Que tipo de #selfie é a sua?

Muita gente (chata) torce o nariz pras selfies. Mas o fato é que elas viraram moda, quase todo mundo faz e já viraram até palavra oficial em dicionário.

Eu, particularmente, acho a selfie ótima. Em todas as suas variações. Tem gente por aí que já descobriu até como fazer dinheiro com elas: hotéis em diversos lugares oferecem descontos e até diárias grátis para quem fizer suas selfies e marcar o hotel.

Sorrindo, na academia, na balada, no restaurante, no espelho… as possibilidades de selfies são inúmeras! Atire a primeira pedra quem nunca postou uma foto própria no Instagram ou Facebook. É fato: o fenômenos dos autorretratos tomou conta das redes sociais.

É preciso enfatizar: uma selfie só é uma selfie se fotografada pelo próprio retratado. A pessoa precisa necessariamente tirar a foto de si mesma. Caso outra pessoa faça a foto, isso não é uma selfie.

“A selfie é uma construção idealizada de si”, explica o pesquisador do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, Luiz Moreno Guimarães. “Todo mundo quer ocupar uma posição de destaque ao mesmo tempo, todo mundo quer estar em cima do palco”, analisa. Geralmente, as pessoas querem se mostrar felizes e bonitas nas fotos, de forma que os outros a desejem ou desejem o que ela tem ou está mostrando nas imagens, da mesma maneira que as propagandas agem. “Mas o bonito está ganhando outras variações, as pessoas estão querendo fugir de postar fotos bonitas a todo momento”, diz Guimarães.

E é verdade. Cada vez uma nova moda de selfies se espalha na web. Aqui embixo listamos (e ilustramos) 40 tipos de selfies, dá uma olhada e me diz: que tipo de selfie é a sua? (sim, usarei algumas das minhas próprias selfies para ilustrar o texto, de amigos também)

#belfie: Mais conhecida como #belfie, esta selfie mostra basicamente os bumbuns. De biquíni ou lingerie, com rosto à mostra ou não: o importante é aparecer a parte debaixo, como fez a modelo e socialite Kim Kardashian.belfie

Na academiaDepois de ralar na academia, o resultado precisa ser mostrado, certo? E o melhor é mostrar enquanto ainda está na academia. Afinal, as pessoas precisam saber que você está em forma. Ou pelo menos tentando ficar.

academia
Participação especial da amiga Fernanda Alves vida-saudável. Porque eu obviamente não tenho foto na academia….

#lookdodiaAs selfies no espelho também têm outro propósito: mostrar o look do dia. Com a ascensão das blogueiras de moda, esse tipo de foto ficou mais popular, o que incentivou também a criação de aplicativos e redes sociais somente para essas selfies.

look
Sim, este sou eu

No espelho: quando a função da foto não é mostrar o seu look, mas o do lugar, como no caso de um museu, uma loja, uma vitrine…

espelho
Participação especial da Thais Miguele: “Não é foto em banheiro, é foto em museu”

#newlook: Muitos usam as selfies para mostrar o novo look: cabelo, maquiagem, emagrecimento, etc etc etc

newlook
Participação especial da flamíngola Mariana Lima, na foto de new look mostrando a loucura rosa q fez no cabelo 😀

MontagensUma foto sua não basta, e é para isso que existem as montagens. Afinal, dois é melhor que um, três é melhor que dois, e por aí vai.

montagem
Outra participação especial desta vez da Margateh Seccatto

CasaisOs que não gostam de postar fotos sozinhos costumam arrastar seus(suas) namorados(as) para a selfie. Se beijando, abraçados, num jantar romântico ou em uma viagem, tudo vale para arrancar suspiros ou fazer inveja nos solteiros.

casais

#fériasAs férias não são totalmente aproveitadas se não houver selfies para registrar que você esteve realmente naquele lugar. E também para se sentir bem enquanto seus colegas estão enfurnados no escritório trabalhando.

ferias

#tattooAo buscar a hashtag #tattoo no Instagram, é possível encontrar mais de 22 mil publicações. Vale desde uma tatuagem pequena no pulso até o corpo inteiro marcado.tattoo

Beijo: postar selfie mandando beijinho também é uma ótima ideia

beijo
Participação especial da beijjoqueira Mariana Seccatto

#beard: uma selfie pra mostrar a barba? Também tem!

