E nossa veterinária preferida volta ao site para nos dar algumas dicas de cuidados com nossos melhores amigos durante as festas de fim de ano. Comidas, fogos de artifício, calor e até mesmo a decoração de Natal devem ser cuidadas para que não lhe façam mal.

Ter alguns cuidados básicos com os nossos animais nunca é demais, especialmente em época de festas de final de ano. Enfatizo alguns alimentos que não devem ser oferecidos:
- Chocolate (pode causar convulsões, arritmias cardíacas e intoxicação hepática),
- Carne de Peru e Peito de peru (a gordura pode levar a um quadro de pancreatite , assim como carnes e comidas gordurosas em geral),
- Uvas passas e uvas (falência renal), macadâmia (problemas gastrointestinais),
- Cebola e alho (anemia hemolítica – destruição de células sanguíneas).
- O álcool, drogas ou substâncias psicoativas (maconha, cocaína…) e o cigarro são obviamente perigosos podendo levar um animal a óbito, porém não custa ressaltar.
Para animais que costumam ficar estressados e com medo de fogos de artifício, recomendo que mantenha-os em um cômodo com luz baixa ou apagada, na própria caminha. Sem pegar no colo ou afagar constantemente, pois eles podem associar a sensação de medo a algo positivo. Recomendo também, com o intuito de acalmar o seu pet, a administração do Floral de Bach Rescue Remedy sem álcool, 4 gotas, duas vezes ao dia, nos dias de festa.
As árvores de Natal são lindas mas se você tem animais de estimação alguns cuidados devem ser tomados: se for sair de casa e deixar seu animal sozinho, lembre-se de desligar as luzinhas, pois acidentes relacionados a eletrocussão podem acontecer. Caso eles se interessem pelos enfeites, cuidar para que não ingiram os mesmos.
Para quem vai levar os animais para a praia, cuidar com os horários dos passeios. Dê preferência para o perído antes das 10h da manhã e depois das 17h da tarde, evitando fadiga em excesso e queimaduras nos coxins (almofadas dos pés) e corpo dos animais. Escolha um vermífugo para administrar alguns dias antes da viagem e que seja efetivo contra o verme do coração (Dirofilaria immits – Dirofilariose), que é mais comum em regiões litorâneas. De preferência, não levar os animais para passear na areia, por questões de higiene e pelo fato de que a Tunga penetrans (espécie de pulga) causa a Tungíase (bicho de pé) e tem como habitat terrenos arenosos.
Fora esses cuidados, a desvermifugação por pelo menos duas vezes ao ano e a vacinação anual (deve ser feita pelo menos uma semana antes da viagem), devem ser feitas independente se você vai viajar ou não.
Boas Festas!
Deixe um comentário