Filmes para toda a família assistir junto nas festas de fim de ano

Pra muitas famílias as festas de final de ano são época de juntar todo mundo ao redor de uma mesa farta, com peru, panetone, rabanada e muitos fios de ovos. Ao mesmo tempo, é a época de juntar o sobrinho hiperativo de cinco anos, o outro sobrinho adolescente que acha tudo um saco e não sai do smartphone, o tio da piada do pavê, aquela tia solteirona e sua bisavó de 95 anos numa mesma casa. Este pessoal precisa ser entretido enquanto a ceia não fica pronta. E não são apenas latas de cerveja e copos de refrigerante que serão capazes de fazer isso.

A Entertainment Weekly bolou uma lista com cinco fatores essenciais para um bom filme para toda a família. Claro, cada família é única e o que agrada uns pode não agradar outros. Ainda assim, o consenso geral é que estas cinco regras básicas podem ajudar muita gente. Filmes que evitem linguagem forte, cenas mais picantes ou crimes violentos são sempre boas pedidas. Ainda tem a vantagem de serem, invariavelmente, filmes que muitos já vimos várias vezes. O que não dificulta se precisarmos ir pegar mais refrigerante (ahãm), sobremesa ou dar aquela ida rápida no banheiro.

1. A regra do clássico

The Wizard of Oz. 1

Há uma razão para estes filmes serem considerados clássicos. Contos como O Mágico de Oz, O Garoto ou mesmo novos-clássicos como A Invenção de Hugo Cabret, ET ou Esqueceram de Mim são amados porque tratam de histórias atemporais, contadas de maneira perfeita. Clássicos infanto-juvenis mais contemporâneos como Os Goonies, Conta Comigo, As Crônicas de Nárnia, Harry PotterSuper 8 também se encaixam.

2. Todo mundo adora uma boa comédia e uma aventura

some-like-it-hot-bfi-00m-e8m

Sejam filmes mais antigos como Quanto Mais Quente Melhor ou Aconteceu Naquela Noite ou mais novos como Uma Cilada Para Roger Rabbit, Muppes – O Filme, Mudança de Hábito ou Gaiola das Loucas: de qualquer forma é difícil errar com algo leve, engraçado e garantido (para que não existam momentos desconfortáveis).

No quesito aventura, os filmes de Indiana Jones, Piratas do Caribe, De Volta Para o Futuro, Gremlins ou a maioria dos filmes de super-heróis são boas escolhas.

3. Ou tente um musical

singin-in-the-rain-1

Existe muita intersecção entre esta regra e as duas anteriores, mas A Noviça Rebelde, Cantando na Chuva ou até mesmo Mamma Mia vão deixar todos muito ocupados cantando junto pra brigar com a irmã menor ou seu irmão mais pentelho. Sem dizer que imitar as coreografias pode render ótimas risadas.

4. Pixar, Disney, Pixar, Pixar…

15a1e-wall-e-and-eva1

Pode ser uma boa ideia se manter longe de Up ou O Rei Leão para garantir que não haverá lágrimas, mas o restante das obras da Pixar e da Disney são sempre excelentes pedidas. Toy Story, Os Incríveis, Wall-E, Branca de Neve, A Pequena Sereia, Peter Pan e até mesmo o mais recente Frozen (caso você ainda aguente assistir depois das milhares de vezes que seus filhos já lhe obrigaram).

5. Uma boa comédia romântica

notting hill

Ok, aquela prima recém separada do namorado pode achar ruim, pode lembrar do relacionamento e derramar algumas lágrimas céticas dizendo que aquilo tudo é mentira. Mas alguém pode aproveitar para consolá-la, dizendo que O Casamento do Meu melhor Amigo, Um Lugar Chamado Notting Hill, Simplesmente Amor ou Mensagem Para Você mostram como o amor sempre mundo supera tudo.

Também no site da EW, uma lista excelente dos 55 FILMES QUE TODA CRIANÇA DEVE ASSISTIR antes dos 13 anos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: