Resenha do Site – O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro

homem aranha 2Com a onda de filmes de super-heróis no cinema, não tem como a gente não chegar a uma conclusão comum: é extremamente perigoso morar numa cidade que tem um super-herói! Por mais que eles combatam o crime, a destruição que deixam pelo caminho é gigante. Superman pôs a cidade inteira abaixo para vencer o General Zod, os Vingadores lutaram contra os invasores devastando meia Nova York.. e agora o Homem-Aranha põe boa parte da cidade abaixo (e no escuro) na briga contra Electro. Fora o risco de acidentes biológicos e invasões alienígenas que nestas cidades deve ser infinitamente maior que em qualquer outra. Aí a gente se pergunta: quem arca com os custos para reerguer a cidade depois?

Ok, esta não é a questão central do filme, apesar de ser levemente explorada (e é muito melhor apresentada em Os Incríveis, vá lá), mas  fica um pouco difícil não pensarmos nas implicações destes atos heroicos. Em uma das cenas mais impressionantes de O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro, o herói enfrenta seu vilão elétrico em uma praça com centenas de pessoas em volta e sinais luminosos despencando aos montes. É prejuízo na certa!

Detalhes mundanos à parte, o que mais enche os olhos na segunda aventura do Homem-Aranha dirigida por Marc Webb (sobrenome-trocadilho) são os efeitos visuais: os voos do aranha são de prender a respiração na poltrona do cinema, as perseguições são ágeis, o herói dá saltos e piruetas inimagináveis e Electro surge em meio a tempestades elétricas aterrorizantes.

Fruto de um acidente nas empresas Oscorp, o vilão vivido por Jamie Fox inicialmente aparece como um personagem chato e caricato, um zé ninguém sem amigos que só deseja ser notado. Quando seu desejo finalmente se realiza e ele se vê o centro das atenções, acaba por voltar-se contra aquele que lhe roubou os holofotes: o herói celebridade. Enquanto Max/Electro tem que lidar com seus poderes, Peter Parker (Andrew Garfield) tem que aprender a conviver com um conflito interno: permanecer ao lado de Gwen (Emma Stone) mesmo a colocando em risco (a gente bem sabe que namorada de herói é outra criatura que sempre sofre nesses filmes) ou abandonar o amor de sua vida para continuar salvando o mundo. Quando um amigo de infância volta pra cidade e lhe pede ajuda para curar sua doença, Peter se vê num conflito maior ainda.

Se os efeitos enchem os olhos em O Espetacular Homem-Aranha 2, o traço do roteiro que mais se destaca é a relação de Peter e Gwen. Andrew Garfield e Emma Stone soltam faíscas na tela e têm uma química única, demonstrando em diálogos rápidos o romantismo do casal – técnica que o diretor parece dominar como poucos, já demonstrada em (500) Dias Com Ela. Gwen também acabará por colocar Peter contra a parede, assim como o recém chegado Harry Osborn (Dane DeHaan) e a descoberta de segredos envolvendo seu pai e os conflitos internos acabarão por fazer com que o aranha questione suas atitudes e seu modo de vida. E talvez seja justamente este tipo de conflito que faz com que o Homem-Aranha seja um dos heróis mais próximos do público: seus dilemas são reais (mesmo ele tendo superpoderes) e facilmente identificáveis por nós aqui do outro lado da tela. O fato de seu filme ser extremamente colorido e ágil também ajuda, é claro.

Repleto de piadinhas (inclusive com o próprio herói), O Espetacular Homem-Aranha 2 não chega a ser efetivamente um filme bom. Se o primeiro filme, de 2012 trazia frescor e ótimas qualidades para o reboot do herói no cinema, este segundo filme é apenas divertido, com cenas de ação realmente espetaculares, em que não sentimos as quase 2h30 passar, que deixa pronta a ponta para a sequência e que mostra mais uma vez o domínio da Marvel e seu estúdio próprio em produzir um arrasa-quarteirões de um super-herói. Mas todos os clichês do gênero e a invasão de gente poderosa no cinema faz com que ele seja apenas mais do mesmo. Ainda que, sem dúvida alguma, seja melhor que os três filmes do Homem-Aranha anteriores dirigidos por Sam Raimi juntos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: