Os 100 melhores filmes de todos os tempos eleitos por… Hollywood

Quem melhor para eleger os melhores filmes de todos os tempos senão as pessoas que os criam? Chefes de estúdio, vencedores do Oscar e a realeza da TV. Todos eles foram convidados pela revista The Hollywood Reporter para responder: quais seus filmes preferidos?

Talvez seja um exagero declarar esta a lista numero 1 de filmes de todos os tempos. Afinal existem outras listas, muitas outras listas. Mas esta é a primeira a perguntar à própria indústria do entretenimento sobre eles. Em maio, a THR enviou um formulário online por toda Hollywood: estúdios, agências, empresas de publicidade e produtoras. Nem todo mundo se mostrou animado inicialmente: “Eu não gosto da ideia”, disse o criador do seriado Breaking Bad, Vince Gilligan. “Para mim é o mesmo que ter um pacote tamanho família de Doritos e me dizerem que só posso comer cinco”, mas no fim ele acabou concordando e enviando seus escolhidos.

Assim como outros 2120 membros da indústria cinematográfica, incluindo o chefão da Fox, Jim Gianopoulos; da Disney, Alan Horn; o diretor Gary Ross; o produtor Frank Marshall; Sue Kroll da Warner; o agente Robert Newman; o diretor John Singleton e muitos outros.

Existem algumas grandes surpresas na lista. É uma lista bem mais comercial que as comumente feitas pelos críticos. Quem diria, por exemplo, que De Volta Para o Futuro teria mais votos que Lawrence da Arábia? Existem também algumas omissões chocantes, como Depois Daquele Beijo, Os Incompreendidos, La Dolce Vita ou Corrida do Ouro, entre muitos outros.

Existiram também diferenças de opiniões dentro das divisões profissionais: diretores, roteiristas e agentes concordaram em sua escolha no número um da lista, enquanto diretores de fotografia escolheram 2001: Uma Odisseia no Espaço e advogados escolheram Um Sonho de Liberdade.

A lista bem variada inclui filmes clássicos como Casablanca, E O Vento Levou ou Os Sete Samurais lado a lado com filmes geralmente desprezados pelos críticos como O Clube dos Cinco e Jurassic Park. Passando por filmes não-americanos, como O Fabuloso Destino de Amelie Poulin e animações, como O Rei Leão, Up ou A Bela e a Fera. Clássicos do cinema lado a lado com sucessos comerciais. Perfeições do nível de Amadeus ao lado de ‘bobagens’ como Apertem os Cintos… O Piloto Sumiu. Comédias, dramas, clássicos, guerra, musicais, animações, ficção… tem pra todos os gostos.

Claro que muita coisa na lista é daqueles que estão presentes em todas as outras listas, mas mesmo assim é muito interessante ver as escolhas da indústria que cria os filmes. Concorde você ou não com as escolhas, existe muito para se entreter e aprender entre estes 100 filmes. Mas nunca se esqueça, listas de filmes (ou de músicas, de livros…) não são eternas. E como bem disse o diretor Michael Bay: “Seu filme preferido pode mudar todos os dias”.

Veja abaixo os 10 primeiros colocados:

1_The_Godfather
1- O Poderoso Chefão (1972)
2_The_Wizard_of_Oz
2- O Mágico de Oz (1939)
3_Citizen_Kane
3- Cidadão Kane (1941)
shawshank2hinpeters
4- Um Sonho de Liberdade (1994)
5_Pulp_Fiction
5- Pulp Fiction (1994)
6_Casablanca
6- Casablanca (1942)
7_The_Godfather_Part_II
7- O Poderoso Chefão 2 (1974)
8_ET_The_Extra_Terrestrial
8- ET (1982)
9_2001_A_Space_Odyssey
9- 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968)
10_Schindlers_List
10- A Lista de Schindler (1993)

Clique AQUI e veja o restante dos escolhidos.

Traduzido do site da The Hollywood Reporter

Um comentário em “Os 100 melhores filmes de todos os tempos eleitos por… Hollywood

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: