Clipes dirigidos por diretores de cinema

Você provavelmente não sabe, ou nem imagina, mas alguns diretores hoje muito conhecidos no mundo do cinema começaram suas carreiras nos videoclipes. Outros, já estabelecidos, também dirigem ainda hoje clipes para os mais variados artistas. Você imaginaria que, por exemplo, David Fincher (diretor de obras pesadas como Seven, O Clube da Luta e mais recentemente Garota Exemplar) é o responsável pela direção de clipes de Madonna, George Michael, Paula Abdul, Michael Jackson e até Gipsy Kings? Pois é!

Vamos listar aqui 10 vídeos bacanas dirigidos por caras conhecidas do cinema. Espia:

Claro que pra começar um dos vídeos mais icônicos de todos os tempos: Vogue, da Madonna. Dirigido por David Fincher, o vídeo é um dos melhores e mais conhecidos da cantora até hoje. Fincher ainda dirigiu para a rainha do pop Bad Girl, Express Yourself e Oh Father. O cinesta ainda é responsável por clipes como de Freedom’ 90 do George Michael, Love Is Strong dos Rolling Stones, Who Is It? do Michael Jackson e…

Suit & Tie – Justin Timberlake e Jay-Z – Outro clipe espetacular de Fincher.

Love Profusion – Madonna – O francês Luc Besson é o responsável por longas incríveis como O Quinto Elemento, Lucy e mais recentemente Valerian e a Cidade dos Mil Planetas. E também comanda um dos clipes mais “simples” e mais bonitos da rainha do pop.

Here With Me – The Killers – O cineasta preferido dos personagens estranhos leva seu mundo fantástico pra essa balada dos Killers. Diretor de obras como Edward Mãos de Tesoura, Ed Wood, Alice No País das Maravilhas e mais recentemente Grandes Olhos, Tim Burton não poderia deixar de dirigir um videoclipe né?

Bad – Michael Jackson – Em 1987 Martin Scorsese (sim, o mesmo de Cassino, Gangues de Nova YorkO Lobo de Wall Street) dirigiu este vídeo clássico do rei do pop inspirado no musical Amor Sublime Amor.

Under the Bridge – Red Hot Chilli Peppers – Ainda em começo de carreira, o diretor de Milk, Elefante Gênio Indomável comandou um dos vídeos que fizeram história na MTV e de quebra alavancaram a carreira do RHCP que está aí até hoje. Palmas para Gus Van Sant.

Weapon of Choice – Fatboy Slim – Embora já tendo dirigido clipes de Bjork, REM, Jay-Z, Beastie Boys, Chemical Brothers e vários outros, é com este vídeo que Spike Jonze se destaca, considerado um dos melhores clipes de todos os tempos. Dono de um tom peculiar em seus filmes, como Quero Ser John Malkovich, Adaptação, Onde Vivem Os Monstros e o recente e sensacional Ela, Jonze consegue passear pelo mundo da música com desenvoltura singular.

I Just Don’t Know What To Do With Myself – The White Stripes – O White Stripes levou uma diretora que gosta de analisar e esmiuçar a solidão para dirigir o clipe da regravação de um hino da dor de cotovelo. De quebra, a modelo Kate Moss e um pole dance… Sofia Coppola leva seu tom triste mas ainda esperançoso, de filmes como As Virgens Suicidas Encontros e Desencontros para a música.

Come Into My World – Kylie Minogue – Outro diretor que já transitou por inúmeros artistas (como Bjork, Foo Fighters, The White Stripes, Beck, Paul McCartney…), Michel Gondry dirige o vídeo de uma das músicas mais conhecidas da diva australiana. Diretor de filmes díspares como Brilho Eternos de Uma Mente Sem Lembranças, Besouro VerdeRebobine, Por Favor, Gondry cria um dos melhores vídeos dos últimos tempos.

Moon – Thiago Petit – No Brasil também temos diretores que trabalham no mundo da música. Heitor Dhália, diretor de Nina, O Cheiro do Ralo12 Horas (com Amanda Seyfried), cria um universo lúdico em preto e branco no clipe de Moon.

I Was Here – Beyonce – Ridley Scott comandou obras como Gladiador, Prometheus e Êxodo mas também fez o clipe de belas imagens de Beyonce.

They Don’t Care About Us – Michael Jackson – Foi o clipe do rei do pop no Brasil que juntou pop e Olodum, que mostrou que “eles não ligam pra gente” e foi Spike Lee, diretor de O Plano Perfeito, Malcom X A Última Hora o responsável por ele.

Harder to Breathe – Maroon 5 – Antes de dirigir (500) Dias Com Ela O Espetacular Homem Aranha, Marc Webb se dedicava aos videoclipes. Artistas como Puff Daddy, Green Day, Counting Crows, The Wallflowers, Hoobastank, Daniel Powter e Snow Patrol, entre muitos outros, tiveram vídeos comandados pelo hoje famoso cineasta.

I Touch Myself – Divinyls – Em 1990 o vídeo (sim, hoje meio brega) da música que falava de masturbação foi dirigido por ninguém menos que Michael Bay. Sim o amado e odiado diretor de filmes como Transformers, Armageddon e A Ilha.

Sing – Travis – Donos de um humor leve e delicioso, a dupla Johnathan Dayton e Valerie Farris apresentou ao mundo dois filmes sensacionais: Pequena Miss SunshineRuby Sparks, mas antes, dirigiu clipes de diversas bandas como Smashing Pumpkins, REM e Travis.

Ela Disse Adeus – Os Paralamas do Sucesso – Andrucha Waddington foi responsável por um dos vídeos mais premiados da MTV brasileira com participação de Fernanda Torres e alguns dos melhores filmes dos últimos anos: Casa de Areia Eu Tu Eles. (o nome da música está errado no vídeo propositalmente, por causa dos direitos autorais do youtube)

Anúncios

2 comentários sobre “Clipes dirigidos por diretores de cinema

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s