No início deste ano, a fabricante de projetores de cinema Barco divulgou o Escape: uma nova configuração para salas de cinema. Agora, os primeiros cinemas Escape estão sendo finalizados e irão inaugurar dia 19 de setembro nos EUA com o lançamento de Maze Runner – Correr ou Morrer, o primeiro filme especialmente preparado para a nova tecnologia.
Um dos primeiros desafios será como produzir filmes que suportem o formato. O Escape usa três projetores digitais de cinema e três telas: uma na posição central tradicional e outras duas nas paredes laterais, para formar uma imagem panorâmica. E a Fox já vem testando opções de produção para que os efeitos visuais também englobem a opção de multicâmera.
No caso de Maze Runner, o filme foi gravado da forma tradicional, antes da decisão de apresentá-lo no Escape. Para que fossem apresentado no formato, a imagem central irá mostrar o filme em si, e as telas laterais serão extensões da imagem central. Ou seja: estenderão o labirinto, criando sensação única de imersão.
“Baseado na velocidade que nós precisamos para levar isso ao mercado e aos desafios criativos, nós tentamos uma nova forma de criar o material”, disse Ted Schilowitz, funcionário tanto da Barco quanto da Fox ao The Hollywood Reporter
A Fox também está experimentando maneiras de fotografar filmes para o formato Escape, tentando várias e multi-câmeras. Esses testes incluem filmagens panorâmicas feitas inclusive com câmeras GoPro. Outros testes envolveram a conversão de filmes já existentes para o formato: “Nós testamos com O Dublê do Diabo, lançado em 2011, e agora estamos discutindo a possibilidade de relançá-lo no formato Escape”, disse Schilowitz.
Os custos envolvidos em uma produção feita para o Escape ainda são desconhecidos, Schilowitz admite, “porque existem tantos modos diferentes de se fazer isso, que estamos apenas começando a aprender”.
Os primeiros cinemas com a tecnologia Escape nos Estados Unidos incluem salas da rede Cinemark e uma em formato IMAX. E a sensação de se ver um filme numa tela como a do IMAX que também possua projeções laterais e te deixe completamente dentro da cena deve ser extraordinária!
No Brasil, Maze Runner – Correr ou Morrer estreia dia 18 de setembro. Sem salas panorâmicas, infelizmente. Veja abaixo o trailer:
As informações são do The Hollywood Reporter


Deixe um comentário