beard

#photobomb: esta é praqueles papagaios de pirata. Uma selfie que tem “participação especial” de outra pessoa (ou às vezes até um animal) não autorizado

photobomb
Photobomb da engraçadona da Marina Seccatto

#instadog e #instacatO fenômeno das selfies não deixa nem os animais de fora. Os cachorros e gatos ganharam hashtags no Instagram como #instadog e #instacat e volta e meia aparecem com seus donos nas selfies.

instadog

#amigosAs selfies com os amigos são obrigatórias para os que aderem à moda.

amigos
Participação especial de um monte de amigos. É preciso que se diga que a Margareth (no canto esquerdo da foto) é a rainha dos selfies coletivos

#duckfaceFazer uma carinha inocente com biquinho também é um tipo obrigatório de selfie. A expressão ganhou hashtag, a #duckface, ou caradepato, na tradução literal.

duckface

#workEm algum momento desocupado durante o trabalho – assim os chefes esperam – as pessoas aproveitam para tirar selfies. Afinal, é importante que os amigos saibam que elas têm um emprego.

trabalho

CampanhasAlgumas campanhas usam as selfies para ganhar popularidade na internet. O câncer de testículo é uma das causas, e mobilizou campanhas em que os homens postavam fotos com os pênis em uma meia com a hashtag #cockinasock.

campanha

#naturalDiferente das fotos posadas, algumas tentam ser mais naturais – embora muitas vezes não consigam. Fingir que está dormindo é uma delas. Atenção à posição do braço: muitas vezes é ele que entrega. Estas são da cantora Miley Cyrus e do ator James Franco.

natural2 natural

#coolNão precisa estar dormindo, o que vale é tirar uma foto de propósito sem parecer que é de propósito.

cool

ÍdoloQuando um fã consegue conhecer seu ídolo, não vale a pena guardar a foto no álbum do smartphone, e revelar já saiu de moda. O jeito é postar para todos os amigos verem.

idolo
Eu e a Fernanda Takai. A foto é antiga, mas vale a intenção

Capinha do celular: a selfie para mostrar a capinha nova do celular também é clássica.

capinha

Selfie do OscarDepois de a selfie do Oscar 2014 com diversas celebridades da indústria do cinema ter sido o tuíte mais compartilhado da história – foram mais de 3,4 milhões de retuítes -, tentar copiar a foto da cerimônia é o objetivo de muitos internautas.

oscar

#badassNem sempre é legal mostrar que você é bonzinho. Selfies fumando, bebendo, fazendo uma tatuagem, ou com outra “loucuras” mostram que você é um #badass.

badass

 

PésQuando a paisagem é mais importante do que você mesmo, mas ainda assim você precisa estar na foto, vale mostrar seus belos pezinhos. Na areia, no calçadão do Rio de Janeiro, na grama, onde for.

pes

ElevadorO elevador de casa ou do trabalho está vazio? Vale uma selfie!elevador

 

Filtros: A foto não ficou muito boa? Tá com uma espinha enorme? Quer só dar um efeito diferente? Põe um filtro e pronto! (AQUI neste link você encontra 20 apps bem bacanas para edição e efeito em imagens)

filtro

No carroAlém do espelho, elevador e academia, um outro lugar muito popular para tirar fotos é dentro do carro. O trânsito colabora para que as pessoas se entendiem e postem mais fotos assim, mas também valem selfies no banco do passageiro.

carro
Mais uma participação especial, do amigo Adolfo Casas

#careta: fazer careta também vale.

careta
Participação especial da bem centrada Tífani Miguele

 

A maioria dos textos e algumas fotos são desta reportagem do Terra. E pra quem quiser, me segue lá no Instagram, clica AQUI.

 

 

2 comentários em “Que tipo de #selfie é a sua?

Adicione o seu

  1. Amei! Já fiz no espelho (bem ilustrada aqui), no elevador, look do dia, na academia. Acho que agora vou fazer um de bumbum. O melhor é o da minha irmã. Mas ela não fica bonitinha até fazendo careta?

  2. Amei, to lisonjeada gente, melhor foto impossível, e valeu o comentário tmb hermana! Fiqui inspirada, a sua do look do dia é the best! No elevador eu só peido, vou fazer a duckface!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: