. Trata-se de uma pró-vitamina que pertence ao grupo das vitaminas do complexo B e possui propriedades importantes quando aplicadas de forma tópica, ou seja, na pele. A sua principal característica é participar do funcionamento normal da pele e, assim, auxiliar na renovação constante e hidratação. Além do dexpantenol, a formulação possui lanolina, óleo de amêndoas e cera de abelha, que também contribuem para melhorar ainda mais o poder hidratante. Estas características conferem ao produto a versatilidade nas suas propriedades hidratantes, além de proteger a pele contra o ressecamento.

Bom, eu mesmo já usei pra várias coisas:

  • Após a tatuagem
  • Pele e lábio ressecado
  • Cicatrização
  • Após queimadura de sol
  • Após queimaduras em geral
  • Após a barba (use pouco, ela é bem melequenta mesmo mas espalha bem, acalma a pele e ajuda a cicatrizar possíveis cortes e machucados)

Vários sites listam outros usos, alguns mais “femininos”, como por exemplo:

  • Passar Bepantol sob os olhos antes de dormir para diminuir as olheiras
  • Hidratar cutículas
  • Secativo para espinhas
  • Hidratar os cílios (??)
  • Assaduras e rachaduras nos seios

É importante ressaltar que outros usos (como para olheiras ou espinhas) não são confirmados pela marca, mas já que a pomada é um mega cicatrizante, imagino que pra espinhas deva mesmo funcionar.

Já o Bepantol Derma Solução, que é líquido, é muito usado para hidratação e fortalecimento dos cabelos. Os sites femininos indicam duas receitas:

A primeira é uma receita para hidratar:
– 5 ml de Bepantol
– 2 colheres de sopa de açúcar
– 3 colheres de creme de tratamento de sua preferência.
Aplicação: Passar em todo o cabelo, fazer massagens e deixar agir por no mínimo 15 minutos. Depois é só enxaguar!
A segunda é para fortalecer os fios e prevenir a queda. Aí é só colocar duas tampinhas de Bepantol líquido no Shampoo que você normalmente usa. E lavar normalmente!

As informações vieram de vários sites, entre eles o GlamBox e o Coisas de Diva

miramar-banner-gif

Anúncios

5 pensamentos sobre “Bepantol, essa pomadinha mágica que serve pra quase tudo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s