15 Curiosidades do Oscar

Quem nos acompanha no facebook viu nas últimas semanas uma lista de várias curiosidades sobre o maior prêmio do cinema. Aproveitando a entrega dos prêmios no último domingo, vamos reproduzi-la aqui, com algumas adições.

oscar

  • Dois filmes brilharam ao receber, no total, 14 indicações. Foram eles: ‘A Malvada’ (1950), que ganhou 6 estatuetas, e ‘Titanic’ (1997), que conquistou onze.
  • A musa americana Katharine Hepburn é a recordista dos prêmios de atuação feminino. Ela conquistou 4 estatuetas pelos filmes: ‘Manhã de Glória’ (1933), ‘Adivinhe Quem Vem Para Jantar’ (1967), ‘O Leão no Inverno’ (1968) e ‘Num Lago Dourado’ (1981). A atriz que foi indicada mais vezes foi Meryl Streep, com 19 indicações (e 3 vitórias). Em 1968 as atrizes Barbra Streisand (“Funny Girl – A Garota Genial”) e Katharine Hepburn (“O Leão no Inverno”) empataram no quesito de melhor atriz.
  • O britânico Daniel Day Lewis ganhou três prêmios de Melhor Ator. Seus filmes de destaque pela Academia foram: ‘Meu Pé Esquerdo’ (1989), ‘Sangue Negro’ (2008), ‘Lincoln’ (2013). O ator mais indicado foi Jack Nicholson, com 12 no total (e 3 vitórias).
  • walt-disney-edith-headO cineasta americano Walt Disney é o homem que mais foi premiado no Oscar. Ele possui, ao todo, 22 estatuetas de 59 indicações. Já a figuristas Edith Head é a mulher que mais venceu na premiação até hoje. Ela levou 8 homenzinhos de ouro por seus trabalhos como figurinista em filmes como A Malvada e Sabrina.
  • Aos 82 anos, o ator Christopher Plummer foi premaido na categoria Melhor Ator Coadjuvante por “Toda Forma de Amor” (2010). Sendo assim, a a pessoa mais velha a receber uma estatueta do Oscar. Já a pessoa mais velha a receber uma indicação ao Oscar foi Gloria Stuart, aos 87 anos, por seu papel em “Titanic”.
  • O Big Five representa as produções que venceram estatuetas nos cinco principais prêmios do Oscar, ou seja, Filme, Diretor, Ator, Atriz e Roteiro. Até hoje, apenas 3 longas ganharam estes prêmios ao mesmo ano. Foram eles: ‘Aconteceu Naquela Noite’ (1934), ‘Um Estranho no Ninho’ (1975), e ‘Silêncio dos Inocentes’ (1991).
  • “Momento de Decisão” (1978) e “A Cor Púpura” (1986) foram indicados a 11 prêmios, mas não levaram nenhum. É o recorde de indicações para filmes que saíram de mãos abanando. Richard Burton e Peter O’Toole foram indicados nada menos do que sete vezes, mas nunca ganharam.
  • O filme “A Noite dos Desesperados” (1969) recebeu 9 indicações, incluindo “Melhor Diretor” para Sydney Pollack e “Melhor Atriz” para Jane Fonda. É o maior número de indicações que um filme já recebeu sem estar concorrendo ao maior prêmio da noite, o de “Melhor Filme”.
  • centrfal-do-brasilO Brasil concorreu quatro vezes ao Oscar de melhor filme estrangeiro: ‘O Pagador de Promessas’ (1963), ‘O Quatrilho’ (1994), ‘O Que É Isso, Companheiro?’ (1998) e ‘Central do Brasil’ (1999). Somente uma vez um filme brasileiro concorreu ao prêmio de melhor filme: ‘O Beijo da Mulher Aranha’ em 1986.
  • Fran Walsh foi a única mulher a ganhar 3 estatuetas diferentes na mesma edição do Oscar. Em 2004, ela recebeu os prêmios de Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Canção Original por “O Senhor dos Anéis — O Retorno do Rei”.
  • O filme produzido fora dos Estados Unidos ou Inglaterra mais bem sucedido da história do Oscar é “O Último Imperador” (1987), do italiano Bernardo Bertolucci. A produção ganhou todos os 9 troféus a que foi indicada.
  • Warren Beaty é a única pessoa na história que já foi nomeada ao Oscar como produtor, diretor, roteirista e ator por um único filme. Como se não bastasse, ele conseguiu a façanha duas vezes: por “O Céu Pode Esperar” (1978) e “Reds” (1981).
  • Em 1964 todos os prêmios de atuação foram entregues a não-americanos: os ingleses Rex Harrison (“Minha Bela Dama”), Peter Ustinov (“Topkapi”) e Julie Andrews (“Mary Poppins”) e a russa Lila Kedrova (“Zorba, o Grego”).
  • Ninguém foi mais indicado na categoria melhor roteiro até hoje do que Woody Allen, que concorreu pela 16ª vez ano passado com Blue Jasmine. Mas ele só ganhou três, por “Annie Hall – Noivo Neurótico, Noiva Nervosa” (1977), “Hannah e Suas Irmãs” (1986) e “Meia Noite em Paris” (2011).
  • Apenas em 2009 uma mulher venceu o Oscar de melhor direção: Kathryn Bigelow, por “Guerra ao Terror”. Que é o filme com menor arrecadação da história do Oscar.
  • Stanley Kubrick, diretor de obras como “Laranja Mecânica” e “2001 – Uma Odisseia no Espaço” e, acredite, o mestre do suspense Alfred Hitchcock nunca receberam um Oscar.
  • peter-finch-headh-ledgerO primeiro ator a receber um Oscar póstumo foi Peter Finch, por “Rede de Intrigas” (de 1976), e o segundo foi Heath Ledger, que em 2009 foi escolhido por sua atuação como Coringa em “Batman – O Cavaleiro das Trevas”.
  • O maestro, compositor e arranjador John Williams foi indicado 45 vezes. É ele o responsável por trilhas memoráveis como as de filmes como “Tubarão” (1975) e “Guerra nas Estrelas” (1977), entre inúmeros outros clássicos. Já Kevin O’Connell, indicado 20 vezes por mixagem de som e que até hoje não tem uma única estatueta em casa.
  • Uma produção sem qualquer mulher em cena já ganhou um Oscar de melhor filme. “Lawrence da Arábia”, de 1962, tem apenas um único personagem feminino, mas trata-se de uma fêmea de camelo, chamada Gladys.
  • Tom Hanks deu um grande fora em seu discurso de agradecimento por melhor ator em “Filadélfia”, em 1993, quando interpretou um advogado homossexual. Agradeceu a inspiração que teve em um professor do Ensino Médio, porém, o sujeito não era assumido. A piada renderia o roteiro de “Será Que Ele É?”, com Kevin Kline em 1998.

o-retorno-do-rei

  • Os filmes ‘Ben Hur’ (1959), ‘Titanic’ (1997) e ‘Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei’ (2003) foram os filmes mais premiados na história do Oscar. Cada um deles levou para casa onze estatuetas. No ano em que “Ben-Hur” conquistou (quase) tudo, o Oscar tinha 15 categorias e ele era candidato em 14 delas. Já na época de “Titanic” e “O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei” existiam 17 categorias, sendo que o primeiro tinha 12 indicações e o segundo 11.
  • 2015 foi o primeiro ano desde que as regras da academia mudaram que que todos os oito indicados na categoria principal saíram da festa com pelo menos um prêmio.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s