Moana, a 56° animação dos estúdios Disney, foi anunciada para estrear em 2016. O filme está sendo descrito como uma “comédia de aventura arrebatadora em animação”, e se passará na Oceania, às beiras do Oceano Pacífico. Moana se passará cerca de 2000 anos atrás e contará a história de uma adolescente, filha única do chefe de sua tribo e navegadora por natureza, que parte em busca de uma ilha perdida, de acordo com resumos oferecidos pela Disney. Durante sua jornada, ela se junta a um herói, o semi deus Maui, para ajudá-la a atravessar os perigos do oceano, que incluem enormes criaturas marítimas, paisagens sub-aquáticas e folclore antigo.
O time por trás de Moana já tem pedigree na Disney: os diretores Ron Clements e John Musker são os mesmos responsáveis por A Pequena Sereia, A Princesa e o Sapo, Hércules e Aladdin, entre outros. “Moana é indomável, passional e sonhadora com uma conexão única com o oceano”, disse Musker. “Ela é o tipo de personagem que todos vamos torcer, e mal podemos esperar para apresentá-la ao público!”.

A data prevista para a estreia de Moana era 2018, mas a Disney resolveu adiantar a animação por conta de uma pressão do público que já surgiu na internet. Este novo filme é mais uma empreitada do estúdio para representar a diversidade de cultura e as minorias no planeta.
Veja abaixo duas artes conceituais da animação já divulgada pela Disney: