Nintendo finalmente irá lançar games para smartphones

A Nintendo anunciou nesta terça-feira (17) que pretende comprar 10% da empresa japonesa DeNa em uma parceria para desenvolver games para smartphones. A negociação, que gira em torno de US$ 181 milhões, pode representar uma guinada decisiva para a Big N, que até agora se recusava a entrar neste mercado em plena expansão.

super-mario-galaxy-2

Mas os fãs dos games clássicos da marca não devem se empolgar ainda. Em comunicado, a Nintendo, que é dona de enormes sucessos como “Super Mario, “Pokémon” e “The Legend of Zelda”, afirmou que os games lançados para smartphones e tablets serão inéditos, e não conversões de títulos de Wii U ou do portátil 3DS.

“Qualquer franquia da Nintendo poderá ser usada em nossos jogos para smartphones. Por outro lado, jogos para celulares e tablets exigem serviços em constante evolução, ao invés de um produto finalizado”, disse Satoru Iwata, presidente da Nintendo. “Um esforço combinado será necessário para operá-los”.

Iwata disse também que as duas empresas pretendem lançar pelo menos um jogo este ano para smartphones. “O mundo está mudando. As empresas que não se adaptarem à mudança vão cair em declínio”, afirmou o japonês.

É verdade que a Nintendo vem experimentando aos poucos com jogos mobile – jogos de Pokémon para iPad são bons exemplos – mas parece que dessa vez ela vem com força. Ao deixar claro que o objetivo não é simplesmente adaptar jogos antigos às novas plataformas, a Nintendo mostra que vê uma boa oportunidade de usar os smartphones como uma forma de complementar a experiência em consoles e portáteis. E também apresentar suas franquias para um novo universo de jogadores, é claro – afinal, bilhões de pessoas carregam smartphones para todos os cantos pelo mundo, e isso dá muito mais gente do que a Nintendo consegue atingir mantendo só o 3DS, por exemplo.

Sucessor do Wii U

wiiuSatoru Iwata confirmou ainda que o desenvolvimento de games para celular não significa que a Nintendo vai abandonar o mercado de consoles. O executivo aproveitou o anúncio de terça (17) para relevar que a empresa está trabalhando no sucessor do Wii U, que está no mercado desde o fim de 2012.

O videogame usa o codinome NX e é uma plataforma “dedicada a games, com um conceito completamente novo”, disse Iwata. “É muito cedo para falar dos detalhes desse projeto, mas esperamos divulgar mais informações sobre ele no ano que vem”, completou.

No ano passado, Iwata anunciou a redução de seu salário à metade, depois que a Nintendo registrou o terceiro ano consecutivo de prejuízo e foi criticada por não lançar aplicativos para seus jogos de maior sucesso.

metroid-pokemon-video-games-mario-bros-the-legend-of-zelda-1440x900-wallpaper_www.wall321.com_88

Com informações do G1

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s