Foi anunciado agora há pouco o candidato brasileiro a uma vaga na categoria de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2015.
Num evento na Cinemateca Brasileira em São Paulo, a ministra da cultura Marta Suplicy fez o anúncio oficial para a imprensa e declarou ‘Hoje Eu Quero Voltar Sozinho’ como o candidato brasileiro a uma das cinco vagas na categoria.
O longa de Daniel Ribeiro (que em inglês se chama ‘The Way He Looks’), adaptado de um curta também dele, já venceu diversos prêmios de festivais de cinema pelo mundo, como o de melhor filme em votação popular no NewFest, New York’s Lesbian, Gay, Bisexual, and Transgender Film Festival. Recentemente o filme ultrapassou a marca dos 200 mil espectadores nos cinemas brasileiros, um recorde para a Vitrine Filmes, que distribui o filme por aqui.Antes de vencer o NewFest, o filme ainda recebeu prêmios no Festival de Berlim, no Skip City Internacional Festival do Japão, no Outfest de Los Angeles, no Frameline, festival gay de São Francisco e também em mostras organizadas em Torino, Guadalajara e Miami.
Entre os 18 filmes que estavam na disputa por uma nomeação, há “O Lobo Atrás da Porta”, de Fernando Coimbra; “Praia do Futuro”, de Karim Aïnouz; “Tatuagem”, de Hilton Lacerda; e “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”, de Daniel Ribeiro.
O longa selecionado concorrerá a uma das cinco vagas da categoria de filme estrangeiro. Pelo menos 15 países já nomearam seu candidato a figurar na lista de indicados.
Entre as produções estão o mexicano “Cantinflas”, cinebiografia do humorista homônimo dirigida por Sebastian del Amo, o venezuelano “Libertador”, de Alberto Arvelo, sobre Simon Bolívar; e o turco “Winter Sleep”, de Nuri Bilge Ceylan, sobre um casal num hotel isolado
A Academia anuncia os cinco selecionados a compor a lista de indicados em janeiro de 2015. A cerimônia, que escolhe o vencedor, será em 22 de fevereiro.
Nos últimos anos, o Brasil nomeou “O Som ao Redor” (2014), “O Palhaço” (2013), “Tropa de Elite 2” (2012) e “Lula, O Filho do Brasil” (2011) para uma dessas vagas, mas nenhum conseguiu.
A última vez que um filme brasileiro concorreu ao Oscar foi em 2004, com “Cidade de Deus”, indicado em quatro categorias.
A lista completa dos concorrentes brasileiros este ano era: Amazônia, Dominguinhos, Entre Nós, O Exercício do Caos, Getúlio, A Grande Vitória, Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, O Homem das Multidões, Jogo de Xadrez, O Lobo Atrás da Porta, O Menino e o Mundo, O Menino no Espelho, Minhocas, Não Pare na Pista – A Melhor História de Paulo Coelho, A Oeste do Fim do Mundo, Praia do Futuro, Serra Pelada e Tatuagem.
