50 curiosidades para comemorar 50 anos de ‘A Noviça Rebelde’

Quem assistiu à cerimônia do Oscar dia 22 de fevereiro (ou quem tá sempre ligado em sites de entretenimento) já sabe que Lady Gaga cantou um medley em homenagem aos 50 anos de A Noviça Rebelde.

O filme, hoje um clássico, completa seu quinquagésimo aniversário esta semana e para comemorar vamos listar 50 curiosidades que envolveram o longa. Olha só:sound of music

  1. O musical da Broadway e o filme foram inspirados na família cantores austríacos Von Trapp. Maria Von Trapp faz figuração no longa.
  2. Maria Von Trapp faleceu aos 99 anos em fevereiro do ano passado em sua casa na Áustria. Ela era a última integrante viva da família.
  3. Ajustado pela inflação, o filme estaria entre as dez maiores bilheterias de todos os tempos.
  4. É creditado como sendo o filme que salvou a 20th Century Fox, após o fracasso de Cleópatra.
  5. Junto com “A Bíblia”, este é um dos poucos  filmes da Twentieth Century-Fox em que nenhuma música é ouvida quando o logotipo da Twentieth Century-Fox aparece na tela.
  6. Christopher Plummer, um desconhecido ator Canadense foi escolhido pelo próprio diretor Robert Wise. Wise não queria um cantor da Broadway no papel, mas queria um ator jovem (Plummer tinha 35 anos) que aparentasse uma idade avançada.
  7. As músicas “I Have Confidence” e “Something Good” foram escritas especialmente para o filme de Richard Rodgers, a última canção substituindo “Ordinary Couple” da versão de palco. Os dois números se tornaram tão populares e tão integrados ao musical, que produções posteriores dos palcos passaram a incluí-las.
  8. O primeiro número musical do filme, The Sound of Music, foi exatamente o último a ser rodado pelo elenco enquanto estava na Europa. As filmagens desta cena ocorreram em junho e julho de 1964.
  9. A frente e os fundos da fazenda do capitão Von Trapp foram filmadas em dois locais diferentes em Salzburgo, na Áustria.
  10. Muita gente acredita que a canção Edelweiss, uma das que são cantadas no filme, é uma tradicional canção austríaca. Na verdade ela foi escrita para o musical e é pouco conhecida na Áustria.
  11. Na verdade não é a voz do ator Christopher Plummer que se ouve no filme quando seu personagem canta, e sim a do cantor Bill Lee.
  12. Na cena final, quando a família está subindo as colinas de segurança, não é realmente Kym Karath como Gretl que sobre os ombros do Capitão von Trapp. Enquanto na Áustria, Kym Karath ganhou muito peso. Esta foi uma das últimas cenas filmadas e por isso ela estava pesada demais para ser levada nas costas de Christopher Plummer.
  13. “Sixteen Going On Seventeen” foi um dos últimos números a ser feito. Na primeira tomada, Charmian Carr (Liesl) caiu enquanto saltava sobre um banco através de um painel de vidro. Embora ela não estivesse gravemente ferida, o tornozelo ficou machucado e a cena foi feita mais, tarde com sua perna enfaixada e maquiagem cobrindo as bandagens.
  14. O gazebo usado para as cenas”Sixteen Going on Seventeen” e “Something Good” ainda pode ser visitado na área de Salzburgo, no passeio “Sound of Music” No entanto, o público teve que ser excluído do interior porque  fãs de cinema que eram consideravelmente mais velhos que “16 indo em 17” se machucavam ao tentar dançar em cima dos bancos.
  15. O gazebo na Áustria só foi usado para cenas exteriores. A dança real por Charmian Carr e Truhitte Daniel foi, de fato, filmada em uma réplica do interior do gazebo em um estúdio de som da 20th Century-Fox, em Los Angeles, como foram as cenas de Julie Andrews e Christopher Plummer.
  16. Nicholas Hammond (Friedrich) tem cabelo castanho, e teve que passar por várias sessões de clareamentos de cabelo antes e durante as filmagens para fazer o cabelo loiro.the-sound-of-music2
  17. Julie Andrews quase recusou o papel de Maria Von Trapp, temendo que o personagem fosse muito semelhante ao seu papel em Mary Poppins.
  18. Outras quatro crianças foram trazidos para aumentar o canto dos sete filhos von Trapp – para produzir um som mais cheio, melhor, mais polido. Entre os quatro cantores “extras” estava a irmã mais nova de Charmian Carr (Liesl), Darleen Carr.
  19. Charmian Carr cantou “16 Going On Seventeen” para o filme quando tinha quase 22 anos.
  20. Na competição musical no final do filme, Fraulein Schweiger, a vencedora do terceiro lugar, se curvou 16 vezes.
  21. Julie Andrews cantava “Supercalifragilisticexpialidocious” para as crianças do elenco para entretê-los entre as filmagens. Uma vez que Mary Poppins ainda não tinha sido lançado, eles pensaram que ela fizera a música para eles.
  22. A entrada da família no ramo musical deveu-se sobretudo à precária situação financeira de Georg após investimentos desastrosos. A casa onde morava a família era muito mais modesta do que o palacete retratado no filme.
  23. A maioria dos nomes das crianças foram alterados para o filme, assim como certas datas.
  24. O personagem de Max Detweiler é inteiramente ficcional.
