Nem todo mundo sabe, mas ‘Jagged Little Pill’ não é o primeiro disco da canadense Alanis Morissette. Antes de se tornar referência no rock moderno a cantora e compositora lançou dois discos de dance-pop (sim, dance-pop) no Canadá, atingindo marcas expressivas de venda, ganhando discos de platina e sendo indicada a prêmios. Fun fact? Alanis abria os shows do rapper Vanilla Ice…
Mas lá se vão vinte anos do lançamento de seu mais significativo álbum: ‘Jagged Little Pill’ foi lançado mundialmente em 13 de junho de 1995. Considerado o mais bem-sucedido álbum de estreia de uma cantora feminina de todos os tempos. Tendo estreado na posição 118 no ranking da Billboard, isso rapidamente mudou quando o single ‘You Oughta Know’ ganhou as rádios.
Estima-se que JLP tenha vendido mais de 14 milhões de cópias apenas nos Estados Unidos em seu lançamento. Os discos anteriores de Alanis foram desconsiderados pela mídia e este acabou sendo “seu disco de estreia”. Em 1996 o álbum recebeu seis indicações ao Grammy e a cantora ganhou: “Melhor Performance Rock Vocal Feminina”, “Melhor Canção Rock”, “Melhor Álbum de Rock” e “Álbum do Ano” (ela perdeu “Melhor Artista Revelação” e “Canção do Ano”).
O álbum foi um grande sucesso, conseguindo ficar por 12 semanas não consecutivas em #1 nos Estados Unidos (Billboard 200) e sendo um dos três álbuns – assim como Thriller de Michael Jackson e Falling into You de Celine Dion – a ficar no top 10 por 69 semanas. Os maiores hits do disco foram ‘You Oughta Know’, ‘Ironic’, ‘You Learn’ e ‘Hand In My Pocket’.
Em 2003. o álbum foi escolhido como o 327° pela revista Rolling Stone na lista dos 500 Grandes Álbuns de Todos Os Tempos (“The 500 Greatest Albums Of All Time”). Registros afirmam que Jagged Little Pill é o décimo segundo mais bem vendido álbum de todos os tempos e é o segundo mais vendido da década de 1990, atrás apenas do álbum Come On Over da cantora Shania Twain.
Jagged Little Pill vendeu 28 milhões de cópias até 2000, 30 milhões em Janeiro de 2005 e acumulava 33 milhões em 2009. É, até hoje, o terceiro álbum mais vendido nos Estados Unidos desde o início das medições de vendagens feitas pela atual SoundScan em 1991. Em 2005 a cantora lançou uma versão acústica do álbum.
É importante que se lembre que o álbum foi lançado numa era pré-internet. Não havia Facebook, Twitter, Instagram ou Youtube. Um disco fazia sucesso pelas rádios e pela MTV, a verdadeira, que trazia clipes. Foi nessa época que Alanis atingiu o status de um dos maiores nomes do rock moderno, sem ajuda de retweets, polêmicas online ou grupos de fãs se movimentando para dar “likes” em vídeos.
Depois dele a carreira de Alanis decolou internacionalmente e a cantora vem desde então passando por altos e baixos com seus discos, nunca mais atingindo o mesmo sucesso, embora continue fazendo ótimas canções como ‘Thank U’, ‘Precious Illusions’ ou ‘Straitjacket’. Seu ‘Unplugged MTV’ lançado em 1999 também fez muito sucesso. O mais recente álbum de Alanis é ‘Havoc and Bright Lights’, lançado em 2012.
https://www.youtube.com/watch?v=LQ8D5Ihe4hg
Aproveita e ouve a playlist especial de Greatest Hits da cantora que fizemos lá no Spotify 😉

Deixe um comentário