  25. Georg é mostrado como um homem extremamente severo, distante e sem senso de humor. Na realidade, o capitão era conhecido por ser carinhoso e bastante presente na vida das crianças. Segundo o depoimento de uma das filhas do capitão, era, na verdade, a madrasta Maria que tinha o temperamento mais difícil.
  26. A família von Trapp não teve nenhum controle sobre a maneira como eram representados no cinema, uma vez que haviam vendido os direitos da história para um produtor alemão nos anos 50. Este, por sua vez, os vendeu para Hollywood.
  27. Nick Mason, um dos fundadores do Pink Floyd, afirmou que a intenção inicial era de que o álbum “Dark Side of The Moon” sincronizasse com A Noviça Rebelde. No entanto hoje se diz que o disco encaixa perfeitamente em O Mágico de Oz.
  28. Em suas memórias, Maria assume que não estava apaixonada por Georg quando se casou com ele. Ela também não foi contratada para cuidar de todas as crianças, mas apenas da caçula, que doente, precisava de lições em casa.
  29. Em 2010, nos 45 anos do filme, a Fox lançou uma edição especial do bluray que além de extras inéditos trazia uma versão ‘karaokê’, para o espectador cantar as músicas.
  30. Este ano, no mês de abril, o filme volta a 500 cinemas norteamericanos em versão remasterizada em comemoração ao seu aniversário.
  31. Recebeu 10 indicações ao Oscar e ganhou 5 prêmios: melhor filme, diretor, edição, som e trilha sonora.
  32. A música ‘Build God, Then We’ll Talk’ da banda Panic at The Disco foi inspirada na música ‘Favorite Things’.the-sound-of-music
  33. A canção Wind It Up, da cantora Gwen Stefani, é um remix de um dos musicais de A Noviça Rebelde, e seu videoclipe é inspirado no filme, que a cantora considera seu favorito.
  34. Este filme ocupa a quarta colocação na Lista dos 25 maiores musicais estadunidenses de todos os tempos, idealizada pelo American Film Institute (AFI) e divulgada em 2006.
  35. Ganhou sua “versão brasileira” em 1997 no filme de Renato Aragão “O Noviço Rebelde”.
  36. Existe um roteiro turístico em Salzburg na Áustria que visita diferentes locações do filme.
  37. Embora indicada ao Oscar de melhor atriz por A Noviça Rebelde, Julie Andrews não ganhou o prêmio. Ela ganhou no ano anterior por Mary Poppins e foi novamente indicada em 1983 por Victor ou Vitória, mas também não ganhou.
  38. Charmian Carr, que inteprretou Liesl e tinha 21 anos na época, escreveu em sua autobiografia que se sentia atraída por Christopher Plummer (então com 35 anos) que interpretava seu pai. Ele admitiu que a atração era mútua mas ambos resolveram não levar um romance adiante.
  39. Na cena do casamento de Maria e o Capitão, quando o elenco chegou para gravar na igreja não havia ninguém no altar para realizar o casamento. Haviam esquecido de escalar um ator para ser o padre. De acordo com Julie Andrews, é o verdadeiro bispo de Salzburg que aparece no filme.
  40. Christopher Plummer venceu o Oscar somente em 2012, por seu papel no filme Toda Forma de Amor, aos 82 anos. Ele se tornou o ator mais velho a receber o prêmio.
  41. Edelweiss foi a primeira música que a cantora Katy Perry cantou em público.
  42. A canção The Sound of Music é utilizada em um momento chave do filme Moulin Rouge, que reúne trechos de diversas músicas e referências pop.
  43. A aparência física de Bela, da animação A Bela e a Fera, foi inspirada por Judy Garland  em O Mágico de Oz e por Julie Andrews em A Noviça Rebelde.
  44. Em dezembro de 2013 o canal americano NBC produziu uma versão country do musical, estrelada pela cantora Carrie Underwood.
  45. Quando foi lançado em home video, o filme ficou entre os mais vendidos por mais de 250 semanas. ou seja: quase cinco anos.
  46. No dia em que a verdadeira família Von Trapp deixou a Áustria (a bordo de um trem rumo à Itália e não pelas montanhas da Suíça como mostra o filme), Hitler ordenou o fechamento das fronteiras do país.
  47. Christopher Plummer admite nos extras da edição em DVD que estava bêbado durante as gravações do festival de música.
  48. Plummer admitiu também que odiou fazer o filme e que contracenar com Julie Andrews era um pesadelo. No entanto eles permanecem amigos até hoje.
  49. Quando o filme estreou na Coréia do Sul fez tanto sucesso que alguns cinemas tinham mais de cinco sessões diárias. Um dono de cinema em Seoul buscou uma forma de conseguir passar o filme mais vezes ainda durante o dia e resolveu: cortou todos os números musicais para encurtar as sessões.
  50. Todos os anos o Hollywood Bowl oferece uma apresentação ‘sing-a-long’ onde a platéia pode cantar  junto com o filme. Frequentemente os atores e até mesmo membros da verdadeira família Von Trapp apareciam nas sessões.

antes-e-depois-novic3a7a-rebelde

Com informações do Cinema em Cena, DVD Sofá e Pipoca e IMDB

4 comentários em “50 curiosidades para comemorar 50 anos de ‘A Noviça Rebelde’

Adicione o seu

  1. Muito lindo este filme, quando era criança, não tínhamos televisão na época mas ja ouvia falar do filme, porém nunca pude assistir por inteiro, e esta semana passou num canal fechado Telecine Cult, mas ainda assim fui dormir antes do final do filme.